Para promover a diversidade, a hashtag - #DisabledPeopleAreHot - algo como “Pessoas com deficiência são sexy”, em tradução livre para o português, começou a circular nas rede sociais nesta semana. Rapidamente, diversos usuários do Twitter e do Instagram compartilharam suas fotos de forma otimista para celebrar as diferentes formas existentes de beleza .
O movimento reuniu diversas imagens e depoimentos e, com as publicações, as pessoas com deficiência lutam pelo fortalecimento da autoestima. Os usuários mostram que todos os tipos de doenças e deficiências não são limitantes e que é possível, sim, ser sexy do jeito que é. Confira!
No Twitter, o perfil @thegaycousin, que pertence ao jovem Jehan, de 20 anos, escreve: “Eu estou com muita dor a maior parte do tempo e manco permanente, mas eu ainda amo a moda e a autoexpressão. Ter uma deficiência e ser atraente não são coisas mutualmente exclusivas. Todos os corpos são bonitos, mesmo que não sejam o que você considera normal.”
Outra usuária - @khiarial - também usou a hashtag e contou uma história que aconteceu em sua vida. “Tinha um cara dizendo que eu sou bonita demais para estar em uma cadeira de rodas e que, se não fosse por ela, ele namoraria comigo. De qualquer maneira, ainda estou aqui sexy e não incomodada por sua ignorância”.
Já a internauta @EhlersDanlosgrl, por sua vez, compartilhou a hashtag junto com um desabafo. “Preconceituosos dizem ‘você parece muito bonita para ser deficiente ’ ou ‘se você fosse deficiente, não estaria usando toda essa maquiagem' e blá blá blá. De acordo com eles, eu não posso ser sexy e deficiente. Eles acreditam que são coisas mutuamente exclusivas. Que trágico para eles.”
Confira mais posts de pessoas com deficiência
"Eu evito todo o tipo de fotos que incluem minha deficiência porque eu não me vejo assim. Levou muito tempo para que eu aceitasse que eu sou bonita – com ou sem meu braço nas fotos."
Você viu?
"De acordo com os preconceituosos, eu não posso ser bonita e ter uma deficiência. Eles me veem na minha vaga no estacionamento, apontam para o meu rosto, e então para a minha placa e balançam o dedo. Este é apenas um exemplo de como deficiência não tem a ver com não ser atraente. Nunca!"
E entre as publicações de pessoas com deficiência com a hashtag #DisabledPeopleAreHot tem uma brasileira, que posta duas fotos em que aparece na cadeira de rodas. Por mais posts inspiradores assim!