Em entrevista, especialista ensina estratégias para fazer as horas renderem avisa: o segredo é aprender a gerenciar a si mesmo. Mas alguns conselhos práticos ajudam

“O trabalho é ilimitado, sempre vamos encontrar coisas para fazer. Já nosso tempo é limitado”. Apesar de óbvio, o princípio enunciado por Christian Barbosa, especialista em gestão de tempo e produtividade e autor de “Você, Dona do Seu Tempo” (Editora Gente), entre outros, não parece ser levado muito à risca atualmente, quando todo mundo se queixa de falta de tempo, mas poucos fazem algo para gerenciá-lo melhor. Em entrevista ao Delas,   Christian respondeu cinco perguntas sobre como administrar melhor seu tempo. E, a partir da entrevista e de seu livro, “60 Estratégias Práticas para Ganhar Mais Tempo” (Editora Sextante), listamos 25 dicas para fazer as horas do seu dia renderem.


É gerenciando você mesmo que é possível se tornar o senhor do seu tempo, e não escravo dele

iG: Quem são os grandes vilões da falta de tempo hoje em dia?

Christian Barbosa:   Há alguns fatores comuns, como procrastinação, excesso de prioridades, falta de planejamento, desorganização, má utilização do e-mail e das redes sociais, má condução de reuniões, falta de objetivos claros, interrupções constantes e tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo, enfim, são muitos. Tudo isso na verdade é reflexo da incapacidade de gerenciar bem o seu tempo.

iG: Qual a chave para sair deste ciclo de falta de tempo?

Christian Barbosa:   É importante escolher e aplicar um método de gestão do tempo que seja eficaz. É difícil dizer qual destes fatores é o que mais atrapalha, porque cada pessoa tem características diferentes. Alguns são mais focados, porém não conseguem se organizar. Outros não conseguem dizer ‘não’ às circunstâncias, enquanto outros se planejam, mas não de forma correta. É importante entender que um fator acaba levando ao outro e, por isso, se faz necessário melhorar o método de gestão de suas atividades.

iG: As queixas de falta de tempo sempre existiram? Ou seriam uma exclusividade do mundo moderno?

Christian Barbosa:   Nosso trabalho é ilimitado. Sempre vamos achar coisas para fazer, nunca acaba. Agora, o tempo é limitado. Isso significa que se você não colocar um limite para sua vida profissional, a vida pessoal não vai existir. Todos precisam enxergar que tudo pode ser negociado ou priorizado para outro momento e, quando não tiver jeito, isso deve ser tratado como uma exceção e nunca como uma regra.

iG: O que fazer no dia a dia para se tornar dono do próprio tempo?

Christian Barbosa: Todo dia deve ter uma lista de prioridades do que realmente deve ser feito. Se algo for opcional ou não deve ser feito, ele deve ir para outro dia. Essas prioridades não podem nunca lotar todas as suas horas de trabalho, ou você vai adiar e se frustrar.

Comece com a primeira prioridade da lista. Enquanto estiver executando essa prioridade, deixe o e-mail fechado, o navegador fechado, ou seja, foco no que está fazendo. Terminou? Aí sim, vai passear no e-mail, navegar na internet etc. Se surgiu algo novo nessa passeada, transforme em prioridade e coloque na lista. É simples, mas não é fácil. Isso é treino, disciplina. É você aprender a controlar não o tempo, mas seus dedos, sua ansiedade, sua atenção. É gerenciando você mesmo que é possível se tornar o senhor do seu tempo, e não escravo dele.

iG: Por onde começar? Quer dizer, qual é a ponta do novelo para desembaraçar essa meada?

Christian Barbosa:   Tempo é uma ciência, aplicando uma metodologia você terá resultados mais cedo ou mais tarde. O problema é que muita gente desiste e não consegue ter os resultados. Não deixe a gestão do recurso humano da pessoa mais importante da sua vida ficar em segundo plano. Coloque você mesmo na agenda, limite seu horário de trabalho, escreva sua missão de vida. Também vale encontrar um hobby e procurar um equilíbrio entre todas as áreas.

Leia também
Rede social propõe troca de tempo
Como ganhar até três horas no seu dia