O verão está chegando ao seu fim e, no dia 20 de março de 2021, dará lugar ao outono. A decoração da casa pode (e deve) acompanhar a chegada da nova estação. Devido ao friozinho e o clima introspectivo, a decoração da casa pede por toques acolhedores. É o momento perfeito para explorar cores , texturas e tecidos diferentes.
“Nossa casa é como um guarda-roupa : tiramos todas as peças de verão , as guardamos e trazemos de volta as peças quentes do outono e inverno”, afirmam as arquitetas Carol Multini e Marina Salomão. Elas explicam que é importante fazer essa transição na casa para manter o ambiente confortável para os moradores.
1- A prioridade são os interiores
Se no verão pensa-se em jardins e churrasqueiras, o momento agora pede foco total no lado de dentro da casa. Isso porque, devido ao frio, é onde as famílias passam a maior parte do tempo. “Torne os espaços o mais aconchegante possível”, afirmam as especialistas.
2- Cores da estação
É o momento de testar tonalidades mais fechadas e que proporcionam acolhimento e aqueçam visualmente o cômodo. Entre as cores, as arquitetas sugerem azul royal, que acrescenta profundidade; cinza, considerada uma cor atemporal; e tons de verde como oliva, musgo e militar, que acrescenta ares fortes e robustos. Essas cores podem ser contrapostas tanto com tons mais frios, como pêssego e rosê, como os mais quentes.
Você viu?
3- Itens decorativos
Para combinar com a estação, as arquitetas recomendam espalhar vasos com folhas secas pela casa. Além de compor uma decoração minimalista, o custo é baixo. Como o tempo de sol é menor no outono, você também pode apostar em candelabros, velas e jogos de iluminação para deixar o ambiente ainda mais acolhedor.
4- Minimalismo
“É importante que a decoração outonal seja feita em peças pequenas, de forma pontual”, afirmam Multini e Salomão. Se você curte ter muitos elementos decorativos, mantenha a base de cor do restante da causa neutra para não poluir visualmente os ambientes.
5- Texturas
O outono é uma boa estação para testar a composição de diversos tipos de texturas diferentes. “Apostar no tricô, por exemplo, ou no veludo, são formas de trazer um toque quente e agradável”, dizem.
6- A vez das almofadas
Entre os objetos decorativos obrigatórios para essa estação estão as almofadas , que podem ser posicionadas tanto na sala de estar como nos quartos. Além dos tecidos convencionais, você também pode investir nos modelos de tricô e pelinhos.
7- Mantas e tapetes
É o momento de passar mais tempo na sala de estar assistindo televisão ou lendo um bom livro. Por isso, torne-o ainda mais confortável e bonito com mantinhas quentes e coloridas. Os tapetes mais quentes e pesados também são muito bem-vindos e, além de esquentar os espaços, conferem charme. O iG Delas já deu 4 dicas para escolher o modelo ideal .
8- Lareira acessível
Além das mantas e peseiras, Multini e Salomão dizem que o outono é o melhor momento de realizar o sonho de ter uma lareira em casa com uma lareira ecológica. “É uma ótima maneira de aquecer casas sem precisar fazer grandes obras, além de ser um acessório acessível. É possível encontrar alguns modelos em mercados, inclusive embutidos em madeiras de demolição”, explicam. Além da funcionalidade de aquecer os espaços, elas são charmosas e acrescentam elegância ao décor.