Tamanho do texto

Para que os pequenos possam aproveitar bem a folia, é importante que os responsáveis fiquem de olho também no que eles vão comer e beber

O carnaval no Brasil acontece em meio as mais altas temperaturas do verão, já que costuma ocorrer em fevereiro. Além disso, tanto para adultos, quanto para crianças, a data é sinônimo de muita folia, ou seja, desgaste físico. Por conta disso, é importante que as mamãe e papais não se esquecem de cuidar da alimentação dos filhos também durante as festas.

 Leia também: Confira os blocos de carnaval para crianças que vão rolar em São Paulo

Alimentação das crianças também deve ser uma preocupação dos pais durante as festas de carnaval, até pelo calor da época
Shutterstock
Alimentação das crianças também deve ser uma preocupação dos pais durante as festas de carnaval, até pelo calor da época

De acordo com Gislaine Donelli, nutricionista do Empório da Papinha, o mais importante sobre a alimentação das crianças durante o carnaval é lembrar de respeitar os horários e quantidades de refeições que a criança já está habituada. "Esse é o primeiro passo para manter o equilíbrio nutricional, pois o nosso corpo, principalmente o deles, já memorizou os horários da fome e a necessidade de comer. Por isso a importância de um lanchinho antes da folia ou mesmo uma refeição principal dependendo do horário em que for levar a criança para pular o carnaval."

O que comer antes de sair de casa?

Os bloquinhos e festas acontecem em diferentes horários – um pode ser logo pela manhã, ao mesmo tempo em que outros ocorrem só para o meio da tarde. Sabendo o horário que o seu bloco vai para a rua, defina quando você e seu filho vão sair de casa para organizar melhor o horário de cada refeição. Cada idade tem uma necessidade diferente, claro, mas o mais importante é manter uma alimentação equilibrada e bem variada.

Se vocês forem realizar uma refeição principal, como o café da manhã, almoço ou jantar, a recomendação da especialista é oferecer para a criança um pouco de cada grupo alimentar: carboidrato, proteínas, vitaminas, minerais e fibras.

"Já se for entre essas refeições, os lanchinhos precisam equilibrar fontes proteicas, como leites, iogurtes e queijos, e carboidratos, como pães, biscoitos e bolos integrais, além das frutas ou sucos. Assim será mais fácil manter a saúde do pequeno em dia para curtir esses dias de folia."

E se der fome durante a festa?

Na hora que bater a fome na criança, procure sempre por opções mais frescas e saudáveis e não se esqueça da hidratação
Shutterstock
Na hora que bater a fome na criança, procure sempre por opções mais frescas e saudáveis e não se esqueça da hidratação

A fome também pode bater durante a festa, e é claro que a criança não precisa passar fome e nem terminar a brincadeira mais cedo só por conta disso. Quem prefere comprar o que comer na hora mesmo, na rua, é interessante evitar os alimentos fritos e industrializados. Segundo Gislaine, o melhor é apostar nos lanches mais saudáveis, nas frutas e sucos naturais.

Leia também: 4 ideias de fantasias para crianças inspiradas nos personagens mais queridos

Já quem prefere e pode levar comida de casa, as frutas e os lanches e comidnhas saudáveis são as melhores opções. A nutricionista lembra que, dependendo do alimento, é importante mantê-lo fresco em uma bolsa térmica com gelo em gel. 

Não se esqueça da hidatração!

Estamos no verão, então, mesmo que chova, está quente. O calor faz com que a gente se desidrate mais, e toda mãe ou pai sabe as crianças apenas não param quietas em festas como as do carnaval. Sendo assim, ficam ainda mais desidratadas.

Gislaine plica que uma boa hidratação é fundamental para manter as células saudáveis – e para alguém que ainda está em fase de crescimento isso é essencial. "A água não deve ser substituída por refrigerantes ou sucos industrializados porque não irão hidratar corretamente a criança. Se o pequeno quiser outra opção de bebida, águas de coco e sucos naturais também são bem vindos."

A maior dica da nutricionista, entretanto, vai além das festas de carnaval: "mantenha uma alimentação saudável em todos os momentos da vida!"

Outros cuidados durante o carnaval

Cuidados são importantes para que tudo ocorra bem desde a saída de casa para a folia até a volta, no final do dia
Shutterstock
Cuidados são importantes para que tudo ocorra bem desde a saída de casa para a folia até a volta, no final do dia

As mães, os pais e outros responsáveis também devem escolher bem as vestimentas dos pequenos que vão curtir a folia. Como já é de costume, as fantasias são as roupas prediletas para o carnaval, mas é preciso tomar alguns cuidados para que ela não irrite ou machuque a menina ou menino.

Peças pesadas ou quentes também não são indicadas porque já vai estar calor e a criança vai se desgastar brincando. O melhor são as roupas mais leves e frequinhas. Outro ponto importante do "look mirim" durante as festas são os produtos usados na pele. Há um maior uso de maquiagem, tintas e brilhos, então é preciso prestar atenção se não vai causar algum tipo de irritação. Atenção também na hora de dormir: é importante que a pele da criança esteja bem limpa e sem resíduos das tintas.

Já em relação à segurança das crianças durante o carnaval é importante buscar a programação adequada para os menores de idade. Há, sim, festas e blocos de adultos que são abertos a bebês e crianças, mas nem sempre isso acontece. É importante verificar esta questão antes de programar o carnaval em família. Os blocos infantis, por outro lado, são uma opção mais segura. 

Especialistas indicam também os pais colocarem na criança algum tipo de identificação, como pulseiras ou etiquetas pregadas na roupa, com o nome, endereço e telefone dos pais. As criancas nem sempre conseguem passar as informações que precisam quando se perdem, então esta é uma forma de ajudar na busca por um filho que se perdeu. 

Quando a folia ocorre em um lugar aberto, é interessante mostrar para as criancas pontos de referância fixos, como uma placa, barraca ou prédio diferenciado, para que ela saiba sempre o local onde os pais estão. Desta forma, em um momento de distração, a menina ou menino não vai sair correndo por achar que está perdida. É importante também orientar o pequeno a sempre procurar a ajuda com a segurança no local caso se perca dos responsáveil. Mostre para seu filho quem são os policiais e seguranças e com quem ele pode falar se não te encontrar. Também é importante falar para o pequeno não acompanhar estranhos.  

Pode parecer muita coisa, mas cuidar da alimentação, conforto e segurança das crianças ajuda a garantir um carnaval alegre e sem imprevistos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.