A primavera já está dando as caras e, como não poderia ser diferente, já estamos novamente naquela época do ano em que você já pode começar deixar as botas, suéteres e casacos mais pesados no armário. Para começar a substituir as  roupas de frio  por uma moda mais leve, que tal conhecer o que vai estar em alta na temporada primavera/verão 2019?

Entre as promessas para a primavera/verão estão cores vibrantes, estampas e uma mescla do estilo 'casual chic'
Reprodução/Pinterest
Entre as promessas para a primavera/verão estão cores vibrantes, estampas e uma mescla do estilo 'casual chic'


Talvez algumas das tendências que prometem fazer sucesso na temporada primavera/verão você já tenha visto por aí. Influência retrô, alfaiataria, roupas com propostas mais utilitárias e a moda com pegada esportiva e urbana são coisas que já apareceram antes em peças para os dias mais frios, mas estão voltando reformuladas para fazer parte dos dias mais quentes também.

“As influências dos anos 80 e 2000, a estética levemente desconstruída e a volta das modelagens femininas e provocantes são as principais novidades dessa temporada”, diz Natalia Gramari, que é gerente de contas da empresa de previsão de tendências WGSN.

Segundo a profissional, os temas vintage são as principais referências para essa temporada, e as influências das décadas passadas devem aparecem tanto em looks casuais, quanto nos mais formais. "Em um nítido contraste, os temas campestres e das viagens pelo mundo, que normalmente têm uma pegada retrô, são repaginados com uma estética que segue a linha mais 'clean' e contemporânea".

Além disso, fazer "fashion statements", ou seja,  se vestir de uma forma marcante e chamar atenção com as peças também é algo que deve continuar fazendo sucesso. "O empoderamento deve vir em diversas formas, com a volta da alfaiataria e de um look atrevido e confiante." 

Levando em conta que na primavera a preferência por tecidos e roupas leves é predominante, a profissional afirma que os vestidos devem ser a peça da estação.  “Contando com uma variedade de modelos, eles continuam a ser a categoria de mais destaque entre as peças do segmento feminino", comenta a especialista. 

Além disso, outras peças que ganham visibilidade e entram na lista de favoritas são as blusas e camisas, assim como as calças, shorts e saias com cintura alta. “Os drapeados e a silhueta acinturada também marcam presença entre as peças”, diz. 

As tendências de tecidos, cores e estampas para a primavera/verão 2019

O que vai estar em alta na primavera/verão são as cores vivas e cheias de energia, com inspirações na moda retrô
Reprodução/Pinterest
O que vai estar em alta na primavera/verão são as cores vivas e cheias de energia, com inspirações na moda retrô

De acordo com Natalia, os tecidos que devem aparecer na temporada primavera/verão se encaixam em dois campos de modo geral: transparência e brilhos e tecidos rústicos com toque natural. Novamente, a grande influência para a questão dos tecidos é a  moda retrô . Na década de 1980, por exemplo, o que estava em alta era exatamente a questão do brilho exagerado, além das peças de lurex, ombreiras, vinis e plástico — que foram tendências outono/inverno. 

Já quando o assunto são as cores, procure optar pelos tons mais vivos. "Isso permite a introdução de mais opções de cores fashionistas como laranja, amarelo, vermelho e roxo. O foco nas cores vivas quentes e fortes tem tudo a ver com essa geração expressiva e politicamente engajada. Já os tons pastel é o que vai dar vida à peças clássicas e básicas."

Você viu?

O neon  , por exemplo, é uma tendência forte fora do Brasil e as peças vibrantes estavam muito em alta no verão dos Estados Unidos e Europa. Porém, peças com essas cores não devem demorar para aparecer por aqui e pode trazer bastante vivacidade e energia aos editoriais de moda e às roupas de academia na primavera/verão. 

Flores aparecem repaginadas para a temporada primavera/verão

As estampas que devem aparecer na temporada primavera/verão, além do clássico floral, são as listras e o xadrez
Reprodução/Pinterest
As estampas que devem aparecer na temporada primavera/verão, além do clássico floral, são as listras e o xadrez


Primavera é, basicamente, um sinônimo para flor. Por causa disso, as lojas ficam quase que automaticamente repletas de peças com estampas floridas, mas segundo Natalia, isso não é motivo de preocupação. "Não é preciso fugir quando se tem a opção de repaginar", afirma.

Assim, mesmo que florais continuem sendo um tema clássico para essa época do ano, essa "repaginada" significa que a estampa está perdendo espaço para dar lugar à outras duas: o listrado e o xadrez. "Nessa temporada as estampas aparecem como uma proposta mais artística, lúdica e abstrata. Os xadrezes substituem os florais, enquanto as estampas vintage 'Toile de Jouy' e as inspiradas nos anos 2000 surgem como novidade."

A gerente de contas da WGSN explica que os florais românticos, que deram o tom das propostas campestres das últimas temporadas, seguem em alta, mas os fundos brancos clássicos são substituídos por versões mais envelhecidas, com aspecto de uso, produzindo naturalmente um efeito vintage. "Aposte nos fundos off-white, lilás acinzentado e bege", recomenda. 

Sapatos e acessórios na temporada primavera/verão 2019

Na temporada primavera/verão, modelos de óculos de sol com armações grandes e saltos altos vão estar em alta
Reprodução/Pinterest
Na temporada primavera/verão, modelos de óculos de sol com armações grandes e saltos altos vão estar em alta

A influência retrô também vai estar com tudo quando o assunto são os sapatos para a temporada primavera/verão 2019. "Uma atmosfera excêntrica e divertida inspira o 'glamour feminino' para essa temporada, combinando as propostas de estilo dos anos 2000 com a estética extravagante dos anos 80", diz Natalia.

De acordo com a profissional, há a mistura entre os materiais naturais e sintéticos na composição dos calçados para compor looks que mesclem as essências artesanais e industriais. "O salto alto também retorna aos poucos, conquistando uma parcela do mercado que tem preferência pelos calçados confortáveis." 

Entre os acessórios da vez estão, claro, os óculos de sol. Perfeitos para as estações em que o Sol está brilhando mais forte, os modelo "diferentões" parecem que vão chamar mais atenção do que antes. E se o que estava na moda eram os mini óculos , agora o modelo gatinho e armações em formato de coração.

Nesses casos, a primeira coisa que é preciso saber para escolher a armação ideal é que este tipo de armação vai deixar seu look mais fashionista e casual, já que não são modelos que são encontrados com muita facilidade por aí. Mas não é preciso se preocupar, eles são fáceis de serem combinados para criar um visual de arrasar! 

Natalia afirma que acessórios de cabelo, como lenços e tiaras, e brincos extravagantes também devem aparecer em muitos looks por aí. A melhor dica é brincar com elementos diferentes da primavera/verão para criar uma composição que mescle esses elementos sem medo de ousar, mas sem esquecer que equilíbrio é tudo. Seguir um estilo "hi-lo", que é exatamente a mistura entre o casual e o chique,  ainda é a melhor forma de não errar. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!