Pedro estupra Cínthia; personagem era considerado galã nos anos 2000
Reprodução/Globo
Pedro estupra Cínthia; personagem era considerado galã nos anos 2000


O ator José Mayer interpretou Pedro na novela 'Laços de Família',  de Manoel Carlos, produzida em 2000, mas que está sendo reprisada na Globo. Algumas cenas em que o personagem abusa de mulheres estão sendo criticadas nas redes sociais. No passado, elas passaram batido pelos telespectadores e o  ator era considerado um super galã com seu personagem abusivo.

Em uma delas, Pedro estupra Cínthia, interpretada pela atriz Helena Ranaldi. Em um celeiro, enquanto a veterinária cuida de um cavalo, o personagem de Mayer chega e diz que quer conversar sobre o relacionamento dos dois. Em seguida, ela nega, mas ele insiste e diz que os dois podem ir para um motel. Ela continua negando, quando ele a empurra no feno, a imobiliza e a estupra.

Depois, ele ainda explica a cena, que foi flagrada por Íris -com quem também se relaciona. Ele a descreve como uma "imprudência". "Queria te dizer que fui imprudente sobre aquela história, sobre a Cínthia. Mas queria que você entendesse que eu sou homem, adulto, tenho minhas necessidades", diz.


No Twitter, vários telespectadores da novela ficaram horrorizados com a cena que, na época, não teve tanta repercussão e foi, inclusive, considerada como algo sensual.

"A Rede Globo poderia fazer o mínimo e cortar as cenas de estupro e assédio do Pedro com a Cínthia em laços de família. Dá nojo e vergonha assistir isso ao som de uma trilha sonora romântica", disse um internauta. "Nem uma mensagem de alerta ou telefone no final eles exibem. Assistindo essas cenas eu sempre penso 'que bom que os tempos mudaram e cenas como essas não são mais consideradas normais'", respondeu outro.

O Ligue 180 é um serviço de utilidade pública essencial para o enfrentamento à violência contra a mulher. Além de receber denúncias, a central encaminha o conteúdo dos relatos aos órgãos competentes e monitora o andamento dos processos, segundo informações do site do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.






Ainda em 'Laços de Família', Pedro se envolveu com Íris, interpretada por Deborah Secco, que era 30 anos mais nova que ele. Além de a trair frequentemente, há uma cena em que o personagem de Mayer a agride fisicamente. Na cena a garota estava prestes a sair para se divertir. Ele a manda tirar a maquiagem e trocar de roupa.

Depois de Íris se negar, ele a arrasta para o banheiro, onde tira, ele mesmo, a maquiagem da jovem com um pano. "Maquiagem é coisa de mulher, não de menina", fala Pedro, enquanto a personagem de Deborah diz que ele está a machucando. No fim da cena, Pedro a arrasta pelos cabelos até o chuveiro e, depois, a estapeia. 


Nos comentários do vídeo, que está disponível no Facebook, uma usuária comentou: "Essa novela mostra o machismo, mostra homem bater em mulher. E o pior é que muitos aplaudem as atitudes, mesmo sendo novela, é ridículo". "O autor de 'Laços de Família' não tinha noção, né? Eu tenho muito ranço e fico incomodado com as cenas do Pedro. Ele força sexo com a Chíntia, bate na Iris e ainda leva o título de galã", comentou outro, no Twitter.

Vale lembrar que José Mayer está afastado da televisão justamente por supostas atitudes abusivas. Em 2017, o ator foi acusado de assédio sexual por uma figurinista que trabalhava com ele na novela 'A Lei do Amor', de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari.

Veja a repercussão das cenas no Twitter atualmente:









    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!