Ao chegar ao restaurante e se deparar com o garçom servindo os clientes com auxilio de um gueridón, você esta diante do serviço à inglesa indireto. Quando o prato escolhido para o jantar vem montado diretamente da cozinha, tem-se o serviço empratado. Durante um casamento ou formatura, é comum perceber a presença de garçons servido aperitivos, o chamado serviço volante. 

Leia também: Planejamento de recepções em casa: dicas práticas para receber os amigos

O serviço à mesa é a forma como será servida a refeição aos convidados e geralmente é executado por garçons
shutterstock
O serviço à mesa é a forma como será servida a refeição aos convidados e geralmente é executado por garçons

A todo tempo, nos deparamos com cenas do cotidiano em que os serviços à mesa se fazem presentes. É importante compreender o que significam e como são incorporados ao nosso dia a dia. 

O serviço à mesa é a forma como será servida a refeição aos convidados e geralmente é executado por garçons. 

1) Serviço à francesa 

 O serviço à francesa é o mais requitado e costuma ser utilizado em jantares formais. Nessa ocasião, o garçom se aproxima à esquerda do convidado e posiciona a travessa próxima ao prato, para que o próprio convidado se sirva. 

Por tratar-se de uma recepção formal, deve-se utilizar louças mais sofisticadas e montar a mesa com talheres, taças e utensílios exigidos para a recepção. 

2) Serviço à inglesa direto 

Esse é um serviço comum em diversos restaurantes brasileiros. Ocorre quando o garçom se aproxima do cliente pelo lado esquerdo, posiciona a travessa próxima ao prato e serve o alimento com auxilio de talheres ou alicates. 

3) Serviço à inglesa indireto 

Neste serviço, o garçom se aproxima do cliente pelo lado direito e serve o alimento , que, comumente fica localizado no gueridón, uma espécie de mesa ou  carrinho auxiliar. 

4) Serviço empratado 

O serviço empratado é um tipo de serviço muito comum também em restaurantes. Ocorre quando o prato selecionado pelo cliente vem montado diretamente da cozinha e servido pelo garçom pelo lado direito. Em restaurantes mais formais, o prato vem coberto pelo Cloche, uma espécie de cobertura dos pratos normalmente em inox e/ou prata. 

O serviço empratado tem sido a escolha também de muitas pessoas que curtem cozinhar e receber os amigos em casa. Para testar os dotes culinários, o anfitrião monta os pratos na cozinha e serve os convidados , caprichando na apresentação da comidinha. 

Leia também: Guia Básico da Mesa Posta: dicas de como montar o seu acervo

5) Serviço à americana 

O serviço à americana, também conhecido por estilo “buffet” é aquele serviço eleito para ocasiões que envolvem um número extenso de convidados. Nessa proposta, as comidinhas são servidas em uma mesa principal e os convidados ficam a vontade para servirem-se. 

Neste tipo de serviço as comidinhas podem ser servidas em uma mesa principal, no buffet, no aparador, no espaço gourmet de uma varanda, por exemplo. Por ser uma proposta mais descontraida, permite que todos consigam se servir e curtir a festinha. 

O ideal na hora de montar a mesa para servir à americana é utilizar umas das  extremidades da mesa para dispor os talheres, pratos e guardanapos. O convidado começa o “roteiro” retirando o prato, talher e guardanapo. Em seguida podem ser dispostos os frios, saladas e azeite; em seguida as guarnições (arroz, massas, farofa..) seguido das proteínas (carne, frango, peixe). 

Dispondo as comidinhas dessa forma, a mesa fica organizada e setorizada, facilitando o serviço. 

Uma dúvida muito comum nesse tipo de recepção é em relação a possibilidade de utilizar mais de um tipo de prato raso. Vai receber 30 pessoas em casa e não tem a quantidade idêntica de pratos rasos? Não tem problema. Busca os pratos que você tem e que combinam entre si para dispor à mesa. 

6) Serviço de travessas sobre à mesa 

Claro que nós brasileiros temos um serviço para chamar de nosso. Na verdade o serviço à brasileira, nada mais é do que dispor as travessas sobre a mesa, ou seja, as travessas com alimentos são trazidas da cozinha pelo garçom e posicionadas na mesa dos clientes e/ou convidados para que eles possam se servir. 

É o serviço mais comum nos lares brasileiros, em que é montada uma mesa posta com jogo americano, louça e talheres devidamente posicionados e as travessas são postas à mesa para que todos sirvam-se. 

7) Serviço volante 

O serviço volante é o mais comum em formaturas e casamentos. O garçom serve canapés e petiscos aos convidados para que possam degustar em pé ou próximos a mesas de apoio. 

Leia também: O que é mesa posta para você?

E você, conhecia as caracteristicas de cada um dos serviços à mesa ? Qual deles é o mais utilizado nas suas refeições em casa?

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!