Descubra formas de aproveitar mais os momentos em família

Um dos principais dilemas na vida de um casal com filhos é como aumentar o tempo que se passa ao lado da criança. Em meio a uma rotina agitada e cheia de cobranças e compromissos, é normal que os pais se sintam confusos na hora de administrar o tempo.

Os momentos que você passa com o seu filho são fundamentais para que ele eleve a autoestima e estreite os laços afetivos com você. Por isso, é muito importante buscar o equilíbrio entre o tempo dedicado aos pequenos e a agenda para resolver os assuntos corriqueiros do dia a dia.

A seguir selecionamos uma série de dicas compartilhadas por mães que conseguem trabalhar, estudar, fazer as tarefas de casa e ainda dar carinho e atenção aos seus filhos. Tome nota!

Não se engane: passar um tempo com o seu filho requer dedicação. A criança está aprendendo a lidar com suas emoções e criando vínculos afetivos com os familiares. É necessário mostrar a ela gestos de carinho e ainda estimulá-las a crescerem de forma saudável.

Para Larissa de Méo, mãe e também analista de sistemas, o tempo que os pais passam com os filhos é uma decisão e não uma oportunidade. “Muitos pais não priorizam o tempo que passam ao lado dos filhos e acabam optando por outras atividades. Assim, eles acabam perdendo o crescimento da criança”, ela comenta.

Para pais que trabalham e estudam como ela, uma boa dica é criar um cantinho dos estudos. “Eu adaptei o meu home office para caber nós duas. Enquanto ela faz a lição de casa eu aproveito para estudar ou trabalhar”, diz. Nos finais de semana, Larissa dedica seu tempo para passear com a filha e aproveitar o tempo livre.

Elohanna Freire é gerente jurídica e tem dois filhos pequenos: Pedro, de três anos e Felipe, de um. Ela diz que tem um grande desafio em mãos. "Com uma carga horária cansativa, ser mãe presente é uma tarefa bastante trabalhosa, porém imensamente recompensadora. A cada sorriso, a cada sinal de aprovação, a cada abraço a gente sente que está fazendo a coisa certa. Meu marido e eu não trocamos o momento ao lado das nossas crianças por nada”, ela finaliza.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.