"Verão 90", a nova novela da Rede Globo, promete reviver muita coisa que já foi sucesso nas décadas passadas, e é claro que isso também inclui a moda. A influência retrô, que já estava bastante em alta nas temporadas passadas, aparece repaginada durante a primavera/verão e esses novos olhares podem servir de inspirações para o dia a dia.
Em entrevista prévia ao Delas , a consultora de imagem e estilo Rita Heroína, explica que as tendências da era noventista que devem aparecer em " Verão 90 " estão muito ligadas à ode ao brilho, ao xadrez, ao vinil e ao strass, principalmente por causa da influência 'Disco Music' que veio dos anos 80.
A década de 90 foi apresentada nos últimos desfiles que aconteceram do Brasil e do mundo com referências culturais, ligadas à música, cinema e estilo de vida. Os temas vintage e retrô também são as principais referências para as criações que estão surgindo, tendo as influências das décadas passadas aparecendo tanto em composições casuais, quanto nas mais elegantes.
Além disso, há uma explicação para a volta das tendências: a valorização dos próprios interesses e individualidades. "As pessoas estão se aceitando mais, assumindo seus gostos com mais liberdade. Essa busca por aceitação consigo mesma tem muito a ver com essas décadas", diz a profissional.
Sabendo de tudo isso, por que não se inspirar na novela “Verão 90” para usar e abusar dessas tendências retrô? Quem dá as dicas é a consultora de imagem e estilo Sophia Marins; confira abaixo:
1. Neon
Segundo Sophia, as cores neon são uma influência que veio com tudo e em diversas opções: laranja, pink, verde e amarelo. Essa opção é perfeita para montar o look inspirado em "Verão 90" que seja cheio de atitude e, claro, que reflete muita energia.
Como usar:
- No dia a dia: “Use com jeans, branco ou em um look todo monocromático que fica bem bonito”, indica a consultora. Segundo ela, o tênis branco dá um charme a mais na produção.
- No trabalho: Não é recomendado apostar em um look todo neon para um dia no escritório, por exemplo. Então, a ideia é selecionar uma peça e compor o resto do visual om outros elementos básicos. “Se o ambiente de trabalho for mais formal, é melhor não usar essa tendência”, alerta.
- Na balada: Para uma noite inteira de festa é possível se jogar nessa tendência! “Misture com preto, arremate com salto e tenha uma produção lindíssima,” recomenda Sophia.
2. Modelagem ampla
A modelagem ampla ou “oversized”, que são aquelas peças em comprimentos maiores e mais larguinhas, é uma tendência que dá pra variar bastante em composições noturnas e diurnas. Além disso, esse tipo de roupa acaba deixando o look mais moderno, mas sem perder o estilo.
Como usar:
- No dia a dia: A consultora de moda
recomenda arrematar as peças “oversized” com tênis branco, sejam elas jaquetas, cardigãs ou coletes. “Essa é uma alternativa despojada e confortável”, afirma.
- No trabalho: Uma boa alternativa é o maxi blazer, que também fica ótimo em quem tem quadril largo e o corpo em formato triângulo. “É legal ter um colete ou um blazer de comprimento abaixo do quadril e utilizá-lo mais ajustado ao corpo.” explica Sophia.
- Na balada: As melhores opções para incorporar a moda noventista às festas são as maxi blusas, também chamadas de “mini vest”. “Utilize com saltos e se também quiser levar o look para o dia a dia complete com o tênis”, complementa.
3. Pochete
Tem quem ame e quem odeie, mas é fato que a pochete é um dos acessórios que voltaram com tudo nessa tendência retrô. A queridinha do momento é prática e fácil de ser utilizada de diversas maneiras, seja de ladinho, no meio ou cruzado sobre o torso.
Como usar:
- No dia a dia: “Opte por modelos e componha em looks básicos. É uma ótima alternativa para manter a mão livre e não se preocupar em segurar bolsas”, afirma a profissional.
- No trabalho: Segundo a especialista, a pochete acaba sendo muito casual para um dia de trabalho, por isso, não é recomendável utilizar mesmo que seja um ambiente mais descontraído.
- Na balada: “O acessório pode ser super prático para uma festa! Embarque nas tendências do neon e brilho que também estão em alta na hora de escolher os modelos”, indica.
4. Xadrez
Não, xadrez não é apenas para as festas juninas e também deve aparecer em "Verão 90"! “A tendência deixa de ter um ar mais sóbrio do inverno e entra para o verão super colorido, tornando-se a cara da estação”, explica Sophia.
Como usar:
- No dia a dia: Dá para investir em conjuntos de saia e blusa, bodys e shorts-saia, mas opte por usar uma única peça estampada na composição. Combine o look com sapatos sem saltos, que são uma opção para quem quer manter o conforto.
- No trabalho: Como não é recomendável usar muitas cores, exceto em empresas que estejam relacionadas a áreas mais criativas, o “xadrez anos 90” não é muito indicado. “No inverno, as estampas xadrez mais sóbrias são muito mais utilizadas”, afirma a consultora.
- Na balada: É possível investir no xadrez para uma noite fora basicamente da mesma forma que é usado durante o dia a dia. “Acrescente peças pretas com brilhos, trocando sapatos sem saltos por aqueles que tenham um salto mais alto”, complementa.
5. Transparência
A tendência já está em alta desde o inverno, mas no verão apareceu repaginada. Dos “street style” até a moda praia , a ousadia de uma peça transparente dá o que falar e traz muito estilo ao look.
Como usar:
- Dia a dia: “É fácil de usar com jeans, mas sempre importante equilibrar. Caso utilize em cima, não use embaixo e vice e versa.”
- No trabalho: Não utilize. Sophia explica que dentro das políticas corporativas é mal visto um funcionário com roupa transparente, já que o escritório é um ambiente mais formal.
- Na balada: Está em alta utilizar um look de máxima transparência, principalmente porque esse detalhe também esbanja sensualidade. Opte por um body e combine com uma saia transparente, por exemplo.
Dica para seguir as tendências de “Verão 90”
Estar dentro das tendências é, sim, uma coisa importante, mas isso não significa, necessariamente, estar na moda. Como o mais importante, no fim das contas, é respeitar e valorizar o seu estilo, não queira abusar das influências retrô se nada disso for a sua cara.
Uma dica para quem quer entrar na onda de “ Verão 90 “, mas também não quer exagerar, é investir apenas 20% do seu guarda-roupa em tendências e os 80% restantes em peças básicas que combinam com tudo. Assim, você consegue ficar por dentro do que está chamando atenção nesse quesito, mas sem se tornar uma vítima da moda.