Quantas vezes você não já desejou que o dia tivesse mais que 24 horas? Cuidar dos filhos , organizar a casa, trabalhar, estudar, malhar. São tantas tarefas para realizar diariamente que é comum ter a sensação de que você não tem tempo para mais nada. Para otimizar o tempo e conseguir organizar melhor a rotina, saiba que é fundamental ter disciplina.
O especialista em inteligência motivacional e gestão de pessoas Marcus Garcia revela que muitas atitudes colaboram para a falta de tempo. Ficar adiando os afazeres, ter dificuldade de cumprir prazos e chegar frequentemente atrasado aos locais são alguns exemplos. “É fundamental estabelecer prioridades para classificar assuntos importantes e urgentes para otimizar o tempo. A classificação pode ser feita de acordo com os objetivos a serem atingidos”, afirma o especialista.
Falta de tempo
A empresária Carolina Giglio se desdobra para cuidar do próprio negócio, da casa, do marido e das duas filhas. “Meu dia começa bem cedo . Meu despertador se chama Marina e tem 3 meses. Logo depois que ela mama e é trocada, ela volta a dormir, mas eu não posso me dar a esse luxo. Aproveito para levantar e fazer algumas coisas de casa ou checar alguns e-mails e tentar antecipar algumas pendências já que trabalho em casa, antes que a minha filha Helena, que tem 2 anos, acorde”, conta.
Por volta das 9h, a filha mais velha acorda e começa outra etapa. Entre brincadeiras, refeições, passeio no parquinho do condomínio e banho, ela ainda arruma tempo para cuidar da loja e-commerce de produtos personalizados que possui. “Durante o dia me revezo entre atendimento ao cliente, divulgação dos produtos e execução. Como não tenho empregada, minha casa fica daquele jeito! Quando eu consigo, vou juntando as coisas que ficam espalhadas pela casa e vou lavar e passar roupa”, diz.
Organizando o tempo
Para otimizar o dia , Carolina estrutura seus afazeres. “Se no início do dia eu não começar com uma organização mínima , tudo sai uma loucura! O que eu faço para organizar meu tempo é anotar tudo. Uso um caderno e tudo que vai passando pela minha cabeça eu anoto lá como ‘a fazer’. Pode ser de casa, do trabalho, consultas, exames, anoto absolutamente tudo”, expõe.
Porém, entre anotar e conseguir executar há uma grande diferença. A empresária assume que centraliza muito as coisas e que muitas vezes não dá conta de fazer tudo o que planejou. “Tem dia que a frustração é grande. Demoro muito pra responder minhas clientes e acabo até perdendo vendas por conta disso. Às vezes planejo fazer 10 coisas e quando eu vejo, mal fiz uma ou duas, mas não pode desanimar”, desabafa.
O especialista Marcus Garcia aconselha elaborar uma lista com as tarefas do dia e classifica-las com grau de importância e urgência, que podem ser definidos por níveis, como baixo, médio e alto. Por exemplo, buscar o filho na escola é algo que precisa ser feito em um horário específico, então possui uma importância alta.
Para as atividades que demoram mais para ser feitas, estipule um prazo limite para finalizá-las, como organizar a dispensa da cozinha ou passar toda a roupa acumulada. Uma dica para quem trabalha em casa é tentar estabelecer um horário para resolver os problemas, pode ser quando as crianças estiverem na escola ou no soninho da tarde.
Ganhando tempo
Carolina fala que, se tivesse mais tempo , adoraria cuidar se cuidar mais, fazer a unha, a sobrancelha, hidratação no cabelo, depilação e praticar exercício físico. Ela também confessa que sente falta de ler, ir ao cinema e ouvir qualquer música diferente de "Galinha Pintadinha". “No fundo eu não me importo de abrir mão de tudo isso pelas minhas filhas, porque é uma fase única que quero passar com elas. Não que eu ache que a mãe tem que se esquecer de si, mas é fato que simplesmente não dá para fazer tudo o que gostaríamos”, explica.
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Rotina agitada
A supervisora de importação Lilian Hata se desdobra em um rotina pesada. De segunda a sexta-feira, ela acorda às 4h da manhã para estar às 5h na academia. Depois, ela vai para o trabalho, onde fica das 7h20 às 17h20 e só chega em casa às 19h.
Em casa, nada de descanso. Lilian é mãe do Arthur, de apenas 9 meses, e enquanto cuida do filho, faz a janta, ajeita a casa e prepara as coisas para o dia seguinte. “No sábado eu lavo roupa, limpo a casa e faço comida para o meu bebê. No domingo passo roupa e já deixo separado as peças que vamos usar a semana inteira”, conta a supervisora.
Adiantar tarefas e lidar com imprevistos
Para conseguir realizar tudo o precisa, Lilian diz que no final de semana ela deixa tudo encaminhado para a semana que vai começar, assim fica mais fácil de seguir a rotina e ajuda caso apareça um imprevisto . “Consigo fazer tudo o que preciso, mas confesso que se tivesse mais tempo, eu dormiria, passearia mais e visitaria meus familiares com mais frequência”, revela.
Adiantar as coisas quando você tem um tempinho livre pode tornar os dias mais tranquilos e as tarefas rotineiras podem ficar mais simples. Marcos completa dizendo que, quando um imprevisto acontecer, verifique se você realmente precisa parar o que está fazendo para realizar a nova tarefa, ou se consegue primeiro finalizar a tarefa atual para depois reorganizar as tarefas sem esquecer da importância de otimizar o tempo.