Para muitas famílias, a Páscoa é um momento de celebração e união. A data também pode ser encarada como uma oportunidade para aproveitar um tempo com os pequenos fazendo receitas e atividades de Páscoa.

Leia também: Saiba como fazer uma decoração de Páscoa para uma festa infantil

Fazer brincadeiras, receitas especiais e outras atividades de Páscoa é uma forma de aproveitar a data com as crianças
shutterstock
Fazer brincadeiras, receitas especiais e outras atividades de Páscoa é uma forma de aproveitar a data com as crianças

Independente das tradições religiosa, o feriado pode ser divertido tanto para as crianças quanto para os adultos. O tradicional “caça aos ovos” e a pintura dos ovinhos, por exemplo, envolve toda a família. Para te inspirar a aproveitar ao máximo a data na companhia dos pequenos, selecionamos algumas receitas, brincadeiras e atividades de Páscoa . Veja:

Brincadeiras e atividades de Páscoa

Há uma série de brincadeiras e atividades de Páscoa que podem ser feitas com as crianças, como pintura ou caça aos ovos
shutterstock
Há uma série de brincadeiras e atividades de Páscoa que podem ser feitas com as crianças, como pintura ou caça aos ovos

Entregar os ovos de Páscoa pode ser bem mais divertido do que as crianças podem imaginar. 

Você pode entregar com o tradicional “caça aos ovos”, onde as crianças acordam e vão procurar os ovos que estão escondidos pela casa. Também pode elaborar uma gincana, onde as crianças percorrem um caminho “maluco” até chegar aos ovos. Além disso, é possível fazer um jogo de perguntas e responder, onde a resposta correta dá direito a um ovo. As ideias são inúmeras. Vale colocar em prática!

As brincadeiras e atividades de Páscoa não precisam terminar após a entrega dos ovos. Há uma série de atividades que podem ser feitas e divertir as crianças e adolescentes durante todo o dia. A corrida de ovos, por exemplo, é uma delas. O objetivo é percorrer um caminho com um ovo colocado em uma colher sem deixá-lo cair no chão.

Também é possível reunir toda a família e pintar ovinhos. Para isso, faça um furinho no fundo do ovo e esvazie, deixando apenas a casca. Assim, as crianças poderão pintar com tinta ou canetinha, criando uma decoração especial para a Páscoa.  

Outra ideia é fazer um “amigo chocolate”, que é um amigo secreto onde a troca de presentes é um ovo de Páscoa. Também é possível incentivar as crianças a fazer desenhos e pinturas na temática da data.

Inspire-se nas atividades para a Páscoa:

Leia também: A Páscoa está chegando! Veja como controlar o consumo de chocolate das crianças

Receitas de Páscoa

Outra forma de aproveitar a Páscoa é levar as crianças para a cozinha e fazer receitas que fogem do ovo de chocolate
shutterstock
Outra forma de aproveitar a Páscoa é levar as crianças para a cozinha e fazer receitas que fogem do ovo de chocolate

Entre as atividades de Páscoa, colocar a mão na massa e levar as crianças para a cozinha pode ser uma boa. Para os pequenos, as principais referências da data são o coelhinho e os ovos de chocolate. No entanto, é preciso atenção para evitar exageros e desequilíbrio na alimentação.

Para isso, é interessante buscar alternativas sem perder o encanto da data. “É possível se alimentar bem, criar momentos únicos com os pequenos, fazer brincadeiras e oferecer uma refeição temática sem abusar do chocolate”, comenta Camila Verdeja, fundadora do Gourmet Jr.

Você viu?

A nutricionista Fernanda Saccoletto alerta sobre não ser recomendado oferecer chocolate para crianças abaixo de dois anos. “Para eles podemos dar lembrancinhas de coelhinhos, e até mesmo snacks de cenoura para representar o coelho da Páscoa”, fala.

Fernanda ainda aconselha optar por chocolates sem recheios e, se possível, acima de 40% cacau. “Não é preciso restringir os ovos de Páscoa. Uma boa saída é dar apenas um para as crianças, e não 10, como normalmente acontece. E se esse chocolate for divido entre a família, todos comem quantidades equilibradas e aproveitam juntos”.

Para continuar a diversão, mas com uma alimentação saudável, as profissionais sugerem que os pais façam um café da manhã ou da tarde temático para as crianças com alternativas aos ovos de chocolate. Confira algumas receitas de Páscoa para fazer com as crianças:

Muffin de cenoura

Ingredientes:

  • 1 xícara de farinha de trigo
  • ½ xícara de aveia em flocos
  • 2 xícaras de cenoura cozida e amassada com o garfo
  • ¼ xícara de azeite de oliva
  • ¼ xícara de leite
  • 2 ovos
  • ½ cebola picada
  • 1 xícara de ricota
  • ½ xícara de queijo parmesão ralado
  • Orégano e ervas finas a gosto
  • Sal e pimenta a gosto
  • 1 colher de chá de fermento em pó

Modo de preparo:

Em uma tigela, amasse a ricota com um garfo, acrescente o orégano, tempere com sal e pimenta e reserve. Bata no liquidificador os demais ingredientes. Misture a massa com a ricota temperada. Unte as forminhas de muffin com manteiga e farinha de trigo. Leve ao forno pré-aquecido a 180º. Asse por 30 minutos ou até os bolinhos ficarem dourados. Retire do forno, deixe esfriar um pouquinho e desenforme.

Bolo de Cenoura

Ingredientes:

  • 2 cenouras médias   
  • 4 ovos  
  •  1 xícara de azeite ou óleo   
  • 1 ½ xícara de farinha de trigo   
  • ½ xícara de farinha de trigo integral
  • 1 xícara de açúcar mascavo   
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo:

No liquidificador, bata as cenouras, os ovos e o azeite/óleo até a mistura ficar homogênea. Em uma tigela, coloque as farinhas, o açúcar e o fermento em pó. Incorpore a mistura do liquidificador aos ingredientes secos. Coloque a massa em uma assadeira para bolo untada ou em forminhas para cupcakes. Leve ao forno médio por 30 minutos.

Vitamina de cenoura com iogurte

Ingredientes:

  • 200 ml de iogurte natural ou com mel
  • 200 ml de suco de cenoura

Modo de preparo:

Para preparar o suco de cenoura utilize uma centrífuga ou bata a cenoura no liquidificador com 200 ml de água, neste caso passe o suco por uma peneira e devolva ao liquidificador. Acrescente o iogurte e bata. Coloque pedrinhas de gelo e sirva!

Faça uma programação de atividades de Páscoa , leve as crianças para a cozinha e aproveite o feriado!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!