Para decorar, organizar e manter sua casa sempre em ordem, há diversos recursos que podem ser utilizados – e os nichos estão entre eles. Encontrado em diferentes tamanhos e formatos, ele pode ser usado para várias funcionalidades e, além disso, combina com todos os cômodos.
Leia também: Quer mudar a decoração da casa? Conheça opções que criam efeitos nas paredes
De acordo com a arquiteta Karina Korn, os nichos proporcionam uma liberdade muito gostosa para criar. “Soltos, em conjunto, fixados na parede ou apoiado no piso, é possível utilizá-lo das mais variadas formas”, afirma. Ele pode ser usado para deixar um local reduzido mais funcional, separar ambientes e trazer pontos de destaque.
“Muitas vezes temos espaços que não podem ser aproveitados nas plantas, como shafts. Nessa situação, a criação dos nichos dá uso a um espaço que não teria função”, ressalta Karina. “Os nichos são uma solução muito prática e bonita também para dividir espaços. Eles promovem a separação dos ambientes sem pesar”, completa.
Diante disso, confira algumas ideias versáteis de nichos para utilizar em sua casa:
1. Embutidos
Nesse projeto, Karina construiu três nichos, que recebem objetos decorativos, no início das escadas que levam os moradores até o segundo andar. Segundo a arquiteta, a proposta foi trazer um toque de sofisticação para demarcar a parede que começará com seu pé-direito duplo. Os itens também permitem trazer vida em um local que, geralmente, não é utilizado.
2. No banheiro
Em banheiros pequenos, uma das reclamações mais constantes é a falta de espaço. Diante disso, o nicho embutido vem ganhando cada vez mais destaque nos projetos e, inclusive, dentro da área do box por oferecer praticidade. “Quando se coloca uma prateleira dentro do box, o espaço diminui e o morador acaba muitas vezes batendo o braço”, aponta Karina.
Você viu?
“Os nichos dentro de box são quase sempre possíveis, mas é preciso observar e pesquisar sobre a estrutura do prédio ou da casa”, alerta a arquiteta. Vale destacar que, apesar de não existir um tamanho padrão, é importante respeitar algumas dimensões mínimas de profundidade para acomodar itens básicos, como shampoo e condicionador, por exemplo.
Leia também: 6 erros comuns ao estruturar a sala de estar e como evitá-los
Já ao lado, o banheiro ainda ganha destaque com a construção de três nichos de madeira , acima do vaso sanitário. Nesse projeto, os itens foram utilizados para guardar os brinquedos do morador, mas também é possível acomodar outras peças, como toalhas, itens de higiene pessoal e até pequenos vasos de flores.
3. Decorativos
Na sala acima, a arquiteta aproveitou o painel de madeira, que reveste a parede de ponta a ponta e que recebe a TV, para incluir dos nichos de pequena profundidade. O objetivo foi permitir a inclusão de objetos e evidenciá-los na decoração do ambiente. É possível armazenar porta-retrato e outras peças nos nichos decorativos .
4. Organização
Ter um escritório em casa requer organização. Para isso, uma das formas de ajudar o morador a manter pastas, documentos e livros em ordem, por exemplo, é com a utilização de nichos. Localizados acima da mesa, dois nichos de madeira ficam em evidência e combinam a tonalidade junto com a escrivaninha, o gaveteiro e o piso.
5. Diferenciados
Para criar uma decoração diferente e personalizada, a dica é adotar nichos inspirados nos pallets. O visual leve é composto pela madeira pinus, que combinou com o estilo urban jungle , que traz um ar de “floresta” ao ambiente com elementos característicos da natureza e muitas plantas espalhadas pelo local.
Leia também: 6 tendências de papel de parede para inovar na decoração e mudar os ambientes
6. Nichos em formato de estante
Com o objetivo de aproveitar bem os espaços deste cômodo, a arquiteta utilizou, em uma das extremidades da parede, uma estante com armários e nichos , que podem armazenar peças que completam a decoração. Você pode se inspirar nessa e nas outras ideias apresentadas e adaptá-las para os espaços disponíveis em sua casa.