Tamanho do texto

A colunista Isabela Azevedo dá continuidade em sua série de mesa posta e ensina como utilizar marcadores de lugar e descanso de talher; confira

O Guia Básico da Mesa Posta já foi tratado aqui na coluna em textos publicados recentemente, nos meses de  junho e julho . A ideia do guia é ajudar as pessoas, através de dicas simples e objetivas, a montar um acervo funcional, prático e econômico, que reflita seu estilo e reais necessidades. 

Nessa tarefa, é importante compreender o significado dos itens e as suas variadas funcionalidades. Dando continuidade à série de textos sobre o tema, vamos conhecer mais detalhes sobre o marcador de lugar e o descanso de talher.

Marcador de lugar

marcador de lugar arrow-options
Reprodução
Existem diversos modelos de marcadores de lugar no mercado, por exemplo, em papel, em formato de porta retrato ou até peça decorativa.

Marcadores de lugar – em inglês, placement cards – servem para identificar onde os convidados deverão se sentar, seja numa recepção formal ou mesmo em um encontro mais descontraído. A organização dos lugares à mesa de forma personalizada serve também para promover a integração harmoniosa dos convidados.

Acredito que o uso dos marcadores de lugar denota carinho, delicadeza e uma sensação de cuidado, sabe? É super acolhedor chegar na casa do anfitrião e se deparar com a sala perfumada, uma mesinha montada com todo carinho para receber os amigos e ainda ver seu nome escrito em um card. Carinho que fala, não é?

Segundo as regras tradicionais de etiqueta, os marcadores de lugar devem ser utilizados quando a quantidade de convidados à mesa for maior que seis. No entanto, os anfitriões devem se sentir livres para usar os marcadores de lugar na ocasião que lhes parecer melhor.

Existem diversos modelos de marcadores de lugar no mercado, desde os tipos clássicos, fabricados em prata ou inox, até versões mais criativas, como papel “espetado” em frutas, verduras, arranjos florais, prendedores de madeira, dentre outros. Abuse da criatividade, levando em consideração o estilo da recepção, e crie um modelo de marcador de lugar que surpreenda seus convidados.

Lembre-se que na hora de definir os lugares dos convidados à mesa deve prevalecer o bom senso, com a escolha de uma configuração que permita a integração e o conforto de todos.

Descanso de talher

talher arrow-options
Reprodução
O descanso de talher é posicionado à direita do prato e serve de apoio para a faca.

O descanso de talher , como o próprio nome sugere, tem como função servir de apoio àquele item, evitando sujar a toalha ou jogo americano, devendo ser posicionado à direita do prato.

Em recepções nas quais a comida é disposta em buffet, ao levantar para servir-se novamente, o convidado pode apoiar os talheres no descanso, evitando levá-los em mão até o buffet.

Durante as refeições, como ensina Claudia Matarazzo, os talheres devem ser apoiados no prato com o cabo sobre a mesa.

Leia também: Dicas para receber em casa - noite mexicana

Existem diversos modelos de descansos de talher disponíveis no mercado seja em prata, inox, madeira, porcelana ou cerâmica. Escolha o que faz o seu estilo e aproveite para incluir essa peça útil na sua composição de mesa posta .