A rede social Pinterest registrou um aumento de 44% nas pesquisas relacionadas à estética ‘Barbie’ nos últimos 12 meses. Em comparação com o ano de 2021, 2022 também registrou um aumento de 92% no termo ‘Barbie Girl’, 46% no termo ‘Barbie Tattoo’. As pesquisas de ‘Look Barbie’ e ‘Tema Barbie’ duplicaram, enquanto a frase ‘fantasia barbie’ quintuplicou na rede social.
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O aumento foi registrado, segundo a head de fashion do Pinterest, Jessica Payne, em vista da divulgação de imagens dos bastidores do longa ‘Barbie’, dirigido por Greta Gerwig. ‘’A personagem icônica da Mattel existe há décadas, mas seu impacto no mundo da moda ainda permanece até hoje’’, afirma a profissional.
"Mais recentemente, o novo filme da Barbie provocou um renascimento da Barbiecore, com pessoas trocando seus guarda-roupas de verão. Percebemos que os fashionistas no Pinterest olham para as icônicas polainas azuis e loiros platinados para replicar sua própria Barbie e Ken, sinalizando que a Barbie aesthetic está claramente aqui para ficar neste verão’’, finaliza.
Barbie
Lançada originalmente em 9 de março de 1959, Barbie estreou na Feira de Bonecos de Nova York e, desde sua criação, ela se consolidou como a boneca mais icônica de todos os tempos. Só em 2020, a Mattel vendeu US$1,35 bilhão de dólares em bonecas e acessórios Barbie.
No entanto, a franquia não se limita à venda de bonecas. Ainda nos anos 80, a Mattel expandiu a marca para diversos mercados, como o de produtos de beleza, videogames, filmes e séries.
Longas como ‘Barbie: A Princesa e a Plebeia’ e ‘Barbie: O Quebra Nozes’ amplificaram a dominação da personagem no ambiente audiovisual. No entanto, o principal motivo por trás do renascimento da estética ‘Barbie’ nos últimos meses é do futuro filme da diretora Greta Gerwig, Barbie.
Com estreia prevista para 21 de julho de 2023, o longa-metragem é o primeiro live-action da boneca. Estrelado por Margot Robbie (Aves de Rapina) e Ryan Gosling (La La Land), o filme mostrará uma boneca Barbie que foi expulsa da ‘Barbielândia’ por não ser perfeita o suficiente. Longe de casa, a personagem de Margot terá que se desafiar para viver no mundo real.
Com cores excêntricas e roupas bem chamativas, as imagens dos bastidores chamaram a atenção nas redes sociais. Dados do Google Trends, ferramenta que acompanha pesquisas em tempo real, revelam que pesquisas sobre ‘Estética da Barbie’ aumentaram em 350% depois do lançamento das fotos.
Barbiecore
Desde o vazamento de imagens dos bastidores de Barbie, a estética inspirada na boneca Barbie dominou as redes. Com jaquetas de pele falsa, camisetas baby doll, jeans de cintura baixa, correntes de barriga, minissaias, botas de cano alto, glitter, e muito, muito rosa pink, o Barbiecore é formado.
Até 21 de julho, a hashtag #Barbiecore acumulou mais de 10 milhões de visualizações no TikTok.
Segundo a influencer e designer de moda Brenda Cellos, a moda geralmente funciona em um ciclo de 20 anos, onde as tendências retornam para o estilo popular. ‘’Agora, nos anos 2020, a moda que voltou é a moda dos anos 2000, que traz também muitas referências do final dos anos 90, porque quando a gente fala de moda dos anos 2000 a gente não fala de moda dos anos 2009 2008, a gente puxa mais ali a primeira parte, de 2004 e 2005’’.
A jovem afirma que a estética ‘Barbiecore’ instiga a população por ser extremamente nostálgica: ‘’Os anos 2000 foram muito experimentais na moda, tinha brilho, cabelo colorido e maquiagens diferentes. Hoje, brincar com esses signos é quase um escapismo para uma vida mais divertida e leve’’, declara.
Alta costura
Por mais que o filme ‘Barbie’ tenha popularizado os looks pink, foi a temporada de 2022 dos desfiles que trouxe o rosa choque para a alta costura. Durante a Paris Fashion Week, a marca Valentino investiu em modelos brilhantes, silhuetados e monocromáticos. A cor das peças foi desenvolvida em parceria com a Pantone - com um tom único de rosa choque, o Pink Valentino PP, o desfile mostrou as futuras tendências da moda.
Eventos como o desfile da Valentino servem para destacar as próximas tendências da moda das estações futuras, como foi o caso da Barbiecore.
"O pink já estava em alta há um tempinho, e o desfile da Valentino de outono inverno 2022 foi quase inteiro nesse tom de rosa supersaturado. Depois, saíram as imagens do tão aguardado filme da Barbie. É claro que o rosa pink é uma cor que a gente associa muito com a boneca, daí a obsessão por looks todo rosa de monocromáticos, que ficaram conhecidos como Barbiecore’’, declarou a designer.
Diferentemente das tendências passadas, o Barbiecore não é específico para o gênero feminino. ‘’Eu acho que agora as pessoas na moda principalmente são mais receptivas a quebrar alguns padrões de gênero. No desfile da Valentino, por exemplo, tinham muitos looks masculinos todo nesse rosa pink. As pessoas são mais livres para usar para experimentar e para se expressar pela moda, porque a moda é expressão’’.
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Para Cellos, a Barbiecore veio para ficar. ‘’Eu acho que a tendência tem espaço para durar, principalmente porque o filme só vai ser lançado ano que vem e a cor pink já estava cotada pelos pesquisadores de tendências para voltar. Desde o ano passado, essa cor promete ficar aí por mais algumas estações, então eu super apostaria’’.