Alto Astral


Filtro solar até mesmo casa? Saiba como proteger sua pele corretamente
Reprodução: Alto Astral
Filtro solar até mesmo casa? Saiba como proteger sua pele corretamente

Usar filtro solar é uma etapa extremamente necessária para quem procura uma pele bonita e saudável . Sem a prevenção, os raios solares entram diretamente em contato com a pele, podendo provocar diversas reações a longo prazo, como câncer de pele, manchas, rugas, sardas, pintas, tumores benignos (não cancerosos) ou malignos.

Dra. Bárbara Carneiro, dermatologista e membro da Associação Brasileira de Medicina Estética (ABME), explica qual é o protetor solar ideal, já que a exposição da radiação ultravioleta (UV) possui efeito cumulativo e os raios solares penetram profundamente na pele.


“O fotoprotetor ideal deve ter uma boa absorção dos raios UVA e UVB, não ser irritante, ter certa resistência à água e não manchar a roupa”, afirma a médica, que ressalta a importância de checar o FPS e qual a proteção em relação aos raios UVA (PPD).

Independente da estação do ano, o produto é extremamente necessário, até mesmo dentro de casa. “As luzes artificiais (lâmpadas e computadores) emitem radiações que podem causar manchas, envelhecimento precoce e até câncer de pele”, conta Bárbara.

Você viu?

Reprodução: Shutterstock

Não importa a idade, desde a infância é recomendado o uso. A partir dos seis meses já pode começar a utilizar um protetor indicado para uma pele mais sensível. “O produto deverá ser recomendado pela pediatra ou dermatologista. É preciso que crianças e jovens criem o hábito de usar o protetor solar diariamente”, explica a médica.

No mercado, atualmente, as opções são amplas, então, é possível fazer uma escolha adequada para cada tipo de pele. “Recomendo protetores acima de 70 FPS para face. Dica: aplicar o produto 30 minutos antes da exposição solar, para que a pele o absorva”, finaliza.

Texto: Beatryz Gaia / Colaborador: Dra. Bárbara Carneiro

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários