Ter plantas na decoração é uma tendência que consegue deixar os ambientes da casa mais bonitos e elegantes e, dessa forma, ganha cada vez mais adeptos. Isso não ocorre apenas pela beleza das diferentes espécies, mas também pelos ganhos que ela trazem à saúde, além da sensação de bem-estar e frescor que proporcionam.
De acordo com o paisagista Luciano Zanardo, estudos recentes indicam que as plantas são capazes de filtrar poluentes, aumentar a umidade e melhorar a qualidade do ar, principalmente em épocas mais secas. “A capacidade de absorção das partículas de poluição varia de uma espécie para a outra, mas, no geral, todas contribuem com a melhoria do ambiente”, aponta.
Com tantos benefícios das plantas na decoração , é cada vez mais comum encontrar vasinhos pelos lares contemporâneos, como uma suculenta pequena e delicada. Hoje em dia, casas e apartamentos trazem cenários que se tornam florestas urbanas e refúgios em meio às cidades onde os moradores podem relaxar e conectar-se com a natureza.
Segundo a arquiteta Ana Yoshida, nesse entremeio, os vasos de plantas são mais do que um simples detalhe. Eles abrigam, protegem e têm o dever de embelezar o ambiente tanto quanto as folhagens naturais acima deles. A profissional reconhece o valor do acessório e ensina a montar composições únicas para o seu lar. Confira!
Cozinha
Ana ressalta que ter uma cozinha com vasos mostra a vontade dos moradores de receber bem os convidados e, ainda, preparar pratos deliciosos. Na imagem acima, a arquiteta optou por usar um suporte aéreo com cesto aramado acima da bancada e, dentro dele, vasos pretos. Dessa forma, as ervas ficam à disposição para serem utilizadas nas receitas.
Você viu?
Segundo o paisagista Zanardo, fazer uma pequena horta dentro do cômodo é uma tendência que está tomando conta de casas e apartamentos. “É possível plantar temperos como cebolinha, coentro, orégano, salsinha, alecrim, entre outros”, destaca o profissional.
Outra opção é usar um carrinho - como este metálico - para facilitar os processos que vão ser feitos na cozinha. A peça em questão possui várias caixas com frutas e condimentos. O destaque fica por conta do vaso em que várias ervas ocupam o espaço de uma só vez, de modo que fiquem de fácil acesso para quem for cozinhar.
Ideias para a sala
Nesta sala de jantar, a planta, alta e fina, ocupa o canto direito do cômodo. A ideia foi escolher um modelo mais discreto para não se sobressair em relação aos outros itens que já ocupam a parede, como a prancha e os quadros.
Já neste projeto, Ana usou como base o aparador para posicionar as plantas em alturas diferentes. Do lado esquerdo, um vaso de vidro foi utilizado com um conjunto de folhagens mais finas, que deixa o cômodo mais charmoso. Já do lado direito, a orquídea equilibra o ambiente em um vaso com tom neutro.
Entre as sugestões de espécies, o paisagista indica a hera-inglesa, pois ajuda a deixar o ambiente mais fresco. Além disso, para ambientes pequenos, como salas ou varandas de apartamento, por exemplo.
Vasos no banheiro
Se o seu banheiro está sem graça , uma das formas de dar um upgrade é usar plantas na decoração , que ajudam a deixar o espaço mais relaxante. Em locais que há uma boa incidência solar, a recomendação é apostar em suculentas. Nas imagens, as plantas foram colocadas na parte de cima do armário, próximo à janela, e ao lado do box, em espaços abertos.