Além das fotos da cerimônia de casamento, é uma tradição realizar um ensaio fotográfico antes do grande dia. Para tal, é comum que a noiva escolha o vestido e faça cabelo e maquiagem em um salão de beleza, porém, o mais importante na hora de decidir fazer um álbum é selecionar um local que dê um toque especial às fotos.
Leia também: 8 ideias para personalizar sua cerimônia de casamento sem gastar muito
Entre as opções de locais está o Villa Fonttina , um casarão histórico da década de 1920 em São Paulo que teve a estrutura e os móveis totalmente restaurados. Apesar da ideia inicial do restauro não ter sido para a locação do espaço, a casa é especializada em fazer esse tipo de ensaio fotográfico para noivas e é considerada referência entre os fotógrafos do ramo.
De acordo com Carlos Victor, proprietário do imóvel, as mulheres que estão prestes a casar são o público alvo da casa. "Além dos ensaios fotográfico, temos um salão acoplado à casa, também especializado em noivas. Nesse salão, temos uma equipe de beleza para fazer cabelo e maquiagem, tanto para as fotos quanto para o Dia da Noiva".
Ele explica que, apesar de ficar no mesmo local, o salão não está diretamente ligado ao casarão e é possível realizar somente as fotos ou ir apenas ao salão. Porém, é ideal que as clientes — em especial as noivas, madrinhas e convidadas — agendem um horário para o Dia da Noiva ou demais procedimentos de beleza.
Além do salão, o casarão dispõe de um total de 13 ambientes, entre diversas salas e quartos, uma área externa com estufa de plantas e um banheiro no estilo vitoriano que contém uma banheira. "Também temos um piano de cauda, muito requisitado para os ensaios", comenta.
Leia também: Descubra os 10 lugares do mundo mais comuns para um pedido de casamento
Como funciona o ensaio fotográfico?
Carlos explica que o casarão funciona a partir de um sistema de pacotes, que variam de acordo com a necessidade da noiva. "Existem pacotes apenas para o álbum, apenas para a preparação da noiva e combos que integram ambas as coisas", diz. "Temos desde o básico, como fotos e dia de beleza, até limosines e nosso próprio fotógrafo."
Inicialmente, os preços são contabilizados por hora, que pode variar entre R$75 e R$150, dependendo do que for incluso no pacote final. A partir dessa escolha, a noiva decide o que levar e como quer fazer as fotos. Se o pacote não inclui maquiagem, cabelo e também não disponibiliza o fotógrafo indicado pela casa, a noiva pode levar o profissional de sua escolha, assim como já ir arrumada. "Caso todos esses itens sejam disponibilizados pelo casarão, tudo o que ela precisa levar é a própria roupa", explica.
Além do ensaio antes da cerimônia, também é possível fazer outros ensaios. "Muitas noivas também alugam a casa para fazer ensaios sensuais e presentear os maridos com as fotos", conta Carlos. Para esses casos, o local também oferece lingeries para as mulheres.
Leia também: Efeito aquarela é nova moda entre os vestidos de noiva para fugir do tradicional
Por que fazer um ensaio fotográfico?
Apesar de muitas mulheres terem vontade de tirar fotos antes da cerimônia de casamento, nem todas conseguem decidir se realmente é algo necessário. Carlos Victor explica que, assim como a festa, o álbum é algo único, mas o objetivo das duas coisas são diferentes.
"A festa e toda a preparação para ela é um presente que o casal dá para os convidados. A noiva vai estar preocupada com esse momento, claro, mas o que eu sempre digo é que o ensaio fotográfico é um presente que ela dá para si mesma e para o marido. É um momento tão importante e único na vida da noiva e tão especial, por que não fazer o registro de todos os momentos?", finaliza.