Tamanho do texto

Mesmo sem entender o que o bebê está falando, pai estimula a conversa. Mãe grava tudo e vídeo já tem mais de 35 milhões de visualizações; assista

Para os pais, existem poucas coisas mais fofas do que ver seus pequenos balbuciando palavras. A fase em que eles estão aprendendo a falar geralmente é uma das mais gostosas, quando os bebês ficam ainda mais participativos. É nessa fase também que alguns pais acabam se vendo naquela situação constrangedora, em que começam a falar com voz aguda e pronúncia errada para tentar acompanhar o filho. 

Leia também: Mãe escreve mensagem em material escolar para incentivar filha: "Você vai longe"

Pai e filho conversam enquanto assistem TV
Reprodução/Facebook
Mãe flagra pai e filho "conversando" enquanto assistem TV e momento fofo viraliza nas redes sociais

No entanto, um pai está chamando atenção pela maneira natural e madura que conversa com seu bebê. Em um flagra gravado pela mãe da criança, Shanieke Pryor, é possível ver os dois conversando enquanto assistem TV e, apesar de não entender o que a criança está falando, o “diálogo” parece se desenrolar com naturalidade e fluidez. 

Apesar de conversarem em inglês, é possível notar a desenvoltura do filho do casal, que é impressionante. Quanto mais o pai dá corda, com comentários como: “É exatamente o que eu estava pensando” e “Isso, ‘não faça de novo’, era o que eu estava dizendo”, mais a criança fala e gesticula, como se estivessem fazendo críticas e comentários pertinentes ao programa que está passando na televisão. 

Leia também: Mãe assusta filho com bronzeamento artificial que deu errado: "Virei o Hulk"

Com mais de 35 milhões de visualizações, o vídeo foi publicado no Facebook nesta terça-feira (4) e está fazendo sucesso na rede social, com 775 mil reações e 1,3 milhões de compartilhamentos. “Lindo diálogo entre pai e filho”, escreveu um usuário. “Isso não poderia ser mais fofo”, comentou outro. 

Um olhar mais atento ao vídeo mostra que o que o pai está fazendo não é apenas adorável. Também é algo muito bom para o desenvolvimento de seu filho. Isso porque um estudo da Rutgers University descobriu que dialogar com bebês pode ser positivo.

Mesmo quando não dá para compreendê-los, ter uma conversa ajuda a construir uma base para as habilidades lingüísticas e ensina às crianças as propriedades importantes da linguagem que precisarão saber mais tarde, quando aprenderem a falar de verdade. 

Leia também: Bebê tem reação emocionante ao usar aparelho auditivo pela primeira vez

Outro estudo, publicado pelo jornal da Academia Americana de Pediatria, mostra que crianças que têm conversas de com adultos aumentam de 14% a 27% seus desempenhos nos testes de QI mais tarde na vida. Ou seja, fato desse vídeo da conversa entre pai e filho ser a coisa mais fofa do mundo é apenas um bônus.