Tamanho do texto

Andar descalça aumenta a cólica? Posso lavar o cabelo menstruada? Será que você sabe o que é crença e o que é verdade sobre o seu período menstrual?

Mesmo sendo algo presente na vida da maior parcela da população mundial, a menstruação ainda é um tabu. Assim como muitos outros  temas ligados às questões femininas , esse assunto não é tão discutido quanto deveria e muitas mulheres acabam ficando com dúvidas sobre o funcionamento do próprio corpo e acabam criando mitos e verdades sobre menstruação. 

Os mitos e verdades sobre menstruação caem na crença popular porque assuntos ligados ao corpo da mulher são tabus
shutterstock
Os mitos e verdades sobre menstruação caem na crença popular porque assuntos ligados ao corpo da mulher são tabus

Segundo estudo global realizado pela marca de absorventes Sempre Livre em parceria com a  KYRA Pesquisa & Consultoria, 54% das mulheres não sabiam absolutamente nada ou tinham poucas informações dos mitos e verdades sobre menstruação antes da menarca. A pesquisa foi realizada com 1,5 mulheres que têm entre 14 e 24 anos e vivem em cinco países: Brasil, Índia, África do Sul, Filipinas e Argentina.

Para desvendar o que é realmente uma ideia criada e o que é real sobre o  período menstrual , o Delas conversou com a ginecologista, obstetra e sexóloga Erica Mantelli. Afinal, mesmo que as mulheres ainda tenham dificuldades para lidar com o problema, é essencial conhecer o próprio corpo e saber o que realmente acontece com você nesse momento; confira:

1. Mulheres que convivem no mesmo ambiente costumam menstruar na mesma época.

Verdade! De acordo com Erica, a menstruação é uma variação hormonal, e hormônios podem ser alterados a partir de fatores externos. "A ansiedade, o estresse, a rotina, a alimentação, tudo isso pode influenciar. E se mulheres convivem em um mesmo ambiente e com as mesmas condições, isso costuma influenciar o ciclo de todas, igualmente", explica.

2. Andar descalça realmente pode piorar a cólica.

Mito. "Essa crença surgiu da ideia de que o chão frio poderia influenciar na cólica, mas isso não faz sentido já que a cólica é uma contração no útero", diz a especialista. Segundo ela, o que realmente acontece é que as mulheres podem ficar mais sensíveis à dor e, por causa disso, as pessoas começaram a acreditar nisso como um dos mitos e verdades sobre menstruação.

3. O período menstrual favorece o aparecimento de espinhas no rosto.

Verdade! As mudanças hormonais que acontecem durante a menstruação fazem com que as glândulas sebáceas aumentem a secreção e, consequentemente, a acne. Mas esse não é o único motivo, já que as espinhas também podem ser causadas pela alimentação.

4. A mulher engorda no período menstrual?

Mito! Apesar de ser uma crença popular entre os mitos e verdade sobre mentruação, Erica afirma que mulher pode ficar inchada, mas não engordar. "O período pré-menstrual pode causar um inchaço na região abdominal por conta das alterações hormonais (as alterações do estrógeno e da progesterona, especialmente)", completa. 

5. Ter relação sexual no período menstrual é mais prazeroso?

Depende. Segundo a especialista, esse é um daqueles mitos e verdades sobre menstruação que não dá para afirmar com 100% de certeza porque o sexo é diferente para cada mulher, mas que pode acontecer com algumas, sim. "Durante o período menstrual, há um aumento da irrigação de sangue na região pélvica e, com isso, a mulher tem mais facilidade para se lubrificar e mais sensibilidade para atingir o orgasmo", explica a profissional. 

6. Suspender a menstruação faz mal à saúde?

Mito. A mulher não corre risco de saúde ao suspender a menstruação. Mesmo assim, a médica faz um alerta importante: "Sangrar todo mês é um sinal de que o organismo da mulher está funcionando adequadamente. E quando não há menstruação pode indicar problemas nas glândulas tireoide e suprarrenal", diz.

