Nenhum casamento é igual ao outro, até porque os detalhes podem variar de acordo com a preferência e gosto de cada casal. Porém, uma ideia que está fazendo bastante sucesso entre muitos noivos é acrescentar algo que deixe a cerimônia  mais personalizada e torne a união ainda mais especial e significativa. 

Leia também: Pé quebrado, falta de luz, aliança perdida: como superar imprevisto em casamento

Fazer uma cerimônia de casamento com detalhes personalizados é uma ideia cada vez mais recorrente entre os noivos
Shuttersock
Fazer uma cerimônia de casamento com detalhes personalizados é uma ideia cada vez mais recorrente entre os noivos

Dar um toque de personalização acrescentando itens pessoais na decoração, fazer uma homenagem especial ou até mesmo permitir que os convidados participem da cerimônia de casamento podem ser algumas ideias que funcionam sem deixar a criatividade de lado. E para você se inspirar, o Delas  fez uma seleção de ideias:

1. Homenagens

Buque com homenagem muitas vezes é escolhido pensando nas pessoas queridas que, infelizmente, já falaceram
Pinterest/ Reprodução
Buque com homenagem muitas vezes é escolhido pensando nas pessoas queridas que, infelizmente, já falaceram

Adicionar uma homenagem aos familiares ou amigos é sempre uma maneira de deixar a cerimônia mais pessoal — e bem nostálgica. Você pode usar o vestido de noiva da sua mãe ou da sua avó, por exemplo, ou até mesmo se inspirar nos modelos que elas usaram para criar o seu próprio vestido. 

Outra ideia é acrescentar detalhes que remetam a essas pessoas especiais na sua vida e do seu futuro marido. Acessórios que são especiais para os seus pais ou avós, como terços ou itens que são heranças de família, e até mesmo miniaturas de fotos podem ser acrescentados ao buquê ou à lapela do terno do noivo. 

Além disso, flores são sempre uma opção. Escolha as flores preferidas da sua mãe para o buquê, enquanto ele escolhe outra que esteja de acordo com o gosto da sua sogra para acrescentar ao terno. 

Também pensando em homenagear os entes queridos que já faleceram, uma homenagem bem bonita é separar alguns lugares na priemira fileira e colocar uma foto dessas pessoas. Apesar de serem pequenos detalhes, vão fazer diferença.

2. Entrada na igreja

Geralmente, é o pai da noiva quem entra com ela na igreja, mas isso não precisa ser regra. Você pode entrar com a sua mãe, ambos os pais, um ou mais irmãos e até mesmo com o noivo. Aquelas que têm pais separados podem querer andar a metade do caminho até o altar com o padrastro, depois o resto do caminho com um dos pais biológicos — há muitas opções para escolher. Pense na sua situação familiar e decida pelo o que for mais confortável para você.

3. Fotos do casal

Coloque fotos suas com o noivo na entrada do local da cerimônia. Uma ideia é fazer uma composição que funcione como uma linha do tempo e conte a história de vocês como casal antes do momento do "sim". 

4. Estilos variados

Cada característica do casamento pode ser pensada a partir de momentos que você e seu noivo viveram durante o namoro
Pinterest/ Reprodução
Cada característica do casamento pode ser pensada a partir de momentos que você e seu noivo viveram durante o namoro

Algo que pode tornar sua cerimônia "diferentona" — especialmente se for à luz do dia e em local aberto — é fazer um arranjo de cadeiras diferentes, como em círculos, e deixar que os convidados fiquem livres para escolher onde sentar. Além  disso, ao invés de escolher apenas um arranjo flores tradicional, por que não fazer algo mais personalizado? Fitas de luzes, origamis de papel, pétalas espalhadas... Escolha a opção que se adapta melhor ao estilo da sua cerimônia.

5. Pequenos detalhes

Se suas alianças de casamento têm um significado muito especial, a pessoa que for realizar a cerimônia pode mencionar isso para os convidados. Inscrições internas que tenham um sentido íntimo para os noivos também torna esse detalhe mais personalizado. Para os casamentos menores, uma sugestão é passar os anéis por todos os convidados ou apenas pelos pais e padrinhos para que cada um deles possa dar as próprias bençãos. 

Outro detalhe que pode ser pequeno mas torna tudo mais especial é escolher uma música que tenha um significado para o momento de entrada da noiva. As melhores opções são manter apenas o ritmo instrumental da música ou selecionar uma versão mais lenta, para adequar melhor à ocasião. Porém, nesse caso, não há restrição de escolha: pode ser a música que tocou quanto vocês deram o primeiro beijo ou até mesmo a da banda favorita. 

6. Votos e leituras

Você não precisa escrever os próprios votos, mas alguns casais gostam de incluir esse elemento pessoal na hora da cerimônia. Se essa for a opção escolhida por vocês, tente escrever algo que seja significativo para os dois, inclusive acrescentando histórias pessoais ou detalhes para descrever seu relacionamento. Além de tornar o momento ainda mais especial, os convidados também vão gostar de saber mais sobre a história de amor dos noivos. 

Se não quiser escrever os votos, uma sugestão é acrescentar uma leitura de uma passagem ou frase significativa. Procure algo que represente bem o relacionamento e o sentimento entre você e o noivo. De passagens religiosas, letras de músicas, livros e até cartas de amor, as opções são infinitas. 

7. Animal de estimação

Os noivos, Becky e John, as madrinhas, os padrinhos e os cinco filhotes de cachorro integraram o ensaio de casamento
Reprodução/Rebecca Lynne Photography/www.rebecca-lynnephotography.com
Os noivos, Becky e John, as madrinhas, os padrinhos e os cinco filhotes de cachorro integraram o ensaio de casamento

Nada impede que seu animal de estimação participe da cerimônia, afinal, ele é um membro importante da família. É claro que você precisa ter a aprovação do local antes de incluir a participação do seu bichinho, mas ele pode ser de grande ajuda na hora de levar as alianças até o altar ou simplesmente ficar assistindo tudo ao lado dos familiares. 

Se o seu bichinho não puder entrar na cerimônia em si, algumas ideias são levá-lo para a festa que acontece depois ou até mesmo incluí-lo no ensaio fotográfico antes do casamento. Não importa o que seja o momento, o animal vai ficar feliz em fazer parte disso junto com vocês. 

Leia também: Pesquisa revela os 10 lugares do mundo mais comuns para um pedido de casamento

8. Saída impactante

Você está casada, é hora de comemorar! Escolha músicas animadas para esse momento emocionante que é a saída da igreja. E, para incluir todo mundo na sua comemoração, pode pedir para que os convidados joguem confetes, soprem bolhas ou até mesmo agitem fitas coloridas ou bandeiras enquanto você e o marido fazem a saída triunfante até a festa de casamento. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!