Tamanho do texto

Ouvir uma música para relaxar pode melhorar o nosso humor e garantir um dia tranquilo e com mais disposição

Dar boas risadas, tirar férias ou comer um chocolatinho podem ser algumas maneiras de desestressar. Mas ouvir uma boa música para relaxar também pode fazer o nosso dia melhorar. Nada melhor do que escutar as nossas músicas preferidas quando estamos um pouco para baixo, não é mesmo?

+ Estresse: como identificar?

Achar um lugar tranquilo, longe de qualquer barulho e perturbação, para escutar uma música para relaxar pode ser uma grande saída. As opções são diversas, como: igrejas ou templos - caso você preferira este tipo de silêncio -, centros de meditação, jardins botânicos, parques, praças, spas, praias e montanhas.

via GIPHY

Segundo a coach de alta performance, Paula Abreu, escutar suas músicas favoritas durante 10 minutos todos os dias - de preferência de manhã, após exercícios físicos -, nos ajuda a encarar as responsabilidades do nosso dia a dia com mais tranquilidade e disposição.

"Todos os dias, depois do treino, eu me tranco no banheiro, apago a luz e ouço pelo menos 10 minutos das minhas músicas favoritas. Esse é o meu ritual para gerar energia de alegria e entrar no clima do meu trabalho", comenta Paula.

+ Aliviando o estresse no trabalho

O massagista Eiko Pires diz que as músicas relaxantes ativam o centro de prazer do cérebro: "Os sons mais graves e lentos, por exemplo, ajudam a pessoa a se desligar das preocupações e, comprovadamente, facilitam o sono e combatem a insônia ". Eiko fala também que durante a manhã, sons animados, enérgicos e acelerados  ajudam a acordar.

Veja uma lista de músicas para relaxar:

The Smiths - Asleep (23 de fevereiro de 1987)

via GIPHY

A música faz parte da coletânea de singles da banda e foi lançada em fevereiro de 1987. A canção ficou famosa por participar da trilha sonora do filme "As vantagens de ser invisível".

Coldplay - Strawberry Swing (13 de setembro de 2009)

via GIPHY

É o quinto single do álbum "Viva la Vida or Death and All His Friends".  A música tem referências do Zimbábue - país onde o vocalista da banda viveu por um tempo - e a melodia contém uma distorção de guitarra livre, com uma pequena linha de baixo, se tornando uma boa música para relaxar. 

Adele – Someone Like You (24 de janeiro de 2011)

via GIPHY

A canção tocada no piano foi aclamada pelos críticos de música, que liricamente fala em "chegar a um acordo sobre um relacionamento acabado".

Airstream – Electra (2008)

via GIPHY

A música faz parte do estilo Chillout   -  um estilo de música eletrônica , por mais divergente que isso pareça, usado para relaxar. Não tem letra, apenas uma melodia calma. 

 + Livros adultos para colorir reduzem o estresse e estimulam a concentração

DJ Shah – Mellomaniac 

via GIPHY

Também faz parte do estilo Chillout e é uma música para relaxar perfeita para ser escutada durante uma meditação a céu aberto, em meio a natureza.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.