Os sapatos estilo mule - que são fechados na frente e abertos atrás - fizeram muito sucesso nos anos 90 e, como muitas outras tendências retrô, voltaram a fazer parte da lista de desejo das fashionistas. A diferença é que, agora, os modelos surgem repaginados, cabendo com vários looks. 

Leia também: 5 tendências dos anos 90 que vão continuar bombando em 2020, segundo o Pinterest

’As mules são muito versáteis e é justamente essa característica que faz com que se adequem a todos os estilos de mulheres e ocasiões. Basta saber introduzi-las nos looks para traduzir personalidade e estilo’’, destaca Karen Furtado, consultora de imagem e estilo e parceira da Piccadilly. 

Quer saber como usar? Veja dicas com combinações abaixo: 

1. Mule + Alfaiataria

Mule e alfaiataria arrow-options
Reprodução/Pinterest
O mule e as calças de alfaiataria combinam para montar looks que são versáteis

Combinadas com mules, as peças de alfaiataria são perfeitas para compor um look versátil e cai bem em situações formais e informais. Isso significa que são opções perfeitas para ir do trabalho para o happy hour, por exemplo.

"Em situações como essa é possível explorar looks com calças de alfaiataria estilo cenoura [aquelas mais larguinhas na cintura e vão afunilando nas pernas], em conjunto com t-shirts básicas e jaquetas jeans. Dessa forma é possível imprimir um visual arrumado, sem deixar de lado o conforto necessário’’, destaca a parceira da Picadilly.

Leia também: Sucesso dos anos 80, as mangas bufantes estão bombando neste verão

2. Mule + Jeans

Mule e jeans arrow-options
Reprodução/Pinterest
A dica para usar mule com calça jeans é dobrar a barra da calça e montar um visual despojado

Esse modelo de calçado também cai muito bem com jeans. "Uma opção bacana é usar e abusar das calças com modelagem mom, que estão super em alta; ou então apostar na combinação coringa: jeans e camiseta", indica.

Um truque para deixar o look ainda mais estiloso é dobrar a barra das calças.  "Além de valorizar o calçado, esse truque mega simples nos faz ‘ganhar’ uns centímetros a mais. E claro, mules de bico fino e em tons nude também garantem a sensação de sermos mais altas," orienta a especialista. 

3. Mule + Saia ou vestido

Mule e saia arrow-options
Reprodução/Pinterest
Fique atenta ao usar mule com saias ou vestidos para não ficar com o corpo 'achatado'

Com saias e vestidos, a mule pode passar impressão de deixar o corpo "achatado" e, por isso, é preciso se atentar ao comprimento das peças. "Mulheres mais altas, por exemplo, podem apostar em modelos midis. Para as mais baixas, a dica é apostar em um look monocromático, pois ele 'alonga' a mulher visualmente", explica.

Uma opção que vai bem com os mules são as saias plissadas, que, segundo a consultora, também continuam uma tendência forte para as próximas estações.

Leia também: Dá para usar rasteirinha no trabalho? Sim! Veja as dicas para adotar o calçado

4. Mule + Shorts

Mule e short arrow-options
Reprodução/Pinterest
Mule com shorts resultam em um look despojado e, ao mesmo tempo, autêntico

Para um visual ainda mais versátil, a alternativa é montar composições com o mule e shorts. "Para garantir um look despojado e autêntico, a aposta vai para o combo de shorts jeans e blazer ou então shorts de alfaiataria combinado com camisetas básicas ou de linho. Fica super atual e elegante", finaliza Karen. 

    Veja Também

      Mostrar mais