A jornalista Rayanne Albuquerque conta que trabalhar exclusivamente com mulheres se tornou um propósito; conheça a história e o trabalho da estrategista digital
Acervo pessoal
A jornalista Rayanne Albuquerque conta que trabalhar exclusivamente com mulheres se tornou um propósito; conheça a história e o trabalho da estrategista digital

No início do ano, a jornalista Rayanne Albuquerque, 26, decidiu que queria migrar de carreira. Para isso, fez uma escolha que pode ser considerada ousada: há três meses, ela decidiu largar o emprego CLT em uma redação para se jogar de cabeça na carreira de estrategista digital. Agora, ela ajuda mulheres a consolidarem os próprios negócios no mundo das redes sociais, ensinando planejamento e estratégia digital com acolhimento e acessibilidade.

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Com sete anos de experiência no mercado de comunicação, Rayanne conciliava desde 2018 a rotina de social media com a de repórter para conseguir uma renda extra. Até que, há seis meses, ela notou que a renda do segundo emprego extrapolou muito a do primeiro. “Foi quando eu percebi que, na verdade, essa poderia ser a minha primeira profissão”, diz.

Rayanne explica que fazer jornalismo foi uma das melhores decisões da vida dela. Além do ofício conseguir abranger diversas áreas de atuação e oferecer a possibilidade de conhecer histórias, a formação tem um significado a mais: ela foi a primeira pessoa de sua família a ingressar na universidade.

Foi o jornalismo que conseguiu fazer Rayanne alçar voos altos, como se mudar para São Paulo (a especialista é natural de Recife) e ter uma formação também no exterior – a jornalista é bacharel e mestre pela Universidade Federal de Pernambuco, mas estudou por um ano na Universidade de Coimbra, em Portugal, durante a graduação.

Por mais que adore a profissão, uma grande parte do desejo da migração de carreira foi impulsionado pelos percalços que acompanham a rotina jornalística. Ela afirma que tinha pouco tempo para pensar no próprio bem-estar devido ao ritmo de trabalho exaustivo, algo que acabou a adoecendo.

“Além da jornada de segunda a sexta, tinham os plantões de fim de semana e feriado. Me vi em uma situação em que não tive nem férias, nem uma semana de folga, de 2014 até 2020. Eu não odiava fazer o que eu fazia, mas não aguentava mais a forma como fazia”, relata.

Por mais que gostasse e acreditasse na profissão que escolheu, Rayanne se viu em meio a um dia a dia desgastante em que não conseguia ter momentos de lazer ou mesmo telefonar para a família no fim do dia. No fim de 2020, ela foi diagnosticada com  síndrome de burnout que desencadeou nela diversas crises de ansiedade e esgotamento excessivo.

Apesar de ter recebido muito apoio de colegas de profissão, familiares e amigos, ela percebeu que tinha mais vida para viver fora da redação. Optou por ouvir os sinais de desgaste físico e emocional para mudar de rumo. "Foi uma decisão muito baseada na minha saúde mental", lembra.

A estrategista reforça que a migração de carreira não é um processo simples. Muito pelo contrário. Ela vê que fatores sociais, como desigualdade social e crise econômica, podem dificultar essa jornada para muitas pessoas que precisam se manter em trabalhos em que não estão felizes para conseguir pagar as contas. Ela lembra que muitos familiares se preocuparam com Rayanne quando ela própria decidiu deixar o trabalho consolidado para se dedicar a outra carreira.

"Claro que não é fácil largar uma CLT em uma economia tão vulnerável, em que as previsões do país não são boas. Ao mesmo tempo, falando da minha experiência, tive outros ganhos com essa jornada, como não ter pavor dos domingos, que eram dias em que eu tinha crises de choro. Antes eu sentia que sobrevivia. Por mais que tenham dias difíceis, hoje eu consigo dormir mais tranquila e acordar em uma segunda-feira sem pensar que o mundo está acabando".

