Alto Astral

Qual sofá vai ficar melhor na sua sala? Veja dicas e descubra
shutterstock
Qual sofá vai ficar melhor na sua sala? Veja dicas e descubra

Escolher o sofá correto é uma tarefa mais desafiadora do que parece. Ele é um dos itens essenciais mais usados na decoração da casa. Esse móvel é quem dita a harmonia do cômodo e te acompanha nos momentos de descanso. Por isso, a decisão equivocada pode comprometer seu conforto.

A boa notícia é que você não precisa optar entre beleza e comodidade. Existem diversos modelos que podem ter a sua cara e refletir o seu estilo de vida. A arquiteta e designer de interiores Lilian Fajardo listou as principais dicas para não errar na escolha do estofado . Selecione o tipo perfeito para o seu cantinho!

Dicas para escolher o sofá adequado

Cores

O sofá precisa “encaixar” com as cores do restante da sala . Preste atenção se as paredes e outros itens de decoração possuem cores fortes. Se sim, o melhor é optar por um modelo mais neutro. Caso contrário, sofás em tons mais fortes e até estampados dão um destaque especial.

“Se o sofá tiver estampa, é melhor que o tapete seja liso, numa cor neutra. Porém, é mais indicado que as cores e desenhos estejam nos detalhes, como almofadas ou adornos”, aconselha a arquiteta.

Tamanho

Antes de escolher qualquer peça, transfira as medidas do sofá para sua sala real. Não se esqueça de considerar a passagem de pessoas e os outros itens de decoração, como a mesa de centro. De acordo com Lilian, o espaço ideal para a circulação deve ser entre 60 e 70 centímetros.

Material

Para quem busca um tecido confortável para se jogar e assistir um filme , dê preferência ao linho, camurça ou suede. Mas fique alerta quanto à manutenção desses materiais, para deixá-los sempre conservados. “Se houver crianças e animais de estimação na casa, é melhor que o sofá tenha um revestimento de fácil conservação, como o couro”, diz a profissional.

Qualidade e resistência

Almofadas e assentos devem ser mais resistentes e preenchidos por uma espuma mais espessa. Pressione com a palma da mão e veja se voltam ao formato original. Além disso, observe a estrutura e as molas. Se possível, a recomendação é experimentar o sofá para ver se o item é realmente confortável. Se sim, essa será uma boa compra.

Gostou? Agora é só você ir em busca do modelo certo para seu cômodo, escolher o sofá e relaxar!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!