Women's Health

Então, seu período pode não ser lá tão legal. Você tem TPM, cólicas agonizantes e dores no corpo, inchaço, desejos e, é claro, sangramento. Pode ficar pior? Bem, sim. Você também pode ter que lidar com uma dor de cabeça na menstruação .

Leia também: 3 vezes que os homens mostraram não saber nada sobre menstruação

Enquanto a pílula anticoncepcional ameniza os sintomas da TPM, a pílula do dia seguinte pode intensificá-los
shutterstock
Enquanto a pílula anticoncepcional ameniza os sintomas da TPM, a pílula do dia seguinte pode intensificá-los

“De fato, muitas mulheres sofrem com o diagnóstico de ‘enxaquecas pré-menstruais ‘”, diz Mary Jane Minkin, professora de Ginecologia e Obstetrícia, obstetra e ginecologia da Yale School of Medicine (EUA).

“É muito difícil dizer se uma enxaqueca está relacionada hormonalmente ou não apenas com os sintomas, mas é o momento que é a pista usual”, explica ela. “Muitas mulheres têm essas dores no dia anterior e no primeiro dia de sua menstruação.”

Alguma boa notícia? No segundo ou terceiro dia da menstruação, esse problema periódico costuma desaparecer, segundo Minkin. Mas até lá, pode ajudar saber se é uma dor de cabeça relacionada à menstruação e como aliviar seu desconforto.

Aqui, tudo o que você precisa saber sobre dores de cabeça pré-menstruais de alguns profissionais do período.

Leia também: Será que é seguro? Tire suas dúvidas sobre suspender a menstruação

Por que algumas mulheres ficam com dores de cabeça menstruais?

“Culpa do estrogênio”, diz Sheeva Talebian, endocrinologista reprodutivo certificada pelo Conselho do CCRM em Nova York e membro do conselho consultivo da Saúde da Mulher, nos Estados Unidos. “A maioria das dores de cabeça relacionadas à menstruação é devida à rápida queda do estrogênio logo antes do início do período menstrual”, diz ela.

Você viu?

Uma mini aula de menstruação: quando você ovula, seus picos de estrogênio e seu ovário fazem progesterona. Por um tempo, seus hormônios femininos ficam acordados. “Mas se você não está bombeando hormônios da gravidez uma semana depois, seu organismo interrompe a produção de estrogênio e progesterona, desencadeando sua menstruação”, explica o Dr. Talebian.

Essa queda repentina de estrogênio altera os produtos químicos em seu cérebro que afetam a forma como você sente dor e aumenta a sua sensibilidade, segundo o U.S. Department of Health & Human Services’ Office on Women’s Health (OWH). Acrescente a isso vasos sanguíneos restritos, o que acontece com algumas mulheres quando têm pouco estrogênio, e voilà: a temida dor de cabeça aparece.

Outros fatores potenciais que podem jogar em dores de cabeça do período? “Desidratação, perda de sangue (especialmente se você estiver anêmica) e falta de sono”, observa Talebian.

Já é propensa a enxaquecas? Então, há 60% de chance de você sofrer de enxaqueca menstrual também, de acordo com a National Headache Foundation (EUA).

É uma dor de cabeça típica ou não?

Ela pode ser um pouco diferente de uma dor de cabeça ou enxaqueca normal. As dores menstruais podem variar de leves a intensas, segundo Talebian, e tendem a começar de um lado da cabeça antes de se espalhar (os médicos não sabem por que isso acontece, ela diz).

Sintomas clássicos de enxaqueca também podem ocorrer. Por exemplo, você pode se sentir super sensível à luz e com dores no estômago.

Ok, mas como me livrar da minha?

O primeiro passo é a prevenção. Mantenha-se hidratada, descanse um pouco e certifique-se de ter bastante horas de sono. “Se você sabe que a dor de cabeça tende a vir com a menstruação, tente começar a tomar analgésicos como aspirina, ibuprofeno ou naproxeno alguns dias antes”, Talebian sugere. Esses remédios vão ajudar a combater a inflamação. Tome-os conforme necessário, com alimentos (para evitar transtornos no estômago e desenvolvimento de úlceras) e siga a dosagem recomendada na parte de trás da caixa.

Leia também: Homem compara dor da cólica menstrual com a de um joelho ralado e vira piada

Se você toma pílula, pode evitar as dor de cabeça na menstruação simplesmente tomando pílulas durante o período menstrual. Mas sempre consulte seu médico antes de fazer qualquer alteração no seu regime de medicação.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!