Saiba como alguns minutinhos de pausa no trabalho podem aliviar a tensão e fazer você produzir mais

Corre pra reunião, checa e-mail, envia o relatório, atende o maridão no celular, aguenta as alfinetadas do chefe, se concentra no trabalho, liga para dizer feliz aniversário pra irmã, volta para o relatório... O dia de trabalho é capaz de deixar qualquer pessoa à beira de um ataque de nervos. E se você não estabelecer uma pausa para desestressar, é bem provável que o ataque aconteça.

Alguns exercícios rápidos são capazes de fazer milagres e ajudam a aliviar o estresse. Por isso, comece separando uns minutinhos para relaxar a mente e o corpo e pare tudo. É fundamental que as técnicas sejam feitas com calma e atenção, recomenda Thiago Niishida, fisioterapeuta, acupunturista e especialista em qualidade de vida. Pronta para relaxar?

Respiração

Durante o relaxamento, a sua respiração tem que ser consciente (se não der pra ser concentrar no escritório, dê um pulinho na sala ao lado, no carro...) e o ar deve ser jogado para a barriga. Procure preencher todo o pulmão, sendo que, quando puxar todo o ar, force mais uma inspiração, e perceberá que ainda cabe mais um pouco. Faça a inspiração e a expiração o mais longa possível, respirando lentamente, explica o fisioterapeuta.

Agora que acertou a respiração, confira as dicas para descarregar a tensão e enfrentar os pepinos de trabalho com muito mais leveza:

1. Na hora de acertar a respiração, concentre-se no seu corpo, sinta os movimentos respiratórios, as articulações, os músculos e tendões. Os movimentos devem ser indolores, então não force! Se estiver com pressa, faça apenas uma vez, mas por completo.

2. Dificuldades para se concentrar? Procure um cantinho para sentar-se confortavelmente, tire os sapatos, coloque a sola dos pés no chão, deixe a coluna ereta e feche os olhos.

Com a mão direita, tampe a narina direita e inspire profundamente apenas com a esquerda. Retire a mão da narina direita e obstrua a esquerda para expirar e inspirar com a direita. Repita esse processo algumas vezes e notará o equilíbrio que ele produz!

3. Deu todas as suas energias para finalizar um relatório ou enfrentar aquela reunião? Tire os sapatos e fique de pé próximo a um local em que possa se apoiar, caso perca o equilíbrio. Levante o pé esquerdo e encoste a sola na coxa direita ou no joelho. Abra os braços até a cabeça de maneira que as palmas das mãos se encontrem no alto da cabeça.

Traga as duas mãos unidas, como em prece, para a altura do peito. Fique com os cotovelos levantados, os ombros relaxados e a coluna reta. Respire lentamente 10 vezes. Se conseguir, feche os olhos. Troque de perna e repita mais dez respirações profundas e lentas. Acalma qualquer leão!

4. Se sente que sua vista está cansada e você fica o dia todo em frente ao computador, esta dica é muito importante. Ao olhar para longe, o corpo ajusta a retina para que o foco fique nítido. Quando olha para perto, o ajuste é refeito. Quem faz esse ajuste é um músculo. E como todo músculo que trabalha em excesso, ele cansa e precisa de repouso. Olhe para algum lugar distante por trinta segundos a cada hora.

5. Outra dica é pressionar levemente o globo ocular com as palmas das mãos por dez segundos. Depois circule o olhar no sentido horário e anti-horário, cinco vezes cada. Feche os olhos levemente, e vagarosamente vá forçando os olhos a fecharem com mais força. Mantenha a força máxima por cerca de um segundo, vá relaxando vagarosamente até o relaxamento total, mas sem abrir os olhos. Repita essa operação duas ou três vezes antes de abrir por completo.

O importante é você não se esquecer de manter a frequência e separar todos os dias um tempo para descansar o corpo e a mente. A gente garante: são minutinhos que valerão ouro!



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