Ler traz inúmeros benefícios para as crianças , desde de um vocabulário mais rico até o estimulo à criatividade. Por isso, é muito importante incentivar uma rotina de leitura desde os primeiros anos de vida. Para facilitar o processo e criar esse hábito, você já pensou em montar uma biblioteca em casa para os pequenos?

Como ensinar uma criança a ler? Veja as dicas

Criar uma biblioteca em casa pode estimular o hábito de leitura
Pinterest
Criar uma biblioteca em casa pode estimular o hábito de leitura

Inicialmente a ideia pode parecer difícil, mas com um pouco de criatividade e organização é possível transformar um canto da casa e criar uma  biblioteca adequada aos pequenos. Quer saber como? Reunimos 5 dicas de arquitetos e que estão combando nas redes sociais de como fazer e organizar o ambiente da melhor forma:

1) Escolha um espaço

A primeiro passo é escolher um local adequado em casa, pode ser um canto do quarto da criança ou até mesmo uma parede vazia. É possível adequar o projeto ao espaço que você tem disponível. 

2) Aposte na criatividade

É muito importante que a criança consiga manusear, sentir e tocar nos livros. Para isso, não poupe criatividade! Você pode montar estantes e prateleiras em uma altura acessível aos pequenos ou, então, posicionar caixas e cestos no chão. 

Você viu?

Como estimular a criatividade do seu filho

3) Crie um ambiente aconchegante

A criança deve se sentir confortável no ambiente escolhido. Atente-se para iluminação do local e posicione almofadas, tapetes e puffs para que o cantinho da leitura fique mais aconchegante. 

4) Envolva a criança na organização

Faça seu filho participar de todo o processo, desde o planejamento até a execução e tabém a organização dos livros. Vocês podem pensar juntos em qual o melhor lugar da casa para montar o ambiente e qual a forma mais adequada de separar os títulos. Como o local terá as escolhas da criança, poderá se tornar ainda mais atrativo à ela.

5) Quantidade de livros

Não há um número exatos de livros para que a criança comece a ter uma biblioteca. O mais importante é que ela entre em contato com diferentes tipos de obras literárias adequadas à idade e que isso se torne um hábito. Para renovar os títulos com frequência, procure alternativas econômicas e criativas, como por exemplo, propor uma troca de livros entre primos e colegas. 

Qual a quantidade ideal de brinquedos para o meu filho?

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!