Quantas horas por dia a luz do computador ou do celular fica de frente para seu rosto? Pois fique sabendo que essa luz azul , emitida por esses dispositivos eletrônicos, pode prejudicar (e muito) sua pele . Entre os malefícios está o aparecimendo precoce de sinais de envelhecimento, como manchas e rugas, além do maior risco de câncer e inflamações. 

Leia também: Dicas de cuidados e de maquiagem para mulheres acima dos 40 anos de idade

A luz do computador e do celular é responsável pelo envelhecimento precoce da pele, além de ser a causa de manchas
shutterstock
A luz do computador e do celular é responsável pelo envelhecimento precoce da pele, além de ser a causa de manchas

De acordo com a dermatologista Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, a luz do computador ou celular, chamada de "luz azul", causa manchas no rosto e envelhece a pele porque estimula os níveis de produção de melanina e a pigmentação. Mesmo assim, ela não é a única que pode ser prejudicial para seu bem-estar e sua beleza. 

A luz visível  ou luz branca, por exemplo, está presente na rotina do dia-a-dia e é um pouco menos intensa do que a luz azul, mas também atua no estímulo da melanogênese, podendo causar em manchas, e alterando o DNA de diversas células.

Entretanto, a especialista recomenda conhecer melhor os outros tipos de radiações e saber seus malefícios; confira abaixo:

  • UVA : Os efeitos da radiação ultravioleta tipo A são potencializados pela exposição solar e afetam o DNA das células produtoras de melanina, causando uma desestruturação das fibras do colágeno. Apesar da uso do protetor ser importante, esse tipo de radiação não é bloqueado totalmente com o produto, afetando a pele o ano todo, independente da estação. É o principal responsável pelo envelhecimento precoce e traz diversos prejuízos, desde lesões mais simples até, em casos mais graves, câncer de pele;
  • UVB : A radiação ultravioleta B deixa a pele vermelha e queimada, danificando a epiderme e é mais abundante entre 10h da manhã e 4h da tarde. Seu grau de proteção é medido pelo FPS (fator de proteção solar), mas assim como o UVA é uma radiação que pode furar o bloqueio dos filtros químicos;
  • IV (infravermelho) ou IR (infrared) : É uma radiação que pode ser sentida através do calor ou mormaço e provoca um dano na elasticidade, que causa flacidez e rugas, além de aumentar o risco de câncer de pele.

Como se proteger da luz do computador e do celular? 

Para se proteger da luz do computador ou do celular, o ideal é andar sempre com o protetor solar FPS 30 na bolsa
shutterstock
Para se proteger da luz do computador ou do celular, o ideal é andar sempre com o protetor solar FPS 30 na bolsa

Thiago Cunha, dermatologista da Clínica Volpe, diz que a principal dica é reduzir o tempo que você passa na frente desses dispositivos. "Estudos mostram que chegamos a ficar expostos à luz azul sete horas por dia. Apesar de não haver ainda um limite de segurança, pesquisas sugerem que após quatro horas de exposição os danos já acontecem."

Entretanto, se está difícil evitar passar tanto tempo na frente da luz do computador, o especialista recomenda partir para o uso de ativos antioxidantes e protetores solares que servem para bloquear os danos causados pela iluminação. Além disso, também existem produtos específicos para proteger da ação dos dispositivos eletrônicos que emitem radiação azul.

"É necessário usar produtos que formem uma verdadeira proteção 360º", complementa Claudia. Segundo ela, esses antioxidantes podem neutralizar os radicais livres e impedir a glicação do colágeno, diminuindo o processo inflamatório, já os bloqueadores de luz solar ajudam a evitar flacidez e rugas, sinais comuns de envelhecimento. 

"É possível acrescentar ingredientes específicos em séruns ou cremes anti-idade para ajudar nessa proteção e esses produtos podem ser acrescentados a qualquer  rotina de beleza  . Esses itens podem ser utilizados em duas situações: de manhã, após limpeza e tonificação e antes do protetor solar; e à noite, após limpeza e tonificação, em um sérum anti-idade.

"Alguns desses ativos também podem ser manipulados no protetor solar, que deve ter FPS de no mínimo 30, protegendo contra os diversos tipos de radiação." É importante prestar atenção à quantidade de fator de proteção solar porque esse número representa a quantidade de vezes que sua pele fica protegida dos efeitos do sol. 

Lembrando que antes mesmo de perceber problemas causados pela luz do computador ou do celular é recomendado buscar por especialistas. Assim, você pode marcar uma consulta se já fica na frente desses dispositivos eletrônicos por muito tempo no dia a dia, para que eles recomendem produtos que possam evitar o envelhecimento precoce e demais possibilidades. E se, por um acaso, esses sinais já apareceram, é ainda mais importante procurar um médico. 

Outros problemas causados por ficar demais olhando para as telas 

Além do envelhecimento da pele, ficar muito olhando para a luz do computador ou do celular pode causar outros problemas
shutterstock
Além do envelhecimento da pele, ficar muito olhando para a luz do computador ou do celular pode causar outros problemas

A especialista explica que a luz do computador e do celular pode fazer mais do que piorar doenças de pele e fazer surgir manchas escuras na área do rosto. Aquelas linhas que começam a aparecer no pescoço com o passar dos anos foi até mesmo apelidada de "tech neck", ou "pescoço tecnológico" traduzido para o português, por causa dos movimentos repetitivos de olhar para baixo na hora de checar os dispositivos eletrônicos. 

De acordo com um estudo da Universidade de Chung-Ang, na Coreia do Sul, sobre nova técnica para combater rugas no pescoço, mulheres a partir dos 29 anos já apresentam vincos nessa região, enquanto o natural seria depois dos 40. “A pele do pescoço é muito fina e pouco hidratada. A inclinação frequente da cabeça para baixo a fim de olhar o celular, tablet ou outro dispositivo, provoca sinais de envelhecimento mais rápidos”, explica a Claudia. 

Outros problemas listados pela especialista é o aparecimento de acne e alergias ao ficar muito tempo olhando para a luz do computador ou ao usar o celular com muita frequência. "Pelo fato do celular concentrar alto número de bactérias, acaba ajudando na formação de espinhas e acne, principalmente no contato direto com o aparelho." Já a alergia pode ocorrer por causa de componentes, como cromo e o níquel, na montagem desses equipamentos. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!