Páscoa geralmente reúne a família. E mesmo que para muitos este seja um momento de se reencontrar espiritualmente e refletir sobre nossas atitudes do dia a dia, para as crianças é quase sempre um momento de ganhar e comer muito chocolate – e as várias idas à igreja é até chato na cabeça dos pequenos. Mas dá, sim, para incluir brincadeiras de Páscoa para entreter as crianças durante o feriado, seja você religiosa ou não.
Leia também: Saiba como fazer uma decoração de Páscoa para uma festa infantil
Entre as brincadeiras de Páscoa
, a caça aos ovos
talvez seja a mais tradicional aqui no Brasil. E o legal é que todo mundo pode participar, até mesmo os avós. Ao invés dos familiares e/ou amigos apenas trocarem os chocolates, eles devem escondê-los pelo local de encontro. Depois, aquela pessoa que vai ganhar o ovo deve procurá-lo. Quem sabe onde ele está pode ficar dando dicas. Quando a criança ou o adulto chegar perto do esconderijo, deve-se gritar "Está quente!!", já se a pessoa estiver longe, "Está frio!!". Diversão garantida.
Caça ao tesouro
Dependendo da idade das crianças, os adultos também podem promover uma caça ao tesouro, que serão os ovos ou chocolates a serem entregues aos pequenos. Para os mais novos, vale fazer as tradicionais patinhas de coelho até o esconderijo ou fazer um caminho com ovinhos pequenos de chocolate.
Já para os mais velhos, uma boa ideia é dificultar um pouco mais a brincadeira, com pistas de verdade, que vão levar a criança até outras pistas e, finalmente, ao "tesouro". De qualquer forma, são brincadeiras de Páscoa que exigem certa preparação, então não dá para deixar para a última hora.
Corrida com ovos
Um dos símbolos da Páscoa é o ovo, que representa o nascimento, uma nova vida e vida em abundância. Sendo assim, dá para usar os ovos nas brincadeiras de Páscoa também. Na corrida de ovos, o objetivo é bem simples: chegar primeiro à linha de chegada sem derrubar o ovo que estará colocado em uma colher, que pode ser segurada tanto pela mão quanto pela boca.
Como é uma brincadeira que pode gerar uma grande sujeira, o melhor é fazer do lado de fora de casa. E quem não quiser gastar os ovos de bobeira, dá para separar a clara e a gema para usar posteriormente em alguma receita.
Leia também: Saiba como preparar uma festa de emoji para o aniversário do seu filho
Para fazer isso, retire com cuidado parte da casca da ponta mais fina do ovo. Depois, deposite a clara e a gema em algum recipiente limpo. Lave a casca com cuidado para não quebrar e reserve. Se der para começar a fazer isso com alguns dias de antecedência, principalmente se você cozinha em casa, dá para separar várias cascas. No dia da brincadeira, encha as cascas de tinta antes de colocar na colher. Depois, é só apitar o início da corrida.
Ovos decorados
Também dá para usar cascas de ovos vazias para criar ovinhos super coloridos. As crianças podem passar parte da festa pintando as cascas com canetinhas e tintas, deixando a imaginação ir longe mesmo. Só é preciso cuidado para não quebrar a casca. Outra opção é usar ovos cozidos, porque aí a casa não vai quebrar, mas para poder consumí-lo posteriormente talvez seja interessante usar tinta comestível.
Você viu?
Coelhinho sai da toca
Para essa brincadeira, você vai precisar de bambolês ou de giz e apagador para fazer e apagar círculos. Espalhe estes círculos ou os bambolês pelo chão, e cada criança deve se posicionar dentro de um deles. Ao sinal de alguém de fora, que deve gritar "Coelhinho, sai da toca", as crianças devem trocar de "toca" e ir para outro círculo ou bambolê. A cada rodada, um bambolê deve ser retirado do chão ou um círculo apagado. Ganha que conseguir ficar dentro de uma "toca" no final.
Faça você mesmo
Além das brincadeiras de Páscoa mais tradicionais, dá para incluir as crianças na preparação das festas em família. Se você for decorar a casa para o almoço de domingo, por exemplo, por que não pedir para seus filhos preparem desenhos inspirados no feriado ou então produzir bandeirolas de coelhos para enfeitar os cômodos? Também dá para incluí-los na preparação das comidas que serão servidas no dia – e vai ser uma ótima oportunidade para também incentivá-los a comer alimentos que eles normalmente evitam.
Acerte o rabinho
Dentre as ideias de brincadeiras de Páscoa está o "acerte o rabinho", em que você pode reproduzir o desenho do corpo de um coelho em uma cartolina e a diversão fica conta da pessoa que vai ter de acertar o lugar do rabo de olhos vendados. Para isso, você pode usar papel adesivo colorido, que vai servir como o rabo do animal. Cada pessoa pode ter uma cor diferente, e, assim, vai ficar mais fácil de visualizar quem se saiu melhor. Esta é outra brincadeira que toda a família pode participar.
Amigo chocolate
Quem é fã de amigo secreto pode substituir a troca direta de ovos ou a caça aos ovos por um "amigo chocolate". Ele funciona da mesma forma que o amigo secreto, mas o presente já é definido: um chocolate – até porque os ovos de Páscoa estão super caros, então não precisa obrigar todo mundo a levar um ovo, pode ser só uma chocolatinho mesmo.
Leia também: Para celebrar desfralde, menino ganha "chá de cueca" em São Paulo
Gincana
Agora, se sua família for bem religiosa, após a "temporada" de missas da Semana Santa você pode fazer uma gincana de perguntas e respostas sobre o que foi falado nas celebrações ou sobre o que é a data. Será uma forma forma de incluir nas brincadeiras de Páscoa o verdadeiro significado do feriado. E quem acertar mais ganha, é claro, chocolate.