Ler traz inúmeros benefícios para as crianças , desde de um vocabulário mais rico até o estimulo à criatividade. Por isso, é muito importante incentivar uma rotina de leitura desde os primeiros anos de vida. Para facilitar o processo e criar esse hábito, você já pensou em montar uma biblioteca em casa para os pequenos?
+ Como ensinar uma criança a ler? Veja as dicas
Inicialmente a ideia pode parecer difícil, mas com um pouco de criatividade e organização é possível transformar um canto da casa e criar uma biblioteca adequada aos pequenos. Quer saber como? Reunimos 5 dicas de arquitetos e que estão combando nas redes sociais de como fazer e organizar o ambiente da melhor forma:
1) Escolha um espaço
A primeiro passo é escolher um local adequado em casa, pode ser um canto do quarto da criança ou até mesmo uma parede vazia. É possível adequar o projeto ao espaço que você tem disponível.
2) Aposte na criatividade
É muito importante que a criança consiga manusear, sentir e tocar nos livros. Para isso, não poupe criatividade! Você pode montar estantes e prateleiras em uma altura acessível aos pequenos ou, então, posicionar caixas e cestos no chão.
Você viu?
+ Como estimular a criatividade do seu filho
3) Crie um ambiente aconchegante
A criança deve se sentir confortável no ambiente escolhido. Atente-se para iluminação do local e posicione almofadas, tapetes e puffs para que o cantinho da leitura fique mais aconchegante.
4) Envolva a criança na organização
Faça seu filho participar de todo o processo, desde o planejamento até a execução e tabém a organização dos livros. Vocês podem pensar juntos em qual o melhor lugar da casa para montar o ambiente e qual a forma mais adequada de separar os títulos. Como o local terá as escolhas da criança, poderá se tornar ainda mais atrativo à ela.
5) Quantidade de livros
Não há um número exatos de livros para que a criança comece a ter uma biblioteca. O mais importante é que ela entre em contato com diferentes tipos de obras literárias adequadas à idade e que isso se torne um hábito. Para renovar os títulos com frequência, procure alternativas econômicas e criativas, como por exemplo, propor uma troca de livros entre primos e colegas.