Tamanho do texto

Os papéis de parede dão um toque especial e de praticidade em diversos ambiente, e existem modelos para todos os estilos - confira!

Na hora de pintar e decorar as paredes das áreas sociais da casa, muitas dúvidas surgem. Uma delas é o uso de papel de parede para sala. Muitos ainda acreditam no mito de que o papel de parede é um tipo de revestimento permitido apenas para quartos infantis , mas vamos mostrar que não.

O papel de parede para sala, ou outras áreas sociais, tem muitas vantagens: ele ajuda a mudar o visual de forma prática e traz mais opções além de uma simples cor no ambiente. Os papéis possuem estampas e até texturas que trazem mais diversidade e beleza para a sala de estar ou de jantar, por exemplo.

"A vantagem do papel de parede é a beleza da própria textura ou do desenho impresso. Isso dá muita personalidade a qualquer ambientação", diz a arquiteta Elaine Fonseca.

Aprenda a colocar papel de parede

De acordo com um representante da Itanhangá Revestimentos, um papel de parede bem instalado pode durar cerca de 12 anos em uma parede, sem retoques. Ele ainda explica que alguns modelos específicos, como os vinilizados , podem ser até molhados, garantindo mais praticidade na hora da limpeza .

Mesmo durando muito, eles podem ser versáteis. Além de poder tirar e trocá-lo na hora que cansar de uma estampa, uma dica da arquiteta é pintar por cima de uma papel de parede texturizado, o que já dá uma cara completamente nova ao ambiente.

Materiais, estampas e texturas podem variar muito. Saiba como usá-los a seu favor na hora de decorar as paredes da sala.

Estampas clássicas

Algumas estampas no papel de parede para sala promovem um toque interessante e sutil na decoração
Pinterest
Algumas estampas no papel de parede para sala promovem um toque interessante e sutil na decoração

Estampas grandes ou pequenas podem ser aproveitadas na parede da sala, e elas não precisam nem chamar muito a atenção.  Com cores sóbrias e desenhos discretos, os papéis de parede dão um toque especial sutil na decoração.

"Se sua ambientação atual for mais para o clássico, é aconselhado um delicado papel de parede numa das paredes da sala de jantar ou na parede principal onde está o sofá", explica Elaine.

Textura e brilho

O papel de parede pode trazer um brilho diferente para a decoração de sua sala
Pinterest
O papel de parede pode trazer um brilho diferente para a decoração de sua sala

É um pouco mais ousado e não quer ficar no básico? Que tal um pouco de brilho nas estampas?

Você não precisa de um revestimento que se destaque muito, basta mantê-lo em cores sóbrias, assim como o restante dos móveis, e apostar em pequenos pontos de cores. Em um padrão pequeno ou em grandes listras verticais, o papel de parede, nos dois ambientes acima, é bastante responsável pela sofisticação do ambiente.

15 passos para ter uma sala mais sofisticada

Colorido

Papel de parede para sala colorido também é uma ótima opção para os que gostam de cores
Pinterest
Papel de parede para sala colorido também é uma ótima opção para os que gostam de cores

Se você não quer saber de cores sóbrias nem de decoração básica em sua casa, pode ousar no papel de parede para sala. Mesmo os mais coloridos podem agradar a todos os estilos: um mais moderno com formas geométricas, outro romântico com desenhos de flores em um bonito amarelo.

    Leia tudo sobre: casa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.