Para construir um mundo mais justo, é essencial abordar a questão de gênero e a igualdade entre homens e mulheres com as crianças. Para isso, os livros infantis são ótimos aliados, afinal, as histórias que lemos e ouvimos na infância nos ajudam a construir nosso futuro.
Leia também: Como ensinar uma criança a ler? Veja as dicas
Pensando nisso, listamos 7 livros infantis que quebram com os estereótipos de gênero e mostram muito mais do que princesas perfeitas em seus castelos e príncipes encantados. Confira:
1. Para educar crianças feministas
Lançado recentemente, "Para educar crianças feministas" é um manifesto escrito por Chimamanda Ngozi Adichie com quinze sugestões de como criar as crianças de forma igualitária e dentro de uma perspectiva feminista . "Nunca lhe diga para fazer ou deixar de fazer alguma coisa 'porque você é uma menina'", é um dos conselhos.
2. Coisa de menina
Autora e ilustradora, Pri Ferrari quer romper com a ideia de que existem coisas para meninas e para meninos. "Por que, então, temos que nos adaptar a certos padrões de comportamento? Por que ainda dizem por aí que certas coisas não são apropriadas para mulheres?", diz a apresentação do livro.
Leia também: 5 dicas para fazer uma biblioteca para as crianças em casa
Você viu?
3. A princesa e a costureira
O livro conta a história da princesa Cíntia, que quando nasceu foi prometida em casamento para um príncipe do reino vizinho. Quebrando com todas as expectativas, ela se apaixona por Isthar, a costureira do seu vestido de casamento.
4. Olívia não quer ser princesa
Será que todas as meninas querem ser princesas? Parece que não. É isso que o livro de Ian Falconer pretende mostrar. Ao contrário de suas amigas, a porquinha Olivia não quer vestidos rosa e varinha de condão.
5. Eugênia e os robôs
Eugênia mostra a todos que ciência é, sim, coisa de garota! A personagem de 11 anos é apaixonada por elétrica e mecânica que vive em um cenário parecido com um filme de ficção científica.
6. A Cinderela mudou de ideia
O livro conta a história de uma personagem que se sente sufocada com um destino que não planejou: casar-se com um príncipe. Felizmente, Cinderela conhece a fada do Chega!, que mostra a ela que as mulheres podem ser e querer muito mais do que isso.
Leia também: Filosofia polêmica propõe educar crianças fora de padrões de gênero
7. Histórias de ninar para garotas rebeldes
A publicação reúne 100 histórias inspiradoras sobre a vida de mulheres extraordinárias que viveram em diferentes épocas. Além disso, o livro foi ilustrado por artistas do mundo todo. "Um mundo onde gênero não defina quão alto você pode sonhar nem quão longe você pode ir", diz a apresentação do livro.
Escolha alguns livros infantis e prepare um cantinho confortável em casa para reunir os pequenos e ler histórias inspiradoras!