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Estratégia digital

Com um feed caprichoso e dicas poderosas para quem quer criar conteúdo nas redes sociais, Rayanne deixou de usar o Instagram apenas como perfil pessoal, fazendo dele a sua marca. Vídeos ensinando a compor uma iluminação de fundo, carrosséis que esmiúçam os bastidores da profissão e as tendências no digital ou mesmo dicas de fontes para usar em infoprodutos estão entre os conhecimentos que ela compartilha todos os dias.

A ideia vai além de fazer o próprio feed de vitrine, mas de laboratório para provar que tudo o que ela aprendeu ao longo da carreira (e que pode ensinar em suas consultorias) de fato funciona. Ao trabalhar com contas que vão de perfis de políticos a escritórios de arquitetura e marcas luxuosas de lingerie, ela percebeu erros frequentemente cometidos por marcas que acabam atrapalhando o crescimento dos negócios.

“O que eu via era que as pessoas pegavam uma foto, colocavam uma legenda e só. Mas só isso não é o suficiente. O que as pessoas querem saber é como o que elas estão vendo podem transformar o que vivem, como aquela pessoa ou produto pode agregar para elas. É preciso que exista uma humanização da marca para gerar conexão fora da tela. Foi ali que percebi que tinha uma oportunidade”, conta Rayanne.

O principal serviço oferecido por Rayanne é uma consultoria em que ensina mulheres a colocarem em prática estratégias para aumentar o alcance de postagens nas redes – e, consequentemente, aumentar o funil de vendas. Análises de mercado, diagnóstico de perfil e auxílio para criar um planejamento de postagens são apenas algumas das várias funções que compõem o trabalho.

“Inicialmente faço um diagnóstico de tudo o que pode melhorar – por isso falo que é como uma consulta. É um trabalho de mão dupla: a cliente precisa executar tudo o que a gente planejou, se não não funciona”, explica Rayanne. O acompanhamento é por reuniões ou via WhatsApp (nesse último caso, o contato é diário). A ideia é fazer com que as empreendedoras consigam gerar engajamento, mas também autoridade e conexão no ramo de atuação.

No Instagram, ela também transmite os conhecimentos para que outras mulheres na comunicação possam trabalhar como estrategistas digitais e captar os próprios clientes. “Esse é um trabalho que não é ensinado por ninguém. Aprendemos a fazer arte e legenda, mas esquecem que tudo tem que ser mais sustentável do que somente um conteúdo para Instagram. Então, tento dar esse suporte”, conta.

Síndrome da impostora

A estrategista diz que sente realização ao ver que cada vez mais mulheres se engajam com o conteúdo que ela produz. Com fala tranquila e postura confiante, Rayanne frequentemente aparece nos stories para conversar, e até a mínima informação é preenchida com belas fotos e fontes organizadas. A ideia dela é mostrar que não existem soluções mágicas, mas explicar com clareza como estratégia, consistência e planejamento são os pilares para se destacar no digital.

Apesar de feliz, ela diz que não fica surpresa com os resultados que têm alcançado e com a expansão do próprio perfil: “Eu sabia que o crescimento seria inevitável a partir do momento que eu começasse a utilizar tudo que sei comigo mesma. Sempre deu certo com as marcas e com outras empresas”, avalia.

Só que chegar a essa postura não foi nada fácil, principalmente devido ao medo da exposição. Antes de se dedicar totalmente ao planejamento digital, a jornalista não gostava de expor a vida pessoal. Era low profile. “Preferia ficar nos bastidores porque sempre trabalhei muito bem assim. Ser a protagonista não era para mim, fui formada para ouvir histórias e saber contá-las”, diz. Essa preocupação a fez adiar algumas vezes a migração de carreira.

No entanto, ela percebe que esse medo tem uma raiz ainda mais profunda. Rayanne vê que o machismo estrutural educa mulheres a não exporem seus conhecimentos e, como consequência, a não receberem méritos por suas conquistas ou feitos.

