Quer inovar na decoração da casa, mas não sabe por onde começar? Uma boa alternativa para transformar e dar um upgrade nos ambientes de forma instantânea é apostar no papel de parede.
De acordo com um levantamento feito pelo Pinterest, o papel de parede com estampa vibrante é uma tendência que tem aumentado nas buscas feitas pelos usuários na plataforma. De plantas e flores a coloridos e degradê, algumas opções ajudam a dar uma cara nova aos cômodos .
Para saber qual a melhor forma de aplicá-lo, o Delas conversou com a arquiteta Cristiane Schiavoni, que traz algumas dicas. Confira e inspire-se!
1. Geométrico e colorido
As estampas geométricas e coloridas ajudam a dar vida ao ambiente. No entanto, Cristiane recomenda que, se a geometria for grande, ela deve ser colocada em paredes e locais maiores. O objetivo é não correr o risco do desenho não “aparecer” e não criar o efeito esperado.
2. Floral
As flores ajudam a deixar a deixar o cômodo com um toque mais delicado. É possível adotar esse estilo em qualquer ambiente, inclusive no banheiro. Ao lado do espelho, ainda ajuda a trazer uma sensação de continuidade, deixando o local mais amplo.
3. Listrado
A arquiteta considera esse modelo o mais versátil e fácil de harmonizar com outros elementos. Dá para usar em vários ambientes, inclusive no quarto das crianças. Combina bem com colchas e almofadas florais, estampas geométricas e muitos outros estilos.
4. Plantas vermelhas
Por ser uma opção mais extravagante, a dica da profissional é utilizá-la nos espaços mais amplos e sociais. Os tons mais neutros e claros permitem fazer uma combinação agradável.
5. Mapa
Por que não inovar e colocar um mapa como papel de parede? Você pode usá-lo para interagir com camas que não têm cabeceiras. O importante é não utilizar móveis altos na frente para não prejudicar o visual e deixar a estampa escondida. Cristiane diz que o modelo pode ser usado em escritório e em paredes grandes.
6. Degradê
Há vários tons disponíveis de degradê que podem ser aplicados em diversos ambientes. É importante tomar cuidado para não deixar a mobília na frente e, dessa forma, prejudicar o efeito proposto pelo estilo .
Papel de parede precisa ser escolhido com atenção
De acordo com a profissional, o mais importante é que o morador se identifique com a estampa que vai ser utilizada. “Colocar um estilo que não esteja em sintonia com a personalidade dele faz com que esse papel tenha vida útil menor, pois irá querer trocar rapidamente”, ressalta. Vale, ainda, harmonizar o papel de parede com a decoração do ambiente em que será colocado para não atrapalhar o visual.