Com o feriado da Páscoa se aproximando, muitos pais  já começaram os preparativos para a data e estão planejando quais ovos derão de presente para os pequenos. Para a pediatra Maria Julia Carvalho, os responsáveis precisam ficar atentos e tomar certos cuidados para que a data seja saudável para as crianças. 

Leia também: Ideias para curtir o feriado com seu filho

Escolher um tipo de chocolate com mais cacau e controlar a quantidade do produto pode deixar a Páscoa mais saudável
shutterstock
Escolher um tipo de chocolate com mais cacau e controlar a quantidade do produto pode deixar a Páscoa mais saudável

De acordo com a pediatra, é necessário atentar-se ao tamanho e a quantidade de ovos de chocolate que as crianças recebem na Páscoa . “A moderação é importante para evitar o consumo exagerado e os efeitos negativos associados ao açúcar e às gorduras presentes no doce, como cáries, colesterol e triglicérides altos e obesidade", explica a especialista.

Tipo de chocolate

O chocolate ao leite é o preferido para a maioria das crianças, porém é o que contém menos cacau e mais açúcar. Por conta disso, a pediatra recomenda que os pais optem por ovos de chocolate meio amargo. "Há maior concentração de cacau e substâncias benéficas ao coração e menor teor de gordura”, comenta Maria Julia.

Os brindes que acompanham os ovos de chocolate também merecem atenção e cuidados dos pais, pois alguns podem ser pequenos e facilmente engolidos pelas crianças. 

Leia também: 7 maneiras criativas de entregar o ovo de chocolate para as crianças

Você viu?

Quantidade

Maria Julia lembra que o chocolate é um alimento nutritivo, antioxidante, fonte de energia, vitamina e cálcio, além de ser responsável por liberar endorfina e serotonina, que proporcionam sensação de bem-estar. Porém, os pais e responsáveis precisam ter muita atenção em relação a quantidade de doce ingerida pela criança. 

O excesso de chocolate pode causar perda de sono, diarreia, agitação, alterações gastrointestinais e vômitos nos pequenos. 

"A dica é separar a porção de chocolate para consumo e não deixar o ovo à disposição para a criança comer o quanto quiser", recomenda a pediatra. 

Leia também: Não é preciso comer chocolate para comemorar a data

Equilíbrio

A pediatra ressalta que o consumo de chocolate não é indicado para crianças com menos de dois anos de idade e que o produto nunca deve ser consumido antes do primeiro ano de vida. Além disso, é melhor consumi-lo sempre após as refeições. 

“Durante o período de exposição das crianças à guloseima, os pais não devem descuidar da alimentação normal e adequada, respeitando os horários das refeições e a qualidade da alimentação", orienta. 

Por conta dos ovos de Páscoa, é válido restringir o consumo de outros doces. Maria Julia também recomenda que os pais ofereçam alimentos com menor teor de gordura e aumentem a oferta de frutas e verduras para ajudar a equilibrar a alimentação.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!