Quem já ouviu falar em brunch? A palavra inglesa é a fusão de breakfast (café da manhã) e lunch (almoço), definindo um hábito, forma de servir e refeição que vem ganhando muitos adeptos nos últimos anos.

Leia também: Marmita da semana: dicas para fazer café da manhã, almoço e jantar

Veja dicas para um delicioso brunch
Arquivo pessoal
Veja dicas para um delicioso brunch


Existem várias informações acerca da origem do brunch . Nos Estados Unidos, tornou-se comum as famílias realizarem tal refeição aos domingos, após a visita à igreja, por volta das 10hrs. Já na Inglaterra e França, por exemplo, surgiu como opção para os “festeiros do sábado à noite”, que gostaram da ideia de dormir até tarde aos domingos e trocar o café da manhã pelo brunch.

Independente da origem, é uníssono que o  brunch é uma refeição única e social, compartilhada entre familiares e amigos, que combina itens típicos do café da manhã e do almoço. 

Veja dicas para um delicioso brunch
Arquivo pessoal
Veja dicas para um delicioso brunch

O brunch não se confunde com o café da manhã, que geralmente começa mais cedo, normalmente logo após acordarmos, e tem uma duração mais curta. Por sua vez, o brunch costuma ter início às 10hrs, ou seja, entre o meio e final da manhã, durando até as 15hrs ou 17hrs, a depender da animação dos convidados, quando organizado em casa, por exemplo.

Em relação ao cardápio do brunch, por ser uma refeição realizada no meio do período da manhã e que se estende até a tarde, o ideal é optar por comidinhas que saciem o apetite dos convidados e mantenham um bom equilíbrio entre doces e salgados. Por exemplo: pães variados, torradas, quiches, omeletes recheados, saladas leves, bruschettas, queijos e defumados, bolos, waffles, geleias, frutas e iogurtes. Caso deseje montar uma proposta mais sofisticada, uma boa opção é incluir salmão defumado ou carnes frias. 

Leia também: 5 truques para não fugir da dieta na hora do almoço

Quanto às bebidas no brunch, fica um charme oferecer café, chocolate quente, chás, sucos naturais, água aromatizada e até bebidas alcoólicas, como champanhe, clericot, bellini e mimosa.

Veja dicas para um delicioso brunch
Arquivo pessoal
Veja dicas para um delicioso brunch

Sobre a decoração do brunch em casa, é possível optar pelo serviço à brasileira, no qual a mesa é posta com todos os lugares definidos e as comidinhas são servidas na própria mesa, ou o serviço à americana, em que as comidinhas e bebidas são organizadas em uma mesa ou aparador, deixando os convidados a vontade para conversar, circular pela casa e se servir quando desejarem. 

Opte por uma decoração leve, com flores e plantas, sejam elas naturais ou artificiais, e use a criatividade na apresentação das comidinhas., Por exemplo, você pode servir o suco em uma jarra ao invés da caixa, cortar as frutas de uma forma charmosa ou dispor os pães em uma cestinha. São ideias simples que denotam cuidado e carinho.

Veja dicas para um delicioso brunch
Arquivo pessoal
Veja dicas para um delicioso brunch

Leia também: Cansou do pão? Veja 6 ideias para substituir esse alimento no café da manhã

A proposta de montar um brunch em casa vem ganhando cada vez mais adeptos. Além de ser uma opção charmosa, permite que as pessoas confraternizem e degustem comidinhas deliciosas. Se você não se interessa em organizar recepções assim na sua casa, busca uma cafeteria que ofereça brunch e experimenta. Garanto que você ficará encantado, talvez até mude de ideia.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!