O Guia Básico da Mesa Posta já foi tratado aqui na coluna em textos publicados recentemente, nos meses de  junho e julho e setembro. A ideia do guia é ajudar as pessoas, através de dicas simples e objetivas, a montar um acervo funcional, prático e econômico, que reflita seu estilo e reais necessidades. 

Leia também: Guia Básico da Mesa Posta - como acertar na escolha das taças

O prato fundo pode ser usado para servir massas ou risotos
Reprodução
O prato fundo pode ser usado para servir massas ou risotos

Nessa tarefa, é importante compreender o significado dos itens e as suas variadas funcionalidades. Dando continuidade à série de textos sobre o tema, vamos conhecer mais detalhes sobre os mais variados tipos de prato .

Prato raso

O prato raso é o mais utilizado para servir as refeições principais, seja no almoço ou jantar. Possui, em média de 25 a 28cm de diâmetro. Existem diversos modelos disponíveis no mercado, fabricados em cerâmica, porcelana, vidro, cristal ou melamina. Basta escolher aquele que mais faz seu estilo.

Para quem esta montando seu acervo para casa nova, sugiro comprar algum modelo de prato raso branco, pois é versátil e pode ser combinado com demais louças estampadas e acessórios para composição da mesa.

Em relação a quantidade, é necessário levar em consideração o número de pessoas que moram na residência, o espaço necessário para armazenar a louça e também se o dono da casa costuma receber familiares e amigos com frequencia.

Busque escolher pratos rasos que harmonizem entre si, sejam eles lisos, coloridos ou estampados, pois, na ocasião em que receber amigos em casa, é possível combina-los.

Leia também: Guia Básico da Mesa Posta - dicas sobre marcador de lugar e descanso de talher

Você viu?

Prato de sobremesa

O prato de sobremesa não se resume apenas a servir sobremesa, pois é a opção utilizada na proposta de café da manhã e chá da tarde. Além disso, na hora de servir um bolinho em casa, ele é o eleito para compor a mesa.

pratos cinza
Reprodução

Cinza é um tom que pode ser combinado de forma harmoniosa com estampas e demais cores

No almoço ou jantar, o prato de sobremesa pode ser usado para servir alguma salada ou entradinha, antes da refeição principal.

Em geral, possui de 18,5 a 21,5cm de diâmetro e é fácil encontrar diversas opções no mercado, desde versões lisas a estampas lindas e aliadas às ultimas tendências.

Prato fundo ou de sopa

O prato fundo não serve apenas para acomodar a sopa. Muitos associam este tipo de prato, com borda e fundo, com sopa e caldo, quando, na verdade pode ser utilizado para servir massas, risotos, sobremesas e até entradinhas como burrata, salada, dentre outros.

Normalmente, possui de 23 a 24,5cm de diâmetro e tem sido menos frequente a venda desse tipo de prato em conjuntos de louças. Em geral, são os primeiros a entrarem em promoção, então, em tempos de liquidação, não rejeitem esse tipo de prato e aproveitem para adquirir uma peça que tem várias utilidades.

Leia também: Dicas sobre como receber em casa - Entrevista com Renata Paraíso

Prato de pão

Se o prato fundo tem desparecido dos conjuntos de louça, o prato de pão então é raridade. Em média, possui cerca de 15,5 a 16,5cm de diâmetro e sua principal função é acomodar pães e torrdas que são servidos antes das refeições principais.

Na composição da mesa posta, deve ser posicionado à esquerda, pouco acima do prato raso. Na ausência de tal modelo de prato, tenho visto algumas propostas de mesa em que ele é substituído pelo pires.

Gostaram das dicas? Conheciam os detalhes de cada um dos tipos de prato?

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!