Que tal aproveitar os benefícios dos óleos essenciais para os cuidados com a sua pele? Além de servirem como um  método de limpeza facial , os óleos também possuem ativos que estimulam a regeneração das células, combatem bactérias, acalmam e até aliviam dores, além de que é uma alternativa de tratamento natural para fugir de técnicas agressivas. 

Os óleos essenciais tem diversos benefícios e são um método que te ajuda a fazer uma limpeza de pele mais profunda
shutterstock
Os óleos essenciais tem diversos benefícios e são um método que te ajuda a fazer uma limpeza de pele mais profunda

Pensando nisso, o Delas conversou com Karla Muller, esteticista do Salão L’Officiel III, para dar algumas dicas para usar uma mistura de  óleos essenciais de acordo com o seu tipo de pele. Segundo a profissional, esse tipo de tratamento serve como um detox, realizando uma oxigenação que favorece a drenagem de toxinas e elimina radicais livres.

"O tratamento deixa a pele limpa, hidratada e desintoxicada, totalmente livre das toxinas que ficam acumuladas. Além disso, os procedimento que usam plantas e não são invasivos não usam compostos tóxicos para nossa pele", conta. 

Com inspirações no tratamento Beauté Aromatique, Karla dá algumas dicas para você saber quais são as  misturas de óleos indicados para a sua pele e seus ativos: 

  • Pele desidratadas: lavanda (calmante), camomila (anti-inflamatório) e sálvia (reparador); 
  • Pele mista/oleosa: tomilho (antisséptico e equilibra a proliferação microbiana), laranja (cicatrizante e antisséptica) e menta (purifica e refresca);
  • Para peles sensíveis: laranja, lavanda e camomila;
  • Para peles secas: camélia (nutre e reestrutura), tangerina (calmante), pepino e framboesa (nutre e acalma);
  • Peles maduras: menta arvensis (estimulante e refrescante), tomilho (antioxidante e degenerante) e canela (antisséptico e tonificante).

Além desses óleos específicos, todas as aplicações também incluem óleo de amêndoa doce, que hidrata e suaviza a pele. Karla explica que essas misturas atendem às necessidades do tipo de pele  , a partir de suas propriedades específicas.

Você viu?

Como fazer um tratamento com mix de óleos essenciais?

Segundo especialista, escolher os óleos essenciais de acordo com o seu tipo de pele potencializa os efeitos do tratamento
shutterstock
Segundo especialista, escolher os óleos essenciais de acordo com o seu tipo de pele potencializa os efeitos do tratamento

Depois de determinar qual mix de óleos combina mais com você, o passo a passo é simples: faça uma limpeza de pele profunda alguns dias antes da aplicação dos óleos e, depois, quando a pele estiver limpa e descansada, aposte em uma esfoliação.

Só depois desses cuidados, é indicado a aplicação dos óleos, que devem permanecer sobre a pele durante 10-15 minutos, enquanto você massageia o rosto para que a mistura seja melhor absorvida. A dica é lavar o rosto apenas no dia seguinte, mas não se preocupe: a profissional afirma que a pele não fica com aspecto oleoso. 

"Os óleos não são retirados, e recomenda-se não lavar a pele no mesmo dia, pois eles agem nas células, são absorvidos e tem seu ponto máximo de ação após 36 horas, recuperando o viço natural da pele, tonicidade e maciez", diz. 

A ideia é criar uma rotina de beleza que aposte nesse tratamento detox pelo menos uma vez por semana durante um mês. Durante esse tempo é importante observar a ação dos óleos sobre a pele e, dependendo disso, diminuir para uma vez a cada 15 dias ou uma vez por mês. 

"Por serem naturais, os óleos essenciais podem ser usados sem restrições, para todos os tipos de pele, mas uma consulta com uma dermatologista ou esteticista capacitada pode ajudar. Elas te passarão indicações de quais óleos essenciais serão mais eficazes para a necessidade atual de sua pele e ajudarão a incluir esse tratamento na sua rotina", finaliza a profissional. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!