Siga a lista de 15 cuidados ao usar preservativo e veja o passo a passo da colocação

Para não restar dúvida sobre qual a forma correta de utilizar a camisinha masculina, Albertina Duarte Takiuti, ginecologista e coordenadora do Programa de Saúde Integral do Adolescente da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, preparou uma lista com os erros mais comuns e os principais cuidados quando o assunto é preservativo.

A camisinha deve ser colocada pouco antes do contato entre o pênis e a vagina
Getty Images
A camisinha deve ser colocada pouco antes do contato entre o pênis e a vagina


1. Pode até ser sexy abrir a embalagem com a boca, mas não é nada recomendável. Isso porque a camisinha tende a rasgar. Melhor utilizar as mãos.

2. Guarde a sua camisinha bem longe do sol e do calor. Muito tempo na bolsa ou carteira, nem pensar!

3. Observe sempre a data de validade. Quanto mais velho, mais desgastado estará o látex e maiores os riscos de ruptura.

4. Prefira sempre os preservativos lubrificados.

5. A camisinha deve ser colocada pouco antes do contato entre o pênis e a vagina. Não ponha a camisinha muito tempo antes, pois diminui a lubrificação e aumenta o risco de rompimento

6. O “bico” da camisinha serve de depósito para o esperma, e ele não deve ficar esticado. Aperte delicadamente para retirar todo o ar antes de desenrolar a camisinha no pênis.

7. Coloque o preservativo assim que o pênis ficar ereto e retire logo após a ejaculação, isso evita vazamentos e transmissão de doenças

8. Cuidado para não colocar a camisinha pelo avesso. Um pouco de atenção resolve o problema, pois ela já vem preparada para ser desenrolada da forma correta.

9. Caso coloque a camisinha do lado errado, jogue-a fora e coloque uma nova

10. Nunca passe óleo, vaselina, cremes ou outra substânica que não seja água ou à base de água no preservativo. A maioria vem lubrificada e não necessita de mais lubrificação. Se for o caso, use lubrificantes à base de água

11. Usar duas camisinhas ao mesmo tempo é muito arriscado. O atrito provoca rasgos e furos no preservativo. Uma é suficiente.

12. Não fique horas fazendo sexo com a mesma camisinha, porque a vagina pode ressecar e por conta do atrito o preservativo pode se romper. Troque o preservativo.

13. Nunca reutilize a camisinha.

14. É raro, mas alguns homens conseguem ejacular e continuar a relação sexual sem pausas. Se houve ejaculação e vocês desejam continuar, sempre troque a camisinha. Lave o pênis e as mãos antes de colocar a camisinha nova.

15. Não ache que a camisinha diminui o prazer. Ela pode mecanicamente aumentar o prazer se for adequadamente usada, diminuindo o atrito, portanto prolongando o tempo da penetração. O homem leva mais tempo para ejacular, o que aumenta o prazer para a mulher e para o homem.

Veja o passo a passo de como colocar a camisinha sem erro:

Clique aqui para assinar a newsletter do Delas

Siga o @delas no Twitter e curta a página do Delas no Facebook

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.