Os segredos dos sonhos eróticos

Por Ricardo Donisete - iG São Paulo

Texto

Fantasias, vontade de fazer algo diferente, insatisfações e tabus, os sonhos eróticos revelam muito sobre os nossos desejos

Num cenário exótico, totalmente seduzida por aquele homem sexy e misterioso, você se entrega sem medo e o sexo pega fogo. Mas de repente, a imagem fica mais nítida e o rosto dele ganha contornos até se transformar na figura do seu chefe. O susto é grande e o alívio só chega quando você acorda e se dá conta de que tudo não passou de um sonho.

Thinkstock Photos
Sonhos eróticos revelam muito sobre o que desejamos quando estamos acordados

Quando isso acontece, é difícil não ficar pensando o dia inteiro no significado desse sonho. “Será um recado do inconsciente para mim?”, você se pergunta.

Tudo fica ainda mais estranho se para você aquele homem nunca foi visto como objeto de desejo.

Antes de ficar se atormentado com isso e pensar em pedir demissão, é preciso entender que nenhum sonho tem caráter premonitório, muito menos deve ser entendido literalmente.

“O significado de um sonho só pode ser compreendido se você analisá-lo dentro da história e do momento de vida de cada um”, explica Fátima Protti, terapeuta sexual e colunista do Delas.

“No exemplo citado, o sonho pode expressar apenas o desejo de viver um romance, uma fantasia sexual, uma sedução, não necessariamente com aquela pessoa”, acrescenta Fátima.

A psicanalista Cecilia Orsini, membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, explica que apesar do pai da psicanalise Sigmund Freud ter desenvolvido um sistema efetivo de interpretação, esse método não pode ser utilizado de maneira generalista. “A chave para entender o sonho é o próprio sonhador. Duas pessoas podem ter sonhos iguais com significados bem diferentes”, pondera Cecilia.

Leia também: Mulheres sonham em fazer sexo na Torre Eiffel, homens na Casa Branca

Um sonho erótico pode ter uma longa lista de significados, de acordo com Fátima. “Eles podem falar de desejos, fantasias não concretizadas, experiências vividas, insatisfações, dificuldades sexuais, tabus, preconceitos”, exemplifica a terapeuta sexual. “Às vezes são memórias de um filme a que assistimos, um conto que lemos com potencial erótico, reflexos do cotidiano”, continua a especialista.

Mesmo tendo um significado particular para cada pessoa, o sonho envia sempre algum tipo de recado do nosso inconsciente para nós, segundo Cecilia. “Nós temos uma espécie de freio quando estamos acordados, uma censura das questões que reprimimos”, interpreta a psicanalista, que acrescenta: “Quando estamos dormindo, é como se essa censura também cochilasse por um tempo, liberando essas repressões”.

Num processo terapêutico, Cecilia ajuda seus pacientes a entender o significado dos sonhos por meio de associação de ideias. “Cada detalhe é importante. O paciente vai relacionar cada elemento do sonho ao seu cotidiano, ao seu histórico de vida. A associação vai abrindo janelas de entendimento”, conta a psicanalista.

Veja ainda:Homens e mulheres têm fantasias sexuais diferentes

Muitas pessoas têm sonhos eróticos que se repetem mais de uma vez ou se tornam recorrentes. Nestes casos, Fátima considera que essa repetição pode significar que existe no sonho algum conteúdo importante que precisa ser reconhecido e que merece ser analisado pela via da consciência. “Para serem significativos, no entanto, os sonhos têm que gerar sentimentos, como culpa, vergonha e prazer. Ou provocar sensações de desconforto, ansiedade e perturbação”, analisa a terapeuta sexual.

Recorrentes ou não, os sonhos muitas vezes são tão realistas que podem ter consequências bem práticas, como provocar um orgasmo. “E o prazer pode ser bem intenso nessa hora. É muito comum nestes casos que a pessoa não se recorde integralmente do que sonhou ou até não lembre nada”, revela Fátima.

Sem pesadelos

A professora da psicologia da Universidade de Marylhursth (EUA), Gillian Holloway, diz que não devemos nos assustar com um sonho, mesmo que ele seja muito surpreendente e revele lados nossos que nunca imaginamos. “Muitas vezes você só percebe o que quer quando visualiza a situação”, aponta Gillian, autora do livro “Erotic Dreams - The Secret to Understanding Women's Hidden Passions” (Sonhos Eróticos – O Segredo para Entender os Desejos Secretos das Mulheres), ainda não lançado no Brasil.

Saiba mais: Sete erros mais comuns na realização de fantasias sexuais

Gillian lembra ainda que temos muito mais facetas do que imaginamos. “Algumas vezes, encontramos situações, pessoas ou mesmo sonhos que nos alertam que podemos mais”.

Por outro lado, ela acredita também que não devemos ficar analisando cada detalhe do sonho de maneira obsessiva. “Relaxe e confie no sua intuição para saber o que é importante para você”, propõe Gillian.

Agora veja algumas dicas de Gillian sobre os sonhos eróticos: 

- Ter um sonho erótico com alguém não significa apenas desejo por ele. Pode ser apenas uma indicação de que vocês têm uma boa relação;

- Não se preocupe se você não consegue identificar o rosto do parceiro no sonho. Foque apenas nas sensações que você sentiu;

- Ter um sonho erótico com um ex-parceiro não significa que você quer voltar para ele. Pode ser só a manifestação da sua necessidade de encontrar um novo amor;

- Sonhar que está fazendo sexo com outra mulher não revela que você virou lésbica. Pode ser apenas você se colocando no lugar de um homem.

Mais de Amor e Sexo:
Para todos os gostos: 69 posições sexuais
As posições sexuais que os homens mais gostam
Consulte o Termômetro Erótico: Frio, morno, quente ou fervendo?
Relações extraconjugais: “Variar é bom, todo mundo gosta”, diz Regina Navarro

CADASTRE-SE PARA RECEBER A NEWSLETTER DO DELAS, CURTA A PÁGINA DO DELAS NO FACEBOOK  SIGA O @DELAS NO TWITTER e consulte o horóscopo diário do Delas, por Monica Horta
Leia tudo sobre: sonhos eróticosfantasias sexuaissexo
Texto

notícias relacionadas