“Evitava falar que estudei em Coimbra, por exemplo, porque achava que seria muito arrogante ao abordar a minha formação no exterior; quando isso é apenas a realidade. Faz parte da minha história, mas achava que soaria mal. Sempre caía na bolha da síndrome da impostora ”, relata.

O ponto de virada para saber lidar com isso veio quando, na terapia, Rayanne foi questionada se sentiria a mesma pressão para determinadas situações caso fosse um homem; uma pergunta que sempre ecoa na cabeça dela.

“Quando a impostora vem falar comigo eu me questiono se eu me retiraria de certas situações ou deixaria de contar fatos sobre a minha vida se fosse um homem. Cheguei a conclusão de que 90% das vezes a resposta é não”, pensa. “Pelo meu gênero, não me sinto autorizada a ser quem eu sou e falar sobre isso. Mas se eu fosse um cara eu não duvidaria disso. Eles têm mais coragem e são mais estimulados a falar sobre si mesmos”.

“Por conta do gênero, a gente acaba sentindo que não está autorizada a falar sobre o que a gente faz. Até hoje, quando posto algo sobre a minha vida, me pergunto: ‘Será que isso é necessário? Será que exagerei?’. Comecei a perder o medo quando percebi que, na verdade, é uma insegurança socialmente imposta a nós. Mas, na vida real, nem sempre é fácil”, reforça Rayanne.

A estrategista passou a perceber que esse é o mesmo medo que as mulheres que chegam até ela sentem. “Ouço muito assim: ‘Não queria falar sobre o que eu faço, acho que não tô pronta’. Essa insegurança vem de mulheres de quase todo Brasil, com anos de experiência, que trabalham há anos nos bastidores de outras marcas que são geralmente dirigidas por homens que protagonizam esse lugar”, analisa.

Essa insegurança generalizada, somada a estruturas sociais que dificultam a ascensão de diversas mulheres, foi o que a fez direcionar todos os cuidados para as mulheres – tanto que, ela analisa, essas profissionais estão se destacando no digital tardiamente porque não sabiam da possibilidade de alcançar esse espaço anteriormente.

Portanto, trabalhar exclusivamente com mulheres é o que mais faz sentido para a vida de Rayanne. Ao longo do processo, toda conquista é celebrada em união. “Estamos caminhando juntas nesse processo – um processo que engloba muitas questões, principalmente para mulheres negras que não são do eixo Sudeste do Brasil. Essas mulheres sofrem ainda mais”, afirma. “Quando trabalho com mulheres, vejo que faz mais sentido para minha vida. É uma questão de propósito”.

“É bom viver em rede com outras empreendedoras e amigas que estão nesse mesmo caminho. É um lembrete para saber que o processo não vai funcionar da noite para o dia, mas que tudo é possível dentro do nosso ritmo. Podemos ser donas das nossas narrativas”, acrescenta.

Migração de carreira

Ter uma rede de apoio, muito planejamento e organização são pilares que Rayanne considera importantes para quem quer migrar de carreira. No primeiro momento, o ideal pode ser desempenhar a nova função no tempo livre para não deixar o emprego de onde vem a renda do mês: “Vai ser sofrido no primeiro momento, mas só com a vivência dá para sentir firmeza no novo caminho”.

Ela aponta que, no menor sinal de desconforto e de desejo de mudança, é preciso dar ouvidos ao incômodo: “Às vezes, passamos muito tempo colocando isso debaixo do tapete, sendo que essa angústia pode nos levar para longe dessa situação. Essa ruptura machuca porque muda o processo financeiro e emocional, mas pode ser necessário um novo ciclo para que a gente consiga começar de novo”.

“Não existe fórmula mágica. O processo de troca de carreira é muito doloroso, mas se a pessoa sente que a vida como está não faz sentido, o melhor passo a se fazer é atravessar essa jornada. Vai ser difícil, mas no fim é muito gratificante. É preciso ter muita disciplina, dedicação e estrutura, manter a constância e a estratégia. O resto é só ir caminhando”, indica.

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