O sofá é um dos principais móveis da sala e até mesmo de outros cômodos. Por ocupar bastante espaço, ele pode mudar completamente a aparência e estilo de um ambiente.
+ 11 maneiras de deixar seu sofá mais atraente
Disponível em diversas cores, materiais, tamanhos e estilos, às vezes pode ser muito difícil fazer a escolha certa do sofá . A arquiteta e designer de interiores, Marcela Pousada, do escritório MP² Home Design, dá algumas dicas para não errar neste móvel tão importante.
Tamanho e quantidade
“É importante pensar na proporcionalidade”, diz Marcela. Em uma sala muito grande, o sofá deve ser extenso também, para que não fique muito desproporcional. Nestes casos, Marcela também opta por colocar mais de um sofá: um maior, e outro menor na perpendicular. Outra sugestão para grandes ambientes é distribuir uma ou duas poltronas pelo espaço.
Já se o cômodo for pequeno, o indicado é colocar apenas um sofá. “O sofá nunca deve ocupar a parede inteira”, orienta a arquiteta. A recomendação dela é deixar sempre um espaço que caiba uma mesa de canto ou uma luminária.
Cor
A cor do móvel depende muito do gosto de quem o escolhe, mas, para não errar, a dica de Marcela é apostar em cores claras e neutras. Ela explica que o sofá acaba sendo um item muito grande e de muita atenção na sala, por isso, as cores fortes podem ficar muito chamativas no local.
Mas se você é uma amante destas cores ou até de estampas, Marcela fala em deixá-las para as almofadas, tapetes ou até uma poltrona menor no mesmo ambiente.
+ Como usar almofadas para diversificar a decoração da casa
Se você deseja combinar o móvel com outros itens como o tapete , não os deixe da mesma cor. Uma ideia para o tapete é apostar nas estampas. Já se você prefere as cores mais sóbrias, tente manter os dois na mesmo tom, um mais claro e o outro mais escuro
Estrutura e tecido
Para escolher a estrutura e tecido que irão compor o móvel, leve em consideração o cômodo em que ele será instalado. Se for um ambiente com home theater , ou feito para assistir televisão por exemplo, o sofá deve ser mais confortável . A partir de então, o desejo do futuro proprietário do item deve contar – você prefere um sofá reclinável ou não?
Marcela sugere os reclináveis ou com almofadas soltas. E o tecido também deve ser levado em conta. Suede e camurça proporcionam mais conforto, segundo a especialista.
+ Mantas para o sofá decoram e aquecem
Já se o sofá for colocado em uma sala de estar que tem pouco uso - é mais destinado para visitas e os moradores não sentam nele diariamente - o linho é um tecido recomendado. “É mais sofisticado, mas não tão confortável”, explica a arquiteta.
Outros cuidados
Um cuidado especial que a arquiteta sugere para que os sofás tenham mais durabilidade é realizar o processo de impermeabilização do tecido. A técnica é imprescindível para quem tem crianças ou animais de estimação em casa, mas Marcela indica que todos façam, pois ninguém está imune a acidentalmente derrubar um copo de suco no sofá.