7. Transar menstruada aumenta o risco de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)?

Verdade. "Esse risco fica maior durante a menstruação porque o sangue é um meio de cultura, ou seja, contém todos os nutrientes necessários para o crescimento de microrganismos como bactérias, fungos e vírus", afirma Erica. Por isso, é importante ter conhecimento dos mitos e verdades sobre menstruação, da  transmissão de ISTs  e nunca esquecer de usar camisinha, independente de estar no período menstrual ou não.

8. TPM não existe. É tudo psicológico?

Mito! Segundo a especialista, a tensão pré-menstrual acontece porque a alteração hormonal no período que precede a menstruação mexe com todo o organismo. "É uma doença que contém mais de 200 sintomas associados e pode ocorrer em mais de 50% das mulheres devido às oscilações hormonais, mas também depende da sensibilidade de cada uma", explica.  Geralmente, a TPM começa até 10 dias antes da menstruação e termina quando ela chega.

9. Faz mal lavar o cabelo estando menstruada?

Mito. Não há nenhum mal em lavar os cabelos durante o período menstrual. "Esse faz parte daqueles mitos e verdades mais antigos e populares, mas que não existe nenhuma relação com a piora da menstruação ou das cólicas. Inclusive, para as mulheres que estão na TPM, é bom tomar um banho relaxante, lavar a cabeça e fazer uma massagem no couro cabeludo pode ajudar a aliviar a dor na cabeça, muitas vezes relacionada com a TPM", diz a médica. 

10. Absorvente interno ou coletor menstrual podem romper o hímen?

Verdade. O absorvente interno ou coletor menstrual podem, sim, romper o hímen. Entretanto, tudo vai depender da forma como são colocados. No caso do OB, já existem opções em tamanho mini, indicados para mulheres que nunca tiveram relação sexual, mas com o coletor mentrual é um pouco mais difícil, principalmente por causa do tamanho. 

"Esses absorventes internos que são de tamanhos menores são introduzidos justamente pelo local onde há a passagem do sangue. Porém, se a mulher não for bem orientada e, também, dependendo da posição que ela faça a inserção do absorvente interno, o hímen pode se romper por conta da má colocação", afirma Erica. 

Segundo ela, é comum encontrar mulheres que mesmo nunca tendo relação desejam colocar o coletor menstrual, e essa não é questão que vá impedi-la de usar. "Mas é importante que ela saiba que durante a inserção o hímen pode se romper por conta do tamanho do coletor menstrual na hora da abertura e da retirada." 

Nesses casos, é importante conversar com um especialista que possa orientar e conversar sobre o uso desses itens e todos os riscos envolvidos, apresentando todas as opções . "O médico também deve explicar que ser virgem ou não está relacionado com o fato da mulher ter ou não ter tido relação sexual e não com a presença do hímen", completa. 

Como romper com os mitos e verdades sobre menstruação?

A melhor forma de 'romper' com a ideia dos mitos e verdades sobre menstruação e ensinar as meninas desde a infância
shutterstock
A melhor forma de 'romper' com a ideia dos mitos e verdades sobre menstruação e ensinar as meninas desde a infância

Em entrevista prévia ao Delas  sobre os tabus que cercam a menstruação  , a ginecologista da clínica Mais Excelência Médica Caroline Melo Magnani, uma forma de quebrar essa ideia de que o período menstrual é um "assunto secreto" é o autoconhecimento. Consequentemente, quando as mulheres entedem o sobre o próprio corpo e compartilham suas experiências, o assunto começa a se tornar algo natural e cada vez mais comentado. 

"É preciso falar sobre o tabu e todas as alterações pelas quais a mulher passa nesse período para que ela possa lidar com elas da melhor forma possível. Isso acontece quando a mulher deseja se conhecer e busca satisfazer seus próprios desejos e necessidades", comenta.

Para estimular essa vontade de conhecer melhor a si mesma e entender os  mitos e verdades sobre menstruação  , o assunto deve ser debatido também com as meninas mais jovens. "Se, desde a infância, a mulher fosse condicionada a encarar o seu ciclo menstrual como algo natural do ser humano e que faz parte do seu desenvolvimento como mulher, talvez não chegasse à idade adulta com tantas questões ainda mistificadas", finaliza. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.