Tamanho do texto

Saiba o que deve ser levado em consideração na hora de decidir qual o melhor tamanho, cor e material de seu novo sofá

O sofá é um dos principais móveis da sala e até mesmo de outros cômodos. Por ocupar bastante espaço, ele pode mudar completamente a aparência e estilo de um ambiente.

11 maneiras de deixar seu sofá mais atraente

Disponível em diversas cores, materiais, tamanhos e estilos, às vezes pode ser muito difícil fazer a escolha certa do sofá . A arquiteta e designer de interiores, Marcela Pousada, do escritório MP² Home Design, dá algumas dicas para não errar neste móvel tão importante.

Você sabe como escolher o sofá correto para a sua sala?
Divulgação
Você sabe como escolher o sofá correto para a sua sala?


Tamanho e quantidade

“É importante pensar na proporcionalidade”, diz Marcela. Em uma sala muito grande, o sofá deve ser extenso também, para que não fique muito desproporcional. Nestes casos, Marcela também opta por colocar mais de um sofá: um maior, e outro menor na perpendicular. Outra sugestão para grandes ambientes é distribuir uma ou duas  poltronas  pelo espaço. 

Já se o cômodo for pequeno, o indicado é colocar apenas um sofá. “O sofá nunca deve ocupar a parede inteira”, orienta a arquiteta. A recomendação dela é deixar sempre um espaço que caiba uma mesa de canto ou uma luminária.

Cor

A cor do móvel depende muito do gosto de quem o escolhe, mas, para não errar, a dica de Marcela é apostar em cores claras e neutras. Ela explica que o sofá acaba sendo um item muito grande e de muita atenção na sala, por isso, as cores fortes podem ficar muito chamativas no local.

Mas se você é uma amante destas cores ou até de estampas, Marcela fala em deixá-las para as almofadas, tapetes ou até uma poltrona menor no mesmo ambiente.

Como usar almofadas para diversificar a decoração da casa

Aposte em um sofá neutro e abuse das cores e estampas nas almofadas
Divulgação/Les Coussins
Aposte em um sofá neutro e abuse das cores e estampas nas almofadas

Se você deseja combinar o móvel com outros itens como o tapete , não os deixe da mesma cor. Uma ideia para o tapete é apostar nas estampas. Já se você prefere as cores mais sóbrias, tente manter os dois na mesmo tom, um mais claro e o outro mais escuro

Estrutura e tecido

Para escolher a estrutura e tecido que irão compor o móvel,  leve em consideração o cômodo em que ele será instalado. Se for um ambiente com home theater , ou feito para assistir televisão por exemplo, o sofá deve ser mais confortável . A partir de então, o desejo do futuro proprietário do item deve contar – você prefere um sofá reclinável ou não?

Marcela sugere os reclináveis ou com almofadas soltas. E o tecido também deve ser levado em conta. Suede e camurça  proporcionam mais conforto, segundo a especialista.

Mantas para o sofá decoram e aquecem

Já se o sofá for colocado em uma sala de estar que tem pouco uso - é mais destinado para visitas e os moradores não sentam nele diariamente - o linho é um tecido recomendado. “É mais sofisticado, mas não tão confortável”, explica a arquiteta.

Outros cuidados

Um cuidado especial que a arquiteta sugere para que os sofás tenham mais durabilidade é realizar o processo de impermeabilização do tecido. A técnica é imprescindível para quem tem crianças ou animais de estimação em casa, mas Marcela indica que todos façam, pois ninguém está imune a acidentalmente derrubar um copo de suco no sofá.

    Leia tudo sobre: casa