Mesmo para quem tem hábito de praticar exercícios físicos, começar o treino em dias mais gelados pode ser algo complicado. Apesar de o frio trazer preguiça e dá vontade de ficar na cama, o preparador físico e colunista do Delas Vinícius Possebon afirma que o aquecimento pré-treino é uma boa forma de espantar o frio ao mesmo tempo em que se prepara o corpo para aguentar o tranco. “Existe uma forma simples de se aquecer no inverno e garantir um treino com mais gás”, explica o especialista.

Leia também: Treino rápido para fazer antes do trabalho vai te dar mais pique para o dia 

Questionado sobre os treinos no inverno , o especialista explica que, apesar de ser comum que o tempo frio aumente a preguiça, o período é, na realidade o melhor do ano para emagrecer. “Algumas pesquisas indicam que o corpo chega a queimar 30% mais calorias no período, pois ele precisa gastar energia para manter-se aquecido. E lembre-se também de que, quando chegar o verão, você vai ter mais facilidade para manter o peso que deseja na hora de mostrar o corpo na praia”, comenta. Seja no frio ou no calor, porém, o aquecimento é indispensável.

Criador do programa "Queima de 48 Horas", Possebon destaca que, no inverno, aquecer o corpo antes do treino pode ser até um pouco mais importante em dias de inverno, já que, como ficamos mais parados no frio, esses processo ajuda a ter mais disposição para o treino. Além dos benefícios para o ânimo, porém, esses exercícios ainda trazem um bocado de melhorias importantes para  o corpo.

Leia também: Confira um treino de dois minutos ajuda a alcançar barriga chapada no invern o

Possebon ensina que é justamente esse processo que vai preparar o corpo antes da prática da atividade física. “Ele vai ser responsável por lubrificar as articulações, porque é nesse momento que o corpo libera o líquido sinovial. Essa substância transparente e viscosa situada nas cavidades articulares e bainhas dos tendões farão com que você consiga proteger seu corpo de possíveis lesões”, completa.

Três exercícios para um aquecimento de respeito no inverno

De acordo com o preparador físico, o aquecimento dá disposição e ainda prepara o corpo para o treino
Shutterstock
De acordo com o preparador físico, o aquecimento dá disposição e ainda prepara o corpo para o treino

1. Polichinelo

Com as pernas juntas e os braços posicionados ao junto às laterais, dê um pulo e abra as pernas, ao mesmo tempo em que abre os braços e os eleva acima da cabeça.

2. Corrida parada

Simule uma corrida elevando os joelhos de forma que eles formem um ângulo de 90 graus.

3. Saltitos

Simule que está pulando corda, com os braços estendidos ao longo do corpo, movimentando as mãos, e dando rápidos pulos.

Leia também: Veja cinco desculpas que todo mundo já deu para não treinar e como vencê-las

Segundo o preparador físico, esses três exercícios devem ser feitos durante dez a 20 segundos cada um. “Você também pode fazer por mais tempo, se preferir, e depois vai estar pronto para continuar seu treino”, conclui. Quer saber mais sobre treinos para o inverno, aquecimento e emagrecimento? Acompanhe a  coluna do Vinícius Possebon  no iG Delas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!