Os óleos essenciais são extratos altamente concentrados e puros, feitos a partir de compostos naturais como, raízes, folhas, flores, sementes, troncos, resinas, cascas de algumas frutas e árvores.
Segundo a aromaterapeuta Gabriela Eloy, eles devem ser manipulados com cuidado. “Precisam ser utilizados sempre diluídos (de preferência entre 0,5% até no máximo 2% em uso caseiro — sem acompanhamento terapêutico). Jamais utilizar puro sobre a pele, nem na palma das mãos […] mesmo alguns considerados seguros podem causar reações em algumas pessoas com esta predisposição“, afirma a profissional.
Sua aplicação tópica deve ser feita por meio da diluição em bases neutras como cremes ou óleos vegetais. Também podem ser utilizados em difusores pessoais (1-2 gotas) ou de ambiente (3-5 gotas).
Como uma alternativa, Gabriela indica o uso de fitas olfativas, papel de aquarela ou um chumaço de algodão, que absorvem o óleo e devem ser aproximados do nariz para inalação durante alguns minutos e descartados.
Além disso, a aromaterapeuta também adverte para que, caso a pesso sinta algum desconforto emocional, interrompa o uso e procure auxílio de um especialista.
Opções de essências
Você viu?
Bergamota LFC
Um óleo multifuncional, que trabalha a sensação de bem-estar, acolhimento e otimismo, reduz a ansiedade , a tensão muscular e ajuda a desenvolver autoconfiança.
Lavanda
Possui excelente ação calmante, atua na redução da ansiedade, esgotamento mental e físico. Também auxilia em distúrbios do sono , traz uma sensação de serenidade e clareza.
Camomila
Poderoso ansiolítico e calmante, elimina a inquietação e tem ação revitalizadora. Trabalha a intolerância, demonstra combater o mau humor e frustrações.
Ylang Ylang
Ajuda a aliviar estados de ansiedade e traz uma sensação de relaxamento. Ameniza o medo, o sentimento de culpa e auxilia na construção da autoestima e sensualidade .
Vetiver
Conhecido como óleo da tranquilidade, possui ação ansiolítica e sedativa. Promove sensação de segurança, pertencimento e vitalidade, ajuda a reduzir a fadiga mental e instabilidade emocional.
Consultoria: Gabriela Eloy, aromaterapeuta. / Texto: Daniela Orlandi