Tamanho do texto

Segundo especialista, as pessoas utilizam uma quantidade menor de filtro solar do que o indicado para manter a pele sempre saudável e protegida

Além de ser bastante comum cometer alguns erros na hora de  passar maquiagem , também é normal ter dificuldades ao tentar criar uma rotina de cuidados . Proteger a pele do sol, por exemplo, é um dos passos mais importantes, mas que muita gente acha que se resume apenas a aplicar qualquer tipo de filtro solar todos os dias. Porém, parece que não é bem assim.

De acordo com pesquisa, as pessoas estão falhando na tentativa de proteger a pele do Sol por causa dos produtos que usam
shutterstock
De acordo com pesquisa, as pessoas estão falhando na tentativa de proteger a pele do Sol por causa dos produtos que usam


De acordo com uma pesquisa recente da Universidade de Campinas (UNICAMP), realizada pelo pesquisador e farmacêutico Lucas Portilho, existem alguns tipos de produtos e nem todo filtro solar é tão eficaz quanto deveria. Assim, mesmo com a variedade de produtos que existem hoje em dia e seguindo a rotina à risca, nem sempre é possível  proteger a pele do sol .  

Para o estudo, o pesquisador avaliou a proteção de seis diferentes tipos de filtros solares para o rosto, sendo eles: pó compacto, fluido, bastão, mousse, loção e pancake. Além disso, foram entrevistadas mais de 100 mulheres. 

Segundo o pesquisador, o primeiro fator avaliado foi a quantidade real de filtro usada pelas consumidoras. Depois, foi identificado que a proteção está diretamente relacionada com o tipo de produto. “Com exceção da loção facial, todos os produtos apresentaram menos de 50% da proteção original e pó compacto chegou apresentar até 90% a menos de proteção."

Por que a proteção dos filtro solar em pó é menor?

Especialista explica que as pessoas usam uma quantidade menor de filtro do que a indicada para proteger a pele do Sol
shutterstock
Especialista explica que as pessoas usam uma quantidade menor de filtro do que a indicada para proteger a pele do Sol

Lucas explica que, antes de lançar qualquer protetor solar, as empresas testam o nível de proteção  UVB e UVA , que são obrigatórios. Durante esses testes, porém, as quantidades de produto utilizadas para medir esse fator de proteção estão bem longe da quantidade real aplicada no dia a dia pelos consumidores. “Como as empresas não informam a quantidade correta para aplicação, o resultado é uma falsa sensação de proteção”, afirma o especialista.

Aí está o primeiro grande erro quando o assunto é protetor solar . De acordo com a pesquisa, as pessoas usam cerca de 0,15mg/cm² de um pó compacto com proteção solar, quando a recomendação de fotoproteção é de 2mg/cm².

“A proteção solar depende diretamente do tipo de fotoprotetor utilizado, mas alguns produtos com FPS 30 mostram que, na realidade, o fator de proteção solar quando aplicado é igual à FPS 2", diz Lucas.

“Ao aplicar de forma errada um protetor, o consumidor acredita que pode se expor ao sol, mas, o que ele não sabe, é que grande parte da radiação está passando e que o DNA da pele pode estar em risco, podendo levar ao desenvolvimento de câncer de pele", comenta. 

Outro erro é usar a versão em pó como a única proteção para a pele. “O pó compacto e pancake podem ser usados apenas em conjunto a outros protetores, pois utilizados de forma isolada não protegem a pele. O protetor na forma de bastão, mousse e fluido somente se for com FPS acima de 50”, indica o especialista.

Mas, afinal, qual o jeito certo de proteger a pele do sol?

Para proteger a pele do Sol com eficácia, aplique um filtro solar cremoso antes de passar outros cosméticos e maquiagem
shutterstock
Para proteger a pele do Sol com eficácia, aplique um filtro solar cremoso antes de passar outros cosméticos e maquiagem

Segundo ele, o protetor deve ser algo usado diariamente, após limpeza, tonificação e hidratação da pele. “Reaplique a cada duas horas em caso de exposição direta ao sol, e a cada quatro horas em exposição indireta”, recomenda.

Para garantir uma maior proteção, Lucas explica que o mais indicado é procurar um  filtro solar cremoso, ou seja, em forma de loção, creme ou gel. “Aplique o protetor e, assim que secar, pode passar o pó compacto ou pancake sobre a pele. É importante que esse filtro cubra o rosto inteiro, garantindo uma proteção eficiente, por isso, o ideal é usar uma quantidade que equivale a uma colher de café cheia." 

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.