No final de semana do dia 16 de novembro aconteceu na Unibes Cultural em São Paulo o Brasil Eco Fashion Week - maior evento de moda sustentável da América Latina! O evento teve a duração de 3 dias e contou com diversas palestras, workshops, ótimas oportunidades de negócios e desfiles que colocaram em pauta novas propostas sustentáveis para  a sociedade e a indústria da moda.

Ocupando a 2ª posição no ranking das mais poluentes do mundo, a indústria da moda é responsável por descartar um caminhão de resíduos têxteis por segundo. É preciso entender que a moda vai muito além das roupas que usamos; A moda é um veículo de mudança, liberdade de expressão e ferramenta de autoconhecimento.

Leia também: o mood natural invade a alta costura

Estamos em busca de um estilo de vida equilibrado, com boa saúde, alimentação, exercícios e pensamentos positivos. Mas é necessário trazer este equilíbrio também para o que consumimos e vestirmos, devemos ter consciência da realidade que nos cerca e nos conectar com o mundo, nos preocupando em promover um futuro melhor para as próximas gerações.

Leia também: como usar as tendências de verão de maneira simples e estilosa

Mas como adotar um consumo de moda consciente e sustentável?

O ponto principal é estar ciente e se questionar ao adquirir algo. Você realmente precisa deste produto? Faz parte do seu estilo? O material é de qualidade? Você realmente irá usar ou é apenas impulso?

Além destas questões, algumas atitudes podem fazer a diferença. Optar por marcas que têm essa visão e adotam alternativas sustentáveis colaboram com o movimento e contribuem para que o impacto ambiental seja mais ameno. Novos designers que despontam na cena fashion possuem essa preocupação, confira a seguir: 

Ahlma: Imprimindo estilo urbano e confortável para todos, se preocupa com cada área do processo circular da moda.

Insecta Shoes: Calçados exclusivos e com estampas únicas, feitos a partir de tecidos resgatados.

Satya Beachwear: moda praia com shape moderno elaborado com tecidos biodegradáveis e tingimento natural.

Sagui: linha de óculos contemporâneos que usam como matéria prima tubos de pasta de dente e sacolas plastica.

Natural Cotton Color: trabalha exclusivamente com algodão orgãnico colorido naturalmente da Paraíba. 

Leia tambémos calçados e acessórios que irão bombar no verão 2020

Fazemos parte de um contexto capitalista e por conta do consumo desenfreado estamos em déficit ambiental com a natureza. A proposta do evento sustentável é refletir sobre os hábitos de consumo e suas consequências, abrir os olhos para o futuro e ver que a realidade pede pelo equilíbrio. 

Como já dizia Gandhi “ Somos a mudança que queremos ver no mundo” 

O Brasil Eco Fashion Week estimula a consciência na maneira de pensar, agir e consumir, e entender que a moda revela nossa identidade e a maneira como nos comunicamos com o mundo. 

E você, como enxerga a moda e seus hábitos de consumo? Ela está ao seu favor e a favor do mundo? 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!