Se você tem uma vida sexual ativa, provavelmente já sofreu o drama da menstruação atrasada. Para muitas mulheres, o atraso menstrual é sinal de pânico e indicativo de gravidez. Mas calma! Antes de se desesperar é preciso investigar o que está acontecendo com seu corpo. Afinal, o que muita gente não sabe é que nem sempre esse atraso indica uma gestação.
Leia também: 4 jeitos de monitorar sua menstruação e saber mais sobre o ciclo menstrual
De acordo com os especialistas, a principal causa da menstruação atrasada é, sim, a gravidez. Porém, desde alimentação até questões hormonais, há uma série de fatores que podem influenciar o ciclo menstrual, sejam eles externos ou não ao corpo da mulher.
Bárbara Murayama, ginecologista e coordenadora da Clínica da Mulher do Hospital 9 de Julho, de São Paulo, orienta que as mulheres conheçam o próprio ciclo e anotem as datas das menstruações. Assim, se há regularidade no ciclo, é mais fácil identificar um atraso menstrual. Caso perceba qualquer alteração, é fundamental buscar ajuda ginecológica.
Leia também: Como saber se estou grávida? Delas responde
Causas da menstruação atrasada
Segundo a ginecologista, essas são possíveis causas, fora uma gestação, para a alteração no ciclo menstrual . Confira:
- Menarca
Nos primeiros anos após a primeira menstruação , conhecida como menarca, o sistema reprodutor ainda está em fase de amadurecimento, o que pode causar atraso menstrual.
- Menopausa
Se você está na faixa dos 45 e 55 anos de idade e a sua menstruação tem atrasado, pode ser um sinal de que a menopausa se aproxima. A menopausa é a data que marca a última menstruação e indica o final da idade fértil da mulher.
Você viu?
- Baixo ou excesso de peso
A ginecologista também explica que a alimentação pode ser uma das causas do atraso menstrual. Segundo Bárbara, tanto a obesidade quanto o baixo peso podem provocar alterações no ciclo menstrual.
- Estresse
De acordo com Bárbara, fatores psicológicos podem atrasar a menstruação. “Sabe-se que o estresse tem um grau de impacto no ciclo hormonal, podendo prejudicar a ovulação e, consequentemente, causar alterações menstruais”, fala.
- Medicamentos
Alguns medicamentos, principalmente os hormonais, podem ser a causa do atraso da sua menstruação. Além disso, Bárbara explica que há uma lista de medicamentos que podem alterar o hormônio do leite, a prolactina, e, consequentemente, alterar a menstruação.
- Tireoide
A menstruação atrasada também pode ser causada por problemas hormonais ligados à glândula tireoide.
- Síndrome do ovário policístico
A síndrome do ovário policístico é um distúrbio hormonal que pode desregular o ciclo menstrual, causando atrasos ou até a ausência completa de menstruação.
Leia também: Primeira consulta ao ginecologista: como funciona? O que perguntar?
Menstruação atrasada, o que fazer?
Se já se passaram alguns meses de atraso e nenhuma das causas anteriores justifica a menstruação que não vem, é hora de procurar ajuda médica. Ir ao ginecologista é fundamental para que a causa do problema seja identificada e que possíveis tratamentos sejam prescritos. É bem provável que o profissional peça exames para conseguir detectar o que está causando o atraso. Não hesite em procurar ajuda, adiar a questão pode causar complicações para a sua saúde.
Além disso, é indicado sempre ter uma alimentação saudável, rica em vitaminas e minerais, e manter uma rotina equilibrada no dia a dia. Também tente não fazer exercícios físicos tão intensos em caso de menstruação atrasada , mantenha a calma e evite situações de estresse. Esses são fatores que ajudam a regular a menstruação.