Se há alguns anos deixar escapar uma parte do sutiã era motivo de constrangimento para muitas mulheres, hoje é um sinal de estilo. Usada à mostra, deixando aparecer alguns detalhes ou até como peça única, a lingerie está com um conceito que vai muito além da "moda íntima". A ideia, nesse caso, é trazer sensualidade e feminilidade ao look, sem medo de ousar.
Leia também: Primavera/verão 2020 será uma temporada cheia de cor e peças confortáveis
Mas, afinal, como a lingerie foi de uma peça que deveria ficar "escondida" para indispensável? Segundo Alessandra Chaves, estilista da Vipagi Lingerie, muito dessa mudança é pelas marcas investirem em modelos que seguem tendências, repaginando clássicos, como a renda.
“As padronagens são a principal mudança e vão de rendas teladas, arabesco e até mesmo mix de estampas florais, voltaram em roupagens super diferenciadas”, explica.
Escolha a lingerie para chamar de sua e monte uma sobreposição com camisa ou combine a peça com uma calça jeans. Quer descobrir como? Então veja quatro formar de usar abaixo, lembrando que o foco principal é ficar estilosa, mas sem deixar o conforto e o bem-estar de lado.
Lingerie como peça única
Você viu?
Uma das opções mais estilosas é apostar apenas na peça única como body para compor o look — aí, você escolhe se quer ou não algo mais ousado. A orientação da estilista para não errar é criar um ponto de equilíbrio visual. “Aposte em peças de cintura alta ou uma terceira peça — casacos, camisas abertas, jaquetas —, sem esquecer que ao body precisa dar sustentação ao busto.”
Leia também: Sucesso dos anos 80, as mangas bufantes voltarão com tudo neste verão
Lingerie como blusa
“Para esse tipo de look, as peças com renda ou com tiras 'strappy bras', são as mais indicadas", diz. Nesse caso, vale tanto ousar na tonalidade e escolher uma cor que se destque no visual, o que deixa a composição mais jovem e moderna, ou escolher um sutiã neutro, seja nude, preto, branco ou do mesmo tom da calça, para um resultado clean e elegante.
Lingerie com transparência
Além do tradicional tule, a tendência da estação é combinar a lingerie a tecidos mais refinados e delicados como seda, gazar e musseline. “Para equilibrar, é interessante manter a mesma cor nas duas peça. Em casos de looks estampados basta repetir alguma tonalidade da estampa no sutiã, trazendo harmonia”, recomenda Alessandra.
Leia também: 6 formas de usar macacão, peça tendência para a temporada primavera/verão
Lingerie com sobreposição
Uma alternativa para quem não quer usar só a lingerie com a peça de baixo é apostar em uma terceira peça, assim como no caso do body. "No geral, camisas são as preferências desse tipo de composição, pois oferecem um resultado 'hi-lo' — mistura de estilos casual e chique. Mas não é regra, a peça também pode ser usada com vestidos ou macacões", diz a profissional.