Já pensou em proteger o tecido ou até mesmo disfarçar as imperfeições do sofá , como furos e manchas? Uma das alternativas é investir em uma capa para sofá. Além dessas vantagens, a peça é uma opção que ajuda a economizar na hora de renovar o estofado quando já tiver enjoado do revestimento original.

A capa para sofá é versátil e serve para esconder manchas e furos, além de ajudar a economizar ao renovar o estofado
Divulgação/MadeiraMadeira
A capa para sofá é versátil e serve para esconder manchas e furos, além de ajudar a economizar ao renovar o estofado

Para escolher a capa para sofá ideal, é fundamental pensar em quais são as suas necessidades. “Se você tem um animalzinho que eventualmente suja o sofá, por exemplo, o ideal é optar por um tecido que seja impermeável e de fácil limpeza”, aponta Kellen Carvalho, designer de produto da MadeiraMadeira.

Caso a intenção seja apenas renovar o ambiente ou esconder um pequeno defeito no item, um modelo mais fino e confortável pode ser interessante. Além disso, pensar na cor que mais combina e valoriza a decoração atual do ambiente é outro ponto importante. “Existem opções para todos os estilos , gostos e bolsos”, pontua Kellen. 

Em relação aos tecidos, as capas que são produzidas com o brim e a sarja - seja peletizada ou não - são bastante utilizadas por quem possui animais ou crianças em casa. “Por serem mais grossos, são extremamente resistentes à lavagem e ao desgaste do dia a dia”, ressalta a designer de produto.

Você viu?

A profissional ainda indica apostar na malha em poliéster. “Ela é extremamente flexível, o que garante que ela se adapte perfeitamente ao modelo do seu sofá, mantendo o conforto do móvel”, ressalta Kellen, que ainda afirma que os protetores de sofá são elementos muito versáteis e práticos. 

Quais cuidados ter com a capa para sofá?

Alguns cuidados são importantes, como pensar na decoração já existente do ambiente e também na lavagem da capa
Divulgação/MadeiraMadeira
Alguns cuidados são importantes, como pensar na decoração já existente do ambiente e também na lavagem da capa

Primeiro, um dos pontos é com a escolha da estampa da capa de sofá , que vai depender da decoração já existente . Se o décor do ambiente já for composto por elementos coloridos, a recomendação é optar por uma capa que tenha uma cor ou estampa neutra para que o local fique em total harmonia e não “poluído”.

Caso o espaço tenha cores mais neutras, usar um modelo que seja mais colorido pode ser uma ótima opção para trazer mais vida ao cômodo. “Outra dica importante é evitar capas com babados e optar por aquelas que acompanham o design do sofá”, alerta Kellen. “Com esses cuidados, a capa será um elemento que valoriza ainda mais a decoração da sua casa”, completa.

Já para manter sua beleza, é importante tomar cuidado no momento da lavagem. “Dependendo do tecido, ela precisará ser lavada separadamente de outras peças a fim de evitar manchas ou a formação de ‘bolinhas’”, aponta a designer de produto, que ainda destaca que a capa para sofá é fácil de guardar e, por ter um valor acessível, dá para trocá-la de tempos em tempos.

    Leia tudo sobre: casa

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!