Há uma leitura ideal para cada idade, desde os primeiros meses do bebê. Os pais devem soltar a imaginação e conquistar os pequenos com as histórias

O sucesso na alfabetização dos pequenos está ligado ao hábito de ler. Mas, como ensinar uma criança a ler? O segredo é relacionar a leitura a um momento de diversão da família, envolvendo os pequenos desde as primeiras semanas de vida no mundo dos livros e mostrando o prazer desse hábito. 

14 atividades para estimular a coordenação motora das crianças

Como ensinar uma criança a ler? Explorar a imaginação e o universo fantástico podem auxiliar os pais nessa tarefa
Pinterest
Como ensinar uma criança a ler? Explorar a imaginação e o universo fantástico podem auxiliar os pais nessa tarefa

Pensando em como ensinar uma criança a ler , a diretora exetutiva do jornal infantil Joca, Stéphanie Habrich, elaborou dicas e recursos que podem ser explorados pelos pais. Confira: 

Nos primeiros meses

Antes da criança completar um ano,o ideal é ler canções de ninar, apostando em livros de pano e plástico. Além de carregar boas histórias, eles viram brinquedos para os bebês.

É importante usar a imaginação e não se limitar ao texto escrito, explorando as imagens e as texturas das páginas. 

Assim que vão crescendo e aumentando os níveis de cognição, é possível avançar para poemas e histórias com rimas. Nesse momento, a músicalidade dos versos é uma grande aliada! As histórias devem ser curtas, de um a cinco minutos. 

Temas concretos

Até os três anos de idade deve-se manter os temas concretos e que fazem parte do cotidiano da criança, como animais e festas de aniversário. É importante lembrar que as crianças gostam de saber o que acontecerá na história. Por isso, não evite a previsibilidade e nem se canse de ler o mesmo livro repetidas vezes.  

Estimular a imaginação

Outro recurso importante é estimular a imaginação. A partir dos quatro anos, as crianças já começam a se interessar pelo universo mágico e fantástico. Então, além de continuar com as rimas que auxiliam no desenvolvimento da consciência fonológica, é interessante ler livros com imagens que exercitem a imaginação.  

Como estimular a criatividade do seu filho

Interagir

É importante interagir com a criança durante o momento da leitura. Para isso, faça perguntas e confira o quanto ela entendeu da história. Isso pode ser feito antes, durante ou depois de ler. Fazer isso vai garantir a atenção e compreensão, além de colaborar para o alcance do livro e para o desenvolvimento do hábito de leitura.  

Separar os livros por gêneros

Ao separar as leituras por ficão, não-ficção, fantasia, poemas e contos de fadas, a criança resume a história mentalmente e consegue identificar o gênero de uma leitura. Isso é uma estratégia de desenvolvimento das habilidades leitoras e trabalha a memória dos pequenos. Para deixar o processo de classificação dos livros mais divertido, crie desafios para as crianças categorizarem os livros.

Ler em voz alta

Mesmo quando as crianças já estiverem mais fluentes na leitura, deve-se continuar o hábito de ler em voz alta para os filhos. Essa prática é importante no processo de como ensinar uma criança a ler, para que eles tenham o contato com leitores mais experientes e também fortaleçam os laços entre a família. 

+ Aprenda exercícios básicos para estimular a inteligência do bebê

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.