Tamanho do texto

O conceito dessa temporada é apostar em estilos com influências misturadas

Sim, você já pode deixar as suas roupas de inverno no guarda-roupa, porque a primavera começa nesta segunda-feira (23). Isso não significa só que o tempo vai começar a esquentar, mas também que já é hora de dar uma olhada nas tendências primavera/verão 2020!

Leia também: 10 ideias para transformar os seus looks com cinto e arrasar com o acessório

Para te deixar por dentro do que vai bombar na próxima temporada de moda, o Delas conversou com Luiza Loyola, especialista em tendências da WGSN. Segundo ela, há  conceitos que vão se manter  da  primavera/verão 2019, principalmente àqueles ligados ao conforto, sustentabilidade, feminilidade e funcionalidade.

Enquanto vimos peças inspiradas nas décadas de 80 e 90, assim como o movimento "comfy", que pede por uma moda mais confortável, tomarem as ruas nos últimos dois anos, as definições para as tendências de 2020 serão um pouco mais difíceis de definir. Assim, Luiza aponta seis "estilos chave" para você se inspirar nessa estação: 

1. Trabalho & Lazer

Tendências primavera/verão arrow-options
Reprodução/Pinterest
Peças de alfaiataria, como calças e shorts, podem ser combinados com camisas e camisetas leves nessa temporada

A ideia da tendência "Trabalho & Lazer" é fazer uma ponte entre os looks fashion e de trabalho, celebrando principalmente a alfaiataria. Porém, não é preciso tirar aquele terninho do armário! Você pode apostar em calças e shorts com camisetas e camisas mais leves. 

2. Festa no Jardim

Tendências primavera/verão arrow-options
Reprodução/Pinterest
O estilo Festa no Jardim pede tecidos leves, babados e estampas florais, que combinam com a primavera/verão

O foco do estilo "Festa no Jardim" é fazer uma proposta romântica que traz uma diversidade de detalhes femininos, desde babados a estampas florais. "Dessas tendências, essa é a que mais tem a cara da primavera", comenta a especialista.

3. Hipertropical

Tendências primavera/verão arrow-options
Reprodução/Pinterest
As estampas vibrantes e cores fortes não vão ficar de fora dessa temporada e farão parte do estilo Hipertropical

Com estampas e cores ultravibrantes, o "Hipertropical" é o estilo essencial para o alto verão. Para copiar, aposte em cores fortes, como amarelo e azul, e estampas (sim, pode ser floral) para montar looks alegres e descontraídos. 

4. Luxo Confortável

Tendências primavera/verão arrow-options
Reprodução/Pinterest
Que tal mesclar o estilo esportivo com peças mais sofisticadas? Ao seguir tendências Luxo Confortável você pode

O "Luxo Confortável" vem para essa temporada com novas propostas esportivas e funcionais, mas ao mesmo tempo sofisticadas. É o ideal para quem quer mesclar o conforto de um short e camiseta levinhos com acessórios, montando um visual nada básico. 

5. Minimalismo Atemporal

Tendências primavera/verão arrow-options
Reprodução/Pinterest
O básico nunca sai de moda e você pode incrementar o estilo com peças que possuem uma pegada mais sustentável

Esteticamente minimalista em termos de cores e modelos, mas com o foco na sustentabilidade. Isso quer dizer que você pode investir em peças mais básicas e de tecidos leves, sem precisar se preocupar muito com detalhes. 

6. Nômade Cool

Tendências primavera/verão arrow-options
Reprodução/Pinterest
Para se tornar uma Nomade Cool, basta escolher peças que mesclem o estilo boho de um jeito leves e despojado

Mesclando o estilo boho, o "Nômade Cool" traz referências globais de técnicas e estampas com acessórios esportivos. A ideia é montar visuais que tenham essa pegada despojada, mas incluir alguns acessórios que os tornam "chic".

Como montar os meus looks de primavera/verão 2020?

Segundo Luiza, as pessoas estão mais dispostas a ousar nessa temporada, o que significa muita cor. "Vai ser um equilíbrio entre tons neutros sofisticados e cores vibrantes, como por exemplo amarelo-ensolarado, ultra-rosa, limão-vibrante, chocolate, tons pastel e neutros."

Tendência Primavera/Verão arrow-options
Reprodução/Pinterest
Cores fortes, estampas e peças mais confortáveis são o foco dos looks da temporada primavera/verão 2020

Não tenha medo de apostar no  neon , que deve aparecer em acessórios, itens de moda festa e peças de alfaiataria, combinando com tons neutros e de chocolate para dar um ar sofisticado e o pastel será o "toque final" para dar vida a peças clássicas. A Pantone já divulgou as principais tonalidades que vão reinar na moda durante os próximos meses,  confira aqui

Quando o assunto são estampas, o animal print segue em alta e também pedem mais ousadia. "Estampas de oncinha misturadas às de tigre ou zebra devem funcionar bem nessa temporada", comenta a especialista em tendências. Outras alternativas são efeitos tie-dye e degradê, principalmente nas peças de malha e jeans.

Se a primavera é sinônimo de flor, não esqueça das estampas florais, que vão se manifestar de diversas maneiras, abraçando o movimento maximalista e até detalhes delicados. Combine os  vestidos floridos com tênis , uma tendência forte pelo conforto e praticidade.

Tendências Primavera/Verão arrow-options
Reprodução/Pinterest
Para fugir do básico, escolha peças com detalhes, como babados e estampas, e misture com vários acessórios

Os acessórios também vão aderir à funcionalidade, sendo que os destaques vão para os brincos e acessórios de cabelo mini e com pedras, além bolsas com compartimentos múltiplos. 

Já quando falamos de moda retrô , ainda temos alguns destaques oitentistas e noventistas para a primavera/verão , como as mangas bufantes e os "mom jeans", mas são os anos 2000 que vão começar a despontar. "A moda é uma espiral e, nesse sentido, os conceitos e estilos acabam voltando em outras épocas, mas de forma repaginada — nunca igual."

"Por isso, não é surpresa que as décadas de 80, 90 e até o início dos anos 2000 estejam sendo resgatados. O público jovem será o primeiro a adotar as tendências que marcaram os anos 2000", finaliza. Um exemplo são as calças cargo e presilhas, que prometem voltar com tudo.