No ano de 2019, foram registrados 1.326  crimes de feminicídio em todo Brasil. O crescimento foi de 7,1% em relação ao ano de 2018, em que foram registrados 1.229 ocorrências. O dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2020 , elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).


Dados de feminicídio no Brasil em 2019 foram divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP)
Pexels
Dados de feminicídio no Brasil em 2019 foram divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP)


“De forma geral, são considerados feminicídios aqueles casos em que a mulher é morta por sua condição de mulher e é muito comum que sejam resultado de violência  doméstica, praticado em geral pelo cônjuge ou parceiro, apresentando muitas vezes um histórico de agressões sucessivas, ou casos de menosprezo justamente em relação à condição de mulher”, define o documento.

Você viu?

“Neste último, o que está em jogo é a questão da discriminação de gênero, geralmente ligada a situações de humilhação e dominação”, acrescenta.

De acordo com o anuário, cerca de 648 dessas mortes aconteceram no primeiro semestre de 2020. Assim, houve um crescimento de 1,9% de casos de feminicídio comparado ao primeiro semestre do ano de 2019.

Perfil de vítimas de feminicídio e autores do crime

A maior parte das vítimas de feminicídio no Brasil são mulheres negras . Elas representam 66,6% das mortes, seguidas pelas mulheres brancas (33,1%) e amarelas (0,3%). Além disso, 56,2% das vítimas são de faixa etária entre 20 e 39 anos.

Na grande maioria dos casos de feminicídio, a vítima foi  morta pelo próprio companheiro ou ex-companheiro. Esse índice é próximo de 90%. Quatro por centro são parentes da vítima e 3,1% são conhecidos. Apenas 2,6% dos crimes foram cometidos por desconhecidos.

O levantamento ainda afirma que 53,6% dos assassinatos foram feitos por arma branca, 26,9% por arma de fogo e 19,5% de outras maneiras. Quase 59% foram mortas dentro da própria residência.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!