Quando um anfitrão decide abrir sua casa para receber familiares e amigos, a proposta de servir queijos e vinhos é uma das primeiras que vem à mente, seja por sua informalidade e descontração ou pelo fato da combinação agradar a quase todos os convidados.
Leia também: Guia Básico da Mesa Posta – dicas de como usar jogo americano e souplat
Além disso, a proposta de queijos e vinhos é perfeita para um casal curtir a companhia um do outro, aproveitando inclusive o que se tem na geladeira, sem prévio planejamento, apenas a vontade de estar junto. Vale dispor os queijos e o vinho na varanda, no centro da mesa da sala ou na mesa de jantar. Use e abuse da sua criatividade!
Se a ideia for receber um número maior de convidados e com uma certa antecência, é importante planejar a decoração , os tipos de queijos a servir, os acompanhamentos e as bebidas.
Mas não se desepere! Tudo isso é mais fácil do que você imagina.
Dica para montar a mesa e organizar uma noite de queijos e vinhos
1. Decoração
Em primeiro lugar, é importante definir o número de convidados que você receberá em casa. Esse dado é fundamental para escolher que espaços serão utilizados, as quantidades de peças que você precisa dispor e também de comidinhas a servir.
Caso o número de convidados seja o mesmo que sua mesa comporta, é possível acomodá-los em lugares marcados e dispor os queijos e acompanhamentos no centro da mesa. Nessa proposta, aproveite a rolha dos vinhos para usar como marcadores de lugar ou porta guardanapos e opte por jogos americanos temáticos, caso os tenha.
Se a ideia é receber um número de convidados superior ao que sua mesa acomoda, o serviço à americana , estilo buffet, é o ideal. Permite que todos os convidados se sirvam à vontade, em um clima descontraído e informal. Disponha à mesa os pratos (preferencialmente de sobremesa), os talheres, os guardanapos, as taças e, claro, os queijos e acompanhamentos.
No serviço à americana, é possível optar por uma toalha de mesa ou explorar as diferentes posições dos trilhos de mesa e passadeiras. A depender do tamanho da sua mesa, podem ser usados na horizontal, vertical ou perpendicular.
Uma boa opção são trilhos chakboard, que permitem escrever frases criativas e até identificar os queijos.
Existem diversos produtos à venda nem lojas de decoração e utilidades domésticas para servir queijos. Desde tábuas de madeira a peças em ardósia, granito, mármore, vidro, cristal, inox, cerâmica ou porcelana. Escolha a opção que você mais gosta e disponha na mesa da sala de jantar, da varanda ou até no aparador.
Use identificadores para os queijos . Além de conferir charme, auxilia os convidados no momento de provar as opções disponíveis. Não esqueça das facas para cortá-los, que podem ser posicionadas próximas à tábua.
Existem vários tipos de faca: faca de queijo furada (para queijos cremosos), faca de queijo afiada (para queijo parmesão), fio cortante (queijos azuis ou de cabra), faca para queijo mole (brie), dentre outras. Se preferir, pouco antes da chegada dos convidados corte alguns pedaços dos queijos para que todos se sintam mais à vontade e tenham uma indicação de como cortá-los.
Conhecem o rechaud para queijo brie? Peça super charmosa e maravilhosa para servir o queijo, acompanhado de mel ou geléia.
Quanto às taças de vinho, disponha à mesa, ou no espaço à sua escolha, seja no aparador ou carrinho de apoio. Lembre-se de incluir as taças de água e uma jarra para reposição ao longo de toda a noite.
O vinho pode ser servido diretamente da garrafa ou com o uso de um decanter, recipiente em vidro ou cristal utilizado no manejo do vinho, que favorece a sua oxigenação.
Para não misturar as taças de vinho dos convidados, use marcadores de taça. Vale até escrever nomes, apelidos e mensagens criativas na taça.
Ah, e para manter o clima aconchegante, não esqueça das velas e de uma boa playlist.
2. Queijos - o que servir
Existem várias dúvidas em relação à quantidade e aos tipos de queijo a servir em uma noite de queijos e vinhos. Normalmente, é indicado usar o parâmetro de 250g de queijo e 150g de pães por pessoa.
Quanto à variedade, considerando que nessa proposta o queijo é protagonista, é sugerido servir de 4 a 6 tipos diferentes. Em geral, os queijos são divididos nas seguintes categorias: frescos, curados, cremosos, macios, fortes, semiduros, duros e azuis.
Seguem alguns exemplos
- queijo forte: gorgonzola;
- queijo forte de textura dura: grana padano e parmesão;
- queijo firme de sabor suave: gouda; e
- queijo cremoso suave: brie
Na escolha dos queijos a servir, leve em consideração o seu gosto pessoal e também o dos seus convidados.
Para quem desejar, é possível harmonizar a escolha dos queijos e vinhos.
3. Acompanhamentos
Na proposta de queijos e vinhos, além do queijo propriamente dito, o verdadeiro protagonista da noite, é bacana também servir alguns acompanhamentos que agregam e harmonizam super bem.
Pães, torradas, patês, saladas e geleias são sugestões interessantes. Frutas secas, nozes, castanhas e pistache são uma excelente pedida. Ah, e as frutas como uva, morango, cereja, damasco, physalis e a pitaya decoram lindamente a tábua.
O mel, trufado ou não, é uma boa combinação para um queijo brie. Usar o maçarico também garante uma boa experiência na hora de servir alguns queijos, como o prima donna.
Se desejar, inclua na tábua os embutidos, como presunto de parma e salame.
Leia também: Brunch - Dicas e informações sobre essa charmosa refeição
Lembre-se que se algum dos seus convidados for intolerante à gluten, é gentil dispor um tipo de pão adequado.
Curtiu as dicas? Animado(a) para montar uma noite de queijos e vinhos
e receber os amigos em